sábado, novembro 24, 2007

«Vivó Porco» - Festival Gastronómico


Conhecido por reclamar para si o título de “Capital da Chanfana”, o município de Miranda do Corvo promove este fim-de-semana mais uma iniciativa dedicada à divulgação da gastronomia tradicional do concelho mas desta vez abordando as diversas maneiras de confeccionar a carne de porco.

“Vivó Porco”, iniciativa que a Câmara Municipal de Miranda do Corvo promove com o apoio da da Dueceira, pretende atrair visitantes ao concelho apelando-lhes ao paladar através de alguns pratos tradicionais como é o caso do sarrabulho e do bucho, ou até mesmo dos enchidos de carne de porco.

O festival gastronómico decorre a partir de hoje (sábado) e domingo, em mais de duas dezenas de restaurantes do concelho. A Parreirinha, Alheda-Caracol, Araújo, Brazão 2005, Café Dueça , Colher de Pau, Estação de Sabores, Fajú, Manjar do Dia, Brasileiro, Caniço, Careca, Carpinteiro, Dino, Espanhol, Ferrador, Grelhador, Pedroso, Retiro do Mendes, Telheiro, Paris e Teia são os estabelecimentos de restauração onde os visitantes poderão provar as diferentes especialidades confeccionadas à base de carne de porco e seus derivados.

In Campeão das Províncias



Miranda do Corvo é a “Capital da Chanfana” graças ao prestígio da gastronomia do concelho, nomeadamente a chanfana, os negalhos e a sopa de casamento, pratos à base da carne de cabra, promovidos pela autarquia.

Através da realização de várias iniciativas de divulgação gastronómica muitas pessoas têm visitado Miranda do Corvo e os restaurantes do concelho.

No entanto, a gastronomia de Miranda do Corvo não se esgota nos pratos à base de carne de cabra, sendo também muito expressivos na gastronomia concelhia os pratos à base de carne de porco, como por exemplo o sarrabulho, o bucho, os enchidos e o leitão, entre outros.

Dentro da lógica de defesa da gastronomia tradicional concelhia, a Câmara Municipal, com o apoio da UAC da Dueceira, vai realizar o fim-de-semana gastronómico dedicado à carne de porco, sob a sigla “VIVÓ PORCO”.

Parreirinha (sarrabulho, bucho recheado, pingo, febras), Alheda-Caracol (bucho recheado, sarrabulho, lombo assado), Araújo (sarrabulho, entremeada assada no forno, lombo assado), Brazão 2005 (espetada, entrecosto, grelhada mista), Café Dueça (bucho recheado, febras), Colher de Pau (bucho recheado, grelhada mista, naco de porco na telha, secretos de porco preto), Estação de Sabores (sarrabulho, secretos de porco), Fajú (febras, entrecosto, costeletas), Manjar do Dia (entrecosto, febras, grelhada mista, secretos de porco preto), Brasileiro (rojões à S. Martinho, grelhada mista, carne de porco à portuguesa), Caniço (bucho recheado, sarrabulho, febras, costeletas, entremeada), Careca (sarrabulho, febras, carne de porco à alentejana, grelhada mista), Carpinteiro (sarrabulho, costeletas, febras, lombo assado), Dino (sarrabulho, bifes enrolados, bifanas, carne de porco à alentejana), Espanhol (bucho recheado, sarrabulho), Ferrador (sarrabulho, leitão, grelhada mista), Grelhador (bucho recheado, sarrabulho, bifes de porco com cogumelos, pernil no forno), Pedroso (sarrabulho, bifanas, grelhada mista), Retiro do Mendes (bucho recheado, carne de porco à alentejana, lombo de porco assado), Telheiro (sarrabulho, carne de porco no espeto, naco à casa, costeleta na telha), Paris (sarrabulho, espetadas de porco, costeletas panadas e recheadas) e Teia (sarrabulho, febras de porco com castanha, arroz de carqueja) são os restaurantes aderentes onde os visitantes poderão degustar estes ricos pratos confeccionados à base de carne de porco, entre nos dias 23, 24 e 25 de Novembro.

A riqueza de uma terra é composta por vários factores: as suas gentes, o seu património, as suas paisagens, as suas tradições e a sua gastronomia. A promoção destes valores, nomeadamente a gastronomia, contribui para que essa riqueza não se perca, daí o empenho da Câmara Municipal na organização desta iniciativa que pretende divulgar o que de melhor tem o concelho.

In http://www.mirandadocorvo.com/index.php?pagina=noticias&id=73



1 comentário:

red angel disse...

este post abriu-me o apetite he he

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tradutor

Causas

Número total de visualizações de páginas