domingo, agosto 31, 2008

Imagens do Rock na Quinta 2007


As imagens são do Festival Rock na Quinta, no passado dia 3 Setembro de 2007.

Rock na Quinta


Rock na Quinta

Miranda do Corvo
4 a 7 de Setembro de 2008

O Festival Rock na Quinta tem a sua 4ª edição este ano.
Em cada edição, 10.000 pessoas passam por esta festa, e o ano passado com mais de um dia de festival, a animação e diversão foram garantidas.

Este ano, já em Setembro, nomes como Rui Vargas e Fonzie vão passar pelo Rock na Quinta.

Para saberes mais sobre bilhetes, local e acessos, consulta a página oficial em:

http://www.rocknaquinta.com

sábado, agosto 30, 2008

Acontece nas Aldeias do Xisto

Rio Zêzere, Cabril

Actividades

30.08.2008 a 30.08.2008

Orientação no vale do Zêzere com Carta Militar

Actividades em Pedrógão Grande. Encontro às 9h junto ao edifício da Câmara Municipal





31.08.2008 a 31.08.2008

Canoagem

A concentração será às 08:30h, no parque de merendas situado junto à rampa de acesso a embarcações na albufeira do Cabril.





sexta-feira, agosto 29, 2008

Gravuras Antigas da Vila da Lousã (7)


Fábrica de Papel, no Penedo, Lousã

quinta-feira, agosto 28, 2008

Baptismos de Mergulho na Praia Fluvial da Louçainha



No próximo dia 29 de Agosto, a Praia Fluvial da Louçainha vai receber Baptismos de Mergulho, esta iniciativa está a decorrer desde o dia 12, terminando na Louçainha, várias foram as Praias Fluviais da Rede das Aldeias do Xisto onde os banhistas poderam experimentar o seu primeiro Baptismo de Mergulho.

Os Baptismos que, têm a duração de cerca de 10 minutos por pessoa, serão orientados por dois monitores da empresa Caminhos d’Água, certificados pela Federação Portuguesa de Actividades Subaquáticas.
Esta actividade é aconselhada a maiores de 14 anos, sendo que o equipamento inclui escafandro – garrafa, coleta, regulador – lastro, barbatanas e máscara.

Os participantes terão a possibilidade de observar a diversidade subaquática, bem como experimentar a sensação única de estar submerso em locais com alguma profundidade.

Venha experimentar e veja o que existe sobre as águas da Louçainha.


Mais uma... Bicicletada

Aparece e traz amigas/os

  • Aveiro - Início de encontro na Praça Melo Freitas (perto do Rossio) a partir das 18h, saída às 18h30.

  • Coimbra - Concentração no Largo da Portagem, junto à estátua do Mata Frades.

  • Lisboa - Concentração na Marquês Pombal, no início do Parque Eduardo VII.

  • Porto - Concentração na Praça dos Leões.


Divulguem junto dos vossos contactos...


Aparece no Largo da Portagem, em Coimbra, dia 29 de Agosto, sexta feira, pelas 18 horas, com a tua bicicleta. Põem o automóvel de lado. Prometo que vais gostar.

Vê o PDF em anexo.



quarta-feira, agosto 27, 2008

Cascata da Pedra da Ferida

A Cascata da Pedra da Ferida localiza-se na Serra do Espinhal, e tem acesso inicial pelo caminho da Ribeira da Azenha. Para visitar este agradável local terá de deixar o carro a algumas centenas de metros e fazer um pequeno percurso pedonal.

terça-feira, agosto 26, 2008

Jornadas Mágicas de Sicó - 5, 6 e 7 de Setembro

89 Espectáculos, durante 3 dias, simultaneamente em 6 concelhos.

Depois do enorme êxito do ano passado, em que foram superadas todas as expectativas, os concelhos de Alvaiázere, Ansião, Condeixa-a-Nova, Penela, Pombal e Soure serão novamente palco das JORNADAS MÁGICAS DE SICÓ | 2º Festival Internacional de Magia de Rua, nos dias 5, 6 e 7 de Setembro.



O Programa deste ano, foi ontém apresentado no Espaço-Museu da Villa Romana do Rabaçal, com a presença dos autarcas que integram a Associação Terras de Sicó, o seu Director e o mentor/organizador deste Projecto, Luís de Matos.



A Associação Terras de Sicó, no âmbito da sua missão de apoio à promoção turística e cultural da sua área de intervenção, em parceria com os seis Municípios que constituem o território Sicó, e o Ayuntamiento de Zamora, levam a cabo o segundo Festival Internacional de Magia realizado na sub-região. Trata-se de uma mostra interactiva dedicada à Arte Mágica com a participação de seis grandes nomes da magia mundial.

A produção do evento está a cargo da empresa Luis de Matos Produções, Lda. que, desde a sua constituição, há 13 anos, vem acumulando experiência na criação e produção de festivais internacionais de magia, tanto em Portugal como no estrangeiro. A direcção artística está a cargo do mágico Luis de Matos e as estrelas internacionais convidadas para a segunda edição das JORNADAS MÁGICAS DE SICÓ são: BRANDO Y SILVANA (Argentina), CARLOS ADRIANO (Espanha), DON LEGAFE (França), MAD MARTIN (Argentina), NICK NICHOLAS (Austrália), RAFAEL BENATAR (Venezuela)



As JORNADAS MÁGICAS DE SICÓ são compostas por 89 representações a ter lugar, ao longo dos dias 5, 6 e 7 de Setembro de 2008, em 51 locais diferentes repartidos pelos seis concelhos que constituem o território Sicó, em simultâneo.

Este certame internacional, desenhado à medida dos espaços que caracterizam a sub-região, nasceu irmanado com as Jornadas Internacionales de Magia de Zamora, que, há catorze anos, se realizam naquela cidade espanhola com produção da empresa Ideas Proactivas, S.L.. e direcção artística do mágico Paulino Gil Rodrigo.

Para além dos apoios referidos e de todos os presentes na comunicação do festival, destaca-se o envolvimento da Direcção Regional do Ministério da Cultura e da Fundación Rei Afonso Henriques, hispano-lusa por definição, apostada na superação das fronteiras formais, naturais, sociais e económicas que historicamente distanciaram os dois países da Península Ibérica e que, desta forma, se vêem unidos pela Arte Mágica.

A Sessão de Abertura destas Jornadas Mágicas será no Castelo de Penela, dia 5 de Setembro, pelas 10H00.


Nos dias 5, 6 e 7 de Setembro, as várias freguesias do Concelho de Penela, viverão dias verdadeiramente mágicos!

O Programa disponível em:

http://www.cm-penela.pt/docs/noticias/Prog_magia_sico_penela_2008.pdf

Jornadas Mágicas de Sicó, A Magia desceu à Rua



Nos próximos dias 5, 6 e 7 de Setembro, o território da Terras de Sicó recebe o II Festival Internacional de Magia de Rua.


O certame, organizado pelas Terras de Sicó com coordenação técnica e artística da Luis de Matos Produções, Lda, decorrerá em simultâneo nos concelhos de Alvaiázere, Ansião, Condeixa-a-Nova, Penela, Pombal e Soure.

Hoje há conferência de imprensa de apresentação, no espaço-museu da "Villa" Romana do Rabaçal, a partir das 17:00 horas.


Brevemente terá aqui disponível o programa completo.

http://www.terrasdesico.pt/noticias.php?id_noticia=68


Ainda sobre o mesmo evento, escreveu o Diário de Coimbra:

«No adro da igreja, no mercado, no jardim, no largo da feira. A magia vai sair à rua nos locais mais improváveis de cada um dos seis municípios que constituem as Terras de Sicó (Alvaiázere, Ansião, Condeixa-a-Nova, Penela, Pombal e Soure). Será nos dias 5, 6 e 7 de Setembro, durante as Jornadas Mágicas de Sicó. Será o II Festival Internacional de Magia de Rua, uma iniciativa da associação Terras de Sicó, produzida pelo mágico Luís de Matos que ontem, durante a apresentação, reforçou a ideia da originalidade do evento.


«São (as jornadas) singulares, originais e sem paralelo», disse o mágico, durante a apresentação no Museu da Villa Romana do Rabaçal. E porquê? Porque, justificou, é um festival que vai proporcionar espectáculos de magia «em simultâneo, à mesma hora, no mesmo dia e em seis concelhos». «É algo absolutamente singular, nunca antes experimentado», reforçou. Para além disso, acrescentou o mágico natural de Ansião, os espectáculos não decorrem em grandes salas ou teatros, mas antes nos locais «mais insuspeitos», permitindo ao público interagir com a «monumentalidade deste território».


Ao todo estão previstos 89 espectáculos de magia de rua em 51 locais diferentes. Os mágicos presentes também foram seleccionados «com todo o cuidado», tendo em conta que teriam de ser profissionais que se adaptassem a exibições sem grandes tecnologias ao nível de som e palco. E os nomes escolhidos são Brando y Silvana, da Argentina, Carlos Adriano, de Espanha, Don Legafe, de França, Mad Martin, da Argentina, Nick Nickolas, da Austrália, e Rafael Benatar, da Venezuela.


A experiência já se realizou no ano passado, com resultados absolutamente acima das expectativas. 10 mil espectadores passaram pelas várias exibições de rua, chegando-se a atingir os 500 por sessão. «Houve famílias inteiras a acompanhar os espectáculos de manhã à noite», recordou, lembrando ainda que a magia de rua em Sicó permitiu-lhes «conhecer os recantos que se calhar nunca tinham reparado que existiam». Por isso a fasquia para este ano subiu e os 10 mil espectadores é a meta «mínima». «Esse é um dos desafios», disse Luís de Matos.


Sobre as Jornadas Mágicas de Sicó, o presidente da Câmara de Penela descreveu-as em três palavras: «história, talento e esperança». A «história» dos locais onde decorrem os espectáculos, o «talento» de Luís de Matos, «o maior no que diz respeito a magia em Portugal», ao produzir este evento, e a «esperança viva» que se mantém no território de Sicó de «ser mais competitivo». Uma opinião que o presidente da Terras de Sicó, Fernando Marques, partilhou. «Este festival faz parte do nosso trabalho de valorização de território, de potenciar aquilo que temos e oferecer cada vez mais qualidade de vida», afirmou.»

Segundo, a edição on line do Diário de Coimbra, de 26.08.2008

segunda-feira, agosto 25, 2008

Feira do Mel regressa ao Espinhal em Setembro


A Vila do Espinhal a partir do dia 5 de Setembro recebe a XIX edição da Feira do Mel. Este que é o principal evento de promoção e valorização do Mel produzido na Região Demarcada do Mel da Serra da Lousã.



Durante 3 dias o Mel será o grande protagonista deste certame, mas também o seu elevado número de derivados, como sejam os licores e aguardentes, as velas de cera de abelha, etc.


Os Apicultores do concelho, bem como da Lousã, Arganil, Pampilhosa da Serra, Miranda do Corvo, etc , todos eles inseridos na Região demarcada do Mel Serra da Lousã, estarão presentes com o melhor mel da região.


O principal objectivo desta Feira é o promover e divulgar o Mel da Região Demarcada da Serra da Lousã contribuindo, assim, para a valorização de uma actividade que, apesar complementar, não deixa de ter uma relevância crescente na economia doméstica de muitos agregados familiares da região.



Numa clara demonstração do melhor que é produzido pelos apicultores do concelho e da Região Demarcada do Mel da Serra da Lousã, a XIX Feira do Mel decorre no domingo (dia 7), constituindo uma oportunidade privilegiada para provar o mel produzido na região e alguns dos seus doces derivados, designadamente, os licores e aguardentes, o vinagre, as velas de cera de abelha ou as compotas e doces.



Ao longo de três dias, ocupam ainda lugar de destaque neste certame os produtos endógenos certificados, nomeadamente, o queijo “Rabaçal” e o vinho “Terras de Sicó”, bem como, algumas empresas e instituições que contribuem para o desenvolvimento do concelho de Penela e da região.



À semelhança dos anos anteriores, o certame conta ainda com muita animação musical e não só…

PROGRAMA

05 SETEMBRO | SEXTA-FEIRA

19h30 - Abertura oficial da Mostra de Artesanato e Associativismo
21h30 - Sessão Cultural com a Orquestra Juvenil do Clube de Caça e Pesca - Oliveira do Hospital (Largo da Igreja)
23h00 - Baile com o grupo Novo Tom

06 SETEMBRO | SÁBADO

09h00 - Mercado de Agricultura Tradicional
10h00 - Seminário “A Floresta - Potenciar o Recurso Económico”
17h00 – Reabertura da Mostra de Artesanato e Associativismo
16h30 –Sessão de Apresentação do:
- Projecto da Futura Urbanização do Espinhal
– FDO
- Projecto “Penela emerg” - Protocolo com a Universidade de Coimbra para
utilização eficiente de energia
- Projecto da Unidade de Turismo da Saúde (obras do Dr. Bacalhau) – Associação Portuguesa de Medicina Preventiva
23h00 - Espectáculo Musical com SANTAMARIA
24h00 - Baile com o grupo TOP 7

07 SETEMBRO | DOMINGO
08h00 – Recepção do Apicultor
09h00 - XIX FEIRA DE MEL DO ESPINHAL
E reabertura da Mostra de Artesanato e Associativismo
11h00
- Recepção às Entidades Oficiais e Prova de Mel
11h30 - Arruada pela Sociedade Filarmónica do Espinhal
13h00 - Almoço do Apicultor
15h00 - Animação de rua
16h00 - Festival de Folclore
22h00 – Baile com o conjunto Victor e Jonnhy

domingo, agosto 24, 2008

Rock na Quinta está de volta

A Câmara Municipal de Miranda do Corvo vai organizar mais uma edição do festival da juventude “Rock na Quinta”, nos dias 4,5,6 e 7 de Setembro de 2008, na Quinta da Paiva.

A organização do evento conta com a colaboração do Conselho Municipal da Juventude, das associações juvenis, de um grupo de jovens voluntários e o apoio dos órgãos de comunicação social, bem como de várias empresas comerciais do concelho e da região.

Como já vem sendo hábito as excelentes paisagens naturais da Quinta da Paiva vão ser o palco do maior festival da juventude da região centro.

A Quinta da Paiva é uma zona de lazer por excelência, atravessada pelo rio “Dueça”, a piscina Municipal, o circuito de manutenção, o parque infantil, os campos de areia, o parque de merendas, o centro hípico e a quinta pedagógica convidam todos os interessados a acampar e a passar um fim-de-semana excelente em contacto com a natureza.

Tendo como objectivo promover o aparecimento e a divulgação de novos talentos, o festival inicia-se no dia 04 de Setembro com o concurso de bandas e de Dj’s. As inscrições estão abertas até ao dia 28 de Agosto e os regulamentos estão disponíveis na Web em

http://www.rocknaquinta.com ou em http://www.cm-mirandadocorvo.pt.

Uma oportunidade para os novos talentos e a possibilidade de utilizarem os mesmos raider’s técnicos de som e imagem dos grandes grupos musicais nacionais.

No dia 05 de Setembro, sexta-feira, a noite é dedicada exclusivamente a Dj’s, estando já confirmado a presença de Miguel Rendeiro, nomeado para melhor dj do ano de 2008, de Lady M, nomeada para melhor dj feminina do ano de 2008 e de Audiosoul. Mas certamente esta noite não vai ficar por aqui, em breve haverá mais novidades.

No sábado dia 06 de Setembro a animação é repartida entre as bandas e os dj’s. Já confirmado está a banda MINDWEEP, vencedora do concurso de bandas de garagem da edição anterior do Rock na Quinta, o dj Xeekoo e os Fonzie.

Os Fonzie começaram, no ano de 1996, em Lisboa. João, David e Hugo frequentavam o mesmo liceu e cedo descobriram que tinham gostos comuns, quer musicais, quer desportivos. E, pouco tempo depois de se conhecerem, já estavam decididos a formar uma banda de punk rock. O nome foi retirado de uma série de televisão chamada “Happy Days”, de que gostavam, na altura.

Em Maio de 1997 a primeira promo tape (“Bring me up”) viu a luz do dia. Composto por 4 temas, este primeiro trabalho dos FONZIE cedo despertou a curiosidade e simpatia de muitos, principalmente da editora Ataque Sonoro que convidou a banda para gravar um CD que incluísse todos os temas que os FONZIE tinham até então.

Desde então têm gravado vários álbuns, tendo em 2001 vencido um concurso a nível mundial, promovido pelos suecos Millencolin, para elejer a melhor “Millencolin Cover Song”, o que lhes “abriu muitas portas”.

Esta banda já tocou em grandes palcos mundiais, EUA, Canadá, Brasil, Austrália, Japão, Hong Kong, Singapura e por toda a Europa.

Miranda do corvo vai receber um excelente espectáculo musical, acompanhado de uma mistura de luzes e imagens que certamente não irão defraudar as expectativas dos visitantes.

A animação radical, presente durante todos os dias do evento, continua no domingo dia 07 de Setembro, os insufláveis, a escalada, o slide, os jogos tradicionais, o paintball, a piscina, entre outros, são algumas das actividades a usufruir gratuitamente.

Para mais informações consulta http://www.rocknaquinta.com, que certamente encontrará respostas a todas as suas dúvidas.

http://www.rocknaquinta.com

sábado, agosto 23, 2008

Também Acontece nas Aldeias do Xisto!

18.08.2008 a 23.08.2008
Acampamento Zabumba
A nova Praia Fluvial de Lavacolhos, no concelho do Fundão, recebe nos próximos dias 18 a 23 de Agosto o Zabumba. Um acampamento para todos os jovens interessados, que encontrarão ao seu dispor diversas actividades, entre as quais oficinas, desportos radicais, concertos e muita água para se refrescarem.

Actividades
. Oficina de Construção de Gigantones
. Oficina “Tocar o Bombo”
. Desportos Radicais
. Sessões de Massagens de Relaxamento
. Balão Cativoa
. Baptismo de Voos de Helicóptero (Força Aérea)
. Demosntração de Busca e Salvamento na água (Força Aérea)
. Concertos Musicais

Informações
. Preçoo da Inscrião: 30€ p/ participante (inclui refeições, acampamento e participação nas actividades.
. Inscrições até ao dia 15 de Agosto, através do Tlm: 968 993 174 (Telma Marques) ou através do blog: http://acampamentozabumba.blogspot.com •

Pinus Verde- Associação de Desenvolvimento
968 993 174
pinusverde@pinusverde.pt
17.08.2008 a 24.08.2008
Biologia no Verão
Nos dias 17 e 24 de Agosto, através do Centyro Ci~encia Viva da Floresta, em Proença-a-Nova, há saídas de campo na Rota do Vento e da Biodiversidade.

Percurso pedestre entre Aldeia Ruiva e o Parque Eólico da Serra do Vergão, que permitirá a observação, identificação e registo da fauna e flora encontradas, terminando com uma visita guiada aos aerogeradores.

Centro Ciência Viva da Floresta
(+351) 274 670 220
info@floresta.cienciaviva.pt
www.floresta.cienciaviva.pt

23.08.2008 a 23.08.2008
Lydie Carell
Concerto de jazz, na Praia das Rocas, em Castanheira de Pera, a partir das 22:30h

Prazilândia
236438931
prazilandia@prazilandia.com

24.08.2008 a 24.08.2008
Jogos de Pista na Praia Fluvial do Mosteiro
Actividades em Pedrógão Grande, com canoas, cordas e orientação (por equipas). Encontro às 9h junto ao edifício da Câmara Municipal

Município de Pedrógão Grande
969 397 334
geral@cm-pedrogaogrande.pt
www.cm-pedrogaogrande.pt


25.08.2008 a 25.08.2008

Baptismos de Mergulho na Praia Fluvial de Ana de Aviz - Figueiró dos Vinhos
Os Baptismos, que têm a duração de cerca de 10 minutos por pessoa, serão orientados por dois monitores certificados pela Federação Portuguesa de Actividades Subaquáticas.

Esta actividade é aconselhada a maiores de 14 anos, sendo que o equipamento inclui escafandro – garrafa, coleta, regulador – lastro, barbatanas e máscara.

Os participantes terão a possibilidade de observar a diversidade subaquática, bem como experimentar a sensação única de estar submerso em locais com alguma profundidade.

Descubra aqui o programa de Baptismos de Mergulho nas outras Praias Fluviais durante o mês de Agosto.

Rede de Praias Fluviais das Aldeias do Xisto
919876137
praiasfluviais@iol.pt
www.praiasfluviais.com

26.08.2008 a 26.08.2008
Baptismos de Mergulho na Praia Fluvial de Mosteiro - Pedrógão Grande
Os Baptismos, que têm a duração de cerca de 10 minutos por pessoa, serão orientados por dois monitores certificados pela Federação Portuguesa de Actividades Subaquáticas.

Esta actividade é aconselhada a maiores de 14 anos, sendo que o equipamento inclui escafandro – garrafa, coleta, regulador – lastro, barbatanas e máscara.

Os participantes terão a possibilidade de observar a diversidade subaquática, bem como experimentar a sensação única de estar submerso em locais com alguma profundidade.

Descubra aqui o programa de Baptismos de Mergulho nas outras Praias Fluviais durante o mês de Agosto.

Rede de Praias Fluviais das Aldeias do Xisto
919876137
praiasfluviais@iol.pt
www.praiasfluviais.com

27.08.2008 a 27.08.2008
Baptismos de Mergulho na Praia Fluvial de Fróia - Proença-a-Nova
Os Baptismos, que têm a duração de cerca de 10 minutos por pessoa, serão orientados por dois monitores certificados pela Federação Portuguesa de Actividades Subaquáticas.

Esta actividade é aconselhada a maiores de 14 anos, sendo que o equipamento inclui escafandro – garrafa, coleta, regulador – lastro, barbatanas e máscara.

Os participantes terão a possibilidade de observar a diversidade subaquática, bem como experimentar a sensação única de estar submerso em locais com alguma profundidade.

Descubra aqui o programa de Baptismos de Mergulho nas outras Praias Fluviais durante o mês de Agosto.

Rede de Praias Fluviais das Aldeias do Xisto
919876137
praiasfluviais@iol.pt
www.praiasfluviais.com

sexta-feira, agosto 22, 2008

Visite Penela e viva a Natureza no seu estado mais puro!

Verde, serra, águas cristalinas, rios e ribeiras, xistos, Calcários… Penela é um concelho que reune tudo isto e muito mais!...

Este fim-de-semana, usufrua do melhor da natureza neste concelho, vá a banhos na Praia Fluvial da Louçainha, faça o percurso pedestre da Pedra da Ferida e espeleologia nas Grutas Talismã (CISED).


Penela é um concelho que lhe permite fazer muitas e variadas actividades, onde é impossível não se render a estas belas paisagens!


A serra do Espinhal surpreende pela exuberância do verde e a sua mistura com os Xistos, um contraste que dá origem a cenários únicos. Podendo apreciar desde a cascata da Pedra da Ferida, 25 metros de xisto e águas límpidas rodeados de várias tonalidades de verdes, à Praia Fluvial da Louçainha, o espaço ideal para a prática de desportos aquáticos e para caminhadas, permitindo passeios até às belas localidades mais próximas, ou até à zona das barragens onde se costumam passear os veados da Serra da Lousã.


Rumando um pouco mais a sul do Concelho, o maciço de Sicó, a paisagem é diferente, aí reinam os calcários combinados essencialmente com oliveiras e outra vegetação rasteira, as Grutas Talismã permitem a descoberta do que ali existe debaixo dos Solos, imagens marcantes, com estalactites e estalagmites a rodearem quem se aventurar a ir às visitas. À superfície, o que não lhe vai faltar são alternativas de passeio, entre cantos e recantos até ao alto do Monte de Vez, onde pode usufruir de uma vista belíssima, tanto para o maciço de Sicó como para a Vila de Penela como.


Para finalizar o dia passe por uma das festas ou romarias que nesta altura decorrem por todo o concelho e experiencie as tradições e sabores da região.


Visite o sítio de Penela em:

http://www.cm-penela.pt/turismo/index.php

e planeie o seu fim-de-semana.

Encante-se por esta terra… Viva a natureza no seu estado mais puro!
Penela de Portas Abertas, espera por si!



quinta-feira, agosto 21, 2008

Blog do Talasnal


Renda-se aos encantos do Talasnal, aldeia serrana, perdida na Serra da Lousã, a aguardar a sua descoberta.
Visite o Talasnal e visite o blog do Talasnal, em:

http://blog.comunidades.net/talasnal/

quarta-feira, agosto 20, 2008

terça-feira, agosto 19, 2008

Mercado de Agricultura Familiar ganha mais adeptos

A segunda edição do Mercado de Agricultura Familiar e Tradicional, realizada no passado sábado, na Praça da República de Penela, revelou ser um sucesso, juntando dezenas de pessoas à volta dos 19 expositores de Produtores concelhios e da região.



Esta segunda edição já contou com 9 novos produtores, 5 dos quais agricultores de modo de Produção Biológico certificados e 2 novos produtores de agricultura convencional do Concelho.



A começar a ganhar cada vez mais adeptos, este mercado já vende de tudo um pouco, desde os produtos endógenos devidamente certificados, aos legumes, verduras, fruta e uma novidade neste último, ervas aromáticas.



O próximo mercado a realizar no dia 6 de Setembro na Vila do Espinhal, já promete muitos mais visitantes e novidades!

segunda-feira, agosto 18, 2008

Senhor da Serra, Tradição não parou no tempo

«(…)Romaria move milhares de crentes…


A peregrinação ao Senhor da Serra tem mais de três séculos, mas o santuário que dá vida ao evento religioso vai apresentando novidades de ano para ano. Em 2007 foram inaugurados 12 sinos na igreja. Este ano foi estreado um órgão de tubos, tocado pelo professor Rui Vilão, de Coimbra.


A tradição teve a sua origem numa pequena cruz erguida pelas monjas do Convento de Semide, numa ermida onde hoje está erguido o santuário(…).» (segundo o Diário de Coimbra)

Ler mais em:

http://www.diariocoimbra.pt/19173.htm

Ainda sobre o Rock na Quinta 2008

Regulamentos sobre o Concurso de Bandas de Garagem e o Concurso de DJs disponíveis em:

http://www.mirandadocorvo.com/index.php?pagina=noticias&id=149

19ª Mostra de Artesanato e Festival de Gastronomia

(Para ampliar clique por favor duas vezes sobre as imagens)

Lousã, 11 a 14 de Setembro de 2008

sábado, agosto 16, 2008

Novo Parque Famílias na Quinta das Courelas

A pequenada da Lousã está de parabéns.

No próximo dia 20 de Agosto de 2008, pelas 18:30 horas, na Quinta das Courelas vai ser inaugurado mais um novo espaço, para os mais novos.

quinta-feira, agosto 14, 2008

Mercado da Agricultura Familiar e Tradicional de Penela

No próximo sábado, dia 16 de Agosto, a partir das 09H00, na Praça da República, Penela recebe a segunda edição do Mercado da Agricultura Familiar e Tradicional de Penela, um projecto pioneiro no distrito, sendo um mercado de PRODUTOS DA TERRA, um mercado livre, agrícola, agro ecológico, com produtos vegetais produzidos de modo biológico, não certificados, onde os agricultores do concelho que praticam uma agricultura familiar e de conservação, poderão ter uma oportunidade de comércio. O mercado acolherá bens alimentares que dispensaram o uso de pesticidas de síntese, hormonas ou organismos geneticamente manipulados.



O próximo sábado de manhã é dia de agitação, é dia de mercado de agricultura familiar e tradicional de Penela.



Venha e experimente fazer as suas compras neste espaço e contribua para manter viva a tradição dos mercados agrícolas e do mundo rural.



Compre os produtos da nossa terra, VISITE O MERCADO DE AGRICULTURA FAMILIAR E TRADICIONAL DE PENELA, no próximo Sábado, a partir das 09H00, na Praça da República.

terça-feira, agosto 12, 2008

Rock na Quinta


Quinta da Paiva – 4 a 7 de Setembro de 2008

Quinta 4

- Concurso de Bandas de Garagem

- Concurso de DJs

Sexta 5

- Rui Vargas

- Miguel Rendeiro

- Lady M

- Audiosoul

Sábado 6

- Fonzie

-Sérgio Delgado

-Mindweep

-Xeekoo

Domingo 7

- Animação Radical

domingo, agosto 10, 2008

Fraldeu em Festa


9, 10 e 11 de Agosto de 2008

Podentes tem nova sinalização gráfica

Podentes tem agora os seus principais pontos de interesse devidamente assinalados graças à recém colocada sinalética urbana. Contemplada com um sistema de sinalização urbana direccional, composto por cinco conjuntos de sinais que lhe conferem um aspecto mais urbano, totalizando um investimento de cerca de 2.200€.

Foram colocadas diversas placas que indicam várias direcções, desde a Escola, ao Centro Cultural, Quinta de Turismo rural e Junta de Freguesia.
Além disso, a nova sinalética inclui informações sobre locais de inegável interesse, como é o caso da Igreja Matriz.
Esta iniciativa vem na sequência do Programa de nova sinalética a colocar nas principais urbes do concelho de Penela, que teve início na vila de Penela, seguindo-se o Espinhal, finalizando agora Podentes e encontrando-se já em fase de projecto a sinalética para o Rabaçal.

quinta-feira, agosto 07, 2008

Na Agenda de Penela, Agosto de 2008

Serra do Espinhal


A agenda de Penela disponível em:

http://www.cm-penela.pt/agenda.php

segunda-feira, agosto 04, 2008

Na Agenda de Miranda do Corvo, mês de Agosto de 2008

Consulte a agenda de Miranda do Corvo em:

http://www.mirandadocorvo.com/index.php?pagina=agendacultural

Na Agenda da Lousã, mês de Agosto de 2008

Casal de Ermio

CULTURA

01 a 31 de Agosto - Exposição de Miniaturas de Costumes Tradicionais das Gândaras, de Francisco Ferreira

Até dia 31

Local: Sala de Exposições Temporárias do Museu Etnográfico, Dr. Louzã Henriques
Organização: CML


01 a 31 de Agosto - Exposição de Desenhos sobre Cultura e Tradição da República Checa, de Karel Svolinski

Até dia 20

Local: Sala de Exposições Temporárias do Museu Etnográfico Dr. Louzã Henriques
Organização: Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro/Europ Direct


01 a 31 de Agosto - PEÇA DO MÊS

“UMA FORMA DIFERENTE DE CONHECER OS OBJECTOS DO DIA A DIA DESTE POVO QUE SOMOS” — “Cortiço”

Local: Museu Etnográfico Dr. Louzã Henriques; (Núcleo de Investigação do Ecomuseu da Serra da Lousã)


01 a 31 de Agosto - Actividades na Biblioteca Municipal

3as e 5as - A partir das 14h30m na Sala Infanto – Juvenil.


A Trança Voadora, de Lourdes Custódio e ilustrações de José Cardoso Marques

O Homem Que Engoliu a Lua, de Mário de Carvalho e ilustrações de Pierre Pratt

DESPORTO

01 de Agosto a 06 de Setembro - Horário do Campo de Ténis


2ª a 6ª Feiras - das 09h às 13h e das 15h às 21h
Sábados – das 10h às 13h e das 15h às 20h
Marcações: no local ou através do telef. 239990386

01 de Agosto a 14 de Setembro - Horários da Piscina Municipal Parque Carlos Reis

Segunda a Domingo das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 20h00


20 de Agosto , 18h30 - Inauguração do Parque Famílias da Quinta das Courelas

Local: Parque Famílias Quinta das Courelas
Organização: Câmara Municipal/Modelo


Calendário de Jogos


Não existem eventos relevantes este mês


EDUCAÇÃO

Não existem eventos relevantes este mês nesta secção

FEIRAS E FESTAS

Não existem eventos relevantes este mês nesta secção

JUVENTUDE

04 a 08 de Agosto - Acampamento Anual do MAAC

Local: Parque de Campismo de Serpins
Organização: Movimento de Apostolado de Adolescentes e Crianças
Apoio: Câmara Municipal da Lousã


OUTROS

01 a 31 de Agosto - Animação de Verão 08

Espectáculos, Animações de Rua

Organização: CML
Apoio: Ginásio

Cartaz


01 a 31 de Agosto - Loja do Xisto na Aldeia do Xisto do Candal

Exposição de Pintura de Hans-Georg Schüssler (até final de Agosto)
Produtos tradicionais e Artesanato. Encerra à 3.ª feira.

Horário: 10h às 19h


03 de Agosto , 11h00 - Recriação de um Casamento Tradicional

Local: Capela da Ermida de Nª Sra. da Piedade
Organização: GERL–Grupo Etnográfico da Região da Lousã


DIAS ESPECIAIS

09 de Agosto - Dia Mundial das Populações Autóctones

14 de Agosto - Dia Internacional dos Canhotos

sábado, agosto 02, 2008

GREL recria Casamento Tradicional no Talasnal

Este é já um dos eventos mais marcantes e simbólicos do Calendário de Animação das Aldeias do Xisto. A edição do ano passado encheu olhos e corações a quem a viveu de perto. No próximo dia 3 de Agosto, no Talasnal, recria-se um casamento

à maneira antiga e seguindo as tradições mais genuínas da cultura popular da Serra da Lousã.

No dia 3 de Agosto, a aldeia do Talasnal revive as tradições à moda antiga, no Casamento Tradicional das Aldeias de Xisto da Serra da Lousã, organizado pelo GERL– Grupo Etnográfico da Região da Lousã.

Este ano, ao contrário do que tem acontecido em anos anteriores, o casamento realizar-se-á na Capela da Ermida de Nª Sra. da Piedade, a partir das11h.Depois da celebração religiosa, noivos e convidados dirigem-se para a aldeia do Talasnal, passando por vários locais simbólicos.

É um dia em que são celebradas tradições ancestrais do concelho da Lousã. Um casamento transformado em festa, onde até os convidados irão vestidos a rigor, com os trajes antigos típicos daquela região, ou não fosse este o resultado de uma recolha etnográfica exaustiva sobre as épocas antigas. Também não faltará a tradicional Fatia – cesta com várias iguarias gastronómicas regionais – que, como manda a tradição, é distribuída por homens e

Mulheres da aldeia aos noivos e convidados.

As ruas do Talasnal enchem-se para ver passar os noivos sob o arco armado com colchas e toalhas de linho, lenços e peças em ouro, que dão as boas vindas ao jovem casal e seus convidados.

Um dia em que não faltará alegria e tradição, que convida todos a participarem nesta grande festa que é o Casamento Tradicional das Aldeias do Xisto da Serra da Lousã.

O ponto de encontro é às 11h, na Ermida de N. Sra. da Piedade, na Lousã.

As Aldeias do Xisto são constituídas por 24 aldeias distribuídas por 14 Municípios do Pinhal Interior, na Região Centro de Portugal num território de enorme beleza e que oferece infinitas possibilidades de lazer.

Ao longo dos últimos anos, os 24 núcleos foram alvo de um programa de requalificação que permitiu às aldeias adquirir potencial humano de desenvolvimento, transformando-se em pólos de atracção turística dinâmicos que permitem a criação de uma nova base económica que passa, nomeadamente, pela recuperação das tradições, pela valorização do património arquitectónico construído, pela dinamização das artes e ofícios tradicionais e pela defesa e preservação da paisagem em que se enquadram.

Este importante trabalho nunca perdeu de vista aquilo que era o seu principal objectivo: melhorar a qualidade de vida das populações das aldeias, elevando os seus níveis de auto-estima, qualificando o seu tecido social e agregando-as num processo participativo de desenvolvimento que é, antes de mais, seu.

Aldeias do Xisto. A descoberta começa aqui.

http://www.aldeiasdoxisto.pt

Contactos:

GERL– Grupo Etnográfico da Região da Lousã

Tlm.:963715819/E-mail.:sacramentofaria@sapo.pt

Praia Fluvial da Louçainha, uma paragem obrigatória


Situada em plena Serra do Espinhal, a Praia Fluvial da Louçainha é o local ideal para um fim-de-semana de descanso, aproveitando as paisagens verdejantes e a sombra das acácias, pinheiros e castanheiros, podendo banhar-se nas límpidas da Ribeira da Azenha, aqui aproveitadas em duas magnificas piscinas.

No panorâmico Restaurante da Louçainha, agora reaberto, pode usufruir de pratos característicos da região tais como “Cabrito assado de Sicó”, Costeletas de Javali na brasa até ao “bacalhau à Dona Minda” e de uma maravilhosa vista sobre um espelho de água.

Nesta praia pode também usufruir da Fluvioteca, um quiosque com vários, livros, revistas e publicações diárias para quem gosta de ler e se manter actualizado.

A partir do dia 4 de Agosto até dia 29, de segunda a sexta, estarão à disposição em todas as freguesias do Concelho transportes gratuitos realizados pela Câmara Municipal de Penela.

Horário do circuito de transporte para a Louçainha:

8h30 - Podentes
8h45 - Rabaçal
8h50 - Espinheiro
8h55 - Penela (junto à EBI)
9h00 - Casais do Cabra
9h05 - Serradas
9h15 - Cumieira
9h20 - V. das Figueiras
9h25 - V. dos Moinhos
9h30 - Grocinas (Cruz.)
9h35 - Viavai
9h40 - Carvalhais
9h45 - Espinhal (Largo da Fonte)
9h55 - Cancelas
10h00 - Louçainha

Venha visitar a Praia Fluvial da Louçainha, tenha um fim-de-semana original, vivendo a natureza no seu estado puro!

sexta-feira, agosto 01, 2008

Serra do Espinhal


Ao longe, por cima do manto de nuvens vêem-se os aero geradores.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tradutor

Causas

Número total de visualizações de páginas