sábado, setembro 27, 2008

Investimentos em várias frentes fazem Penela dar o salto em Frente!

“Foi com «palavras optimistas» que o presidente da Câmara Municipal de Penela abriu ontem mais uma edição da Feira de S. Miguel / Fagrip. Optimismo não apenas em relação aos cerca de 100 expositores, de «vários pontos do país» e de todo o concelho que marcam presença na feira, mas também em relação ao futuro do concelho. O rumo começou a ser traçado imediatamente após o diagnóstico e o resultado está à vista: «não temos retorno», disse Paulo Júlio.


O autarca, que discursava na sessão de abertura das festas do concelho, elogiou os expositores presentes na feira, mas, acima de tudo, «todos quantos já investiram neste concelho». «É um elogio público que repetirei na sessão solene», disse, destacando a «coragem» de todos que decidiram «investir o seu dinheiro para criar emprego e riqueza no concelho de Penela». «Estão a acontecer novos investimentos em várias frentes no nosso concelho», afirmou Paulo Júlio, para em seguida enumerar alguns deles, em especial nas áreas do turismo e urbanizações. E referiu-se ao «senhor Coimbra», que tem um investimento de «seis ou sete milhões de euros para recuperar duas aldeias abandonadas», num projecto que é «claramente diferenciador», ao hotel que vai nascer na Quinta do Espinhal, «em fase final de licenciamento e já com parecer favorável do Turismo de Portugal», e à Unidade de Turismo de Saúde que vai nascer no edifício do Dr. Bacalhau, pelas mãos da Associação Portuguesa de Medicina Preventiva. Ao todo são «12 a 15 milhões de euros para o concelho de Penela e para a região», afirmou, destacando ainda a urbanização que já começou a ser erguida para 48 apartamentos a custos controlados e as 50 moradias que vão nascer no Espinhal que «vêm completar o pacote social que desenhámos para o município».


«Alguns chamam-se optimista e eu prefiro ser optimista. Não nos resignamos e estamos num ponto em que já não é possível andar para trás, dados os investimentos fortes que estão a acontecer», afirmou.


Na mesma linha, o presidente da Comissão Instaladora da Entidade Regional de Turismo do Centro (ex-Região de Turismo do Centro) destacou o «rumo traçado» pelo concelho que inspira «confiança» aos investidores. «As Câmaras têm esta função maior que é facilitar o empreendedorismo», afirmou Pedro Machado.


Sobre a Feira de S. Miguel/ /FAGRIP, que se prolonga até segunda-feira, junta «empresas e forças que personificam no dia-a-dia aquilo que é o desenvolvimento económico deste concelho», afirmou o presidente da autarquia. No espaço estão cerca de uma centena de expositores, a que se juntam as tasquinhas e os artesãos.

Paralelamente há vários espectáculos musicais entre os quais se destaca, hoje, a actuação da banda inglesa Gene Loves Jezebel. “ , in Diário de Coimbra



Postais Ilustrados do Talasnal (6)

sexta-feira, setembro 26, 2008

S. Miguel regressa hoje...

As Festas de S. Miguel regressam hoje a Penela, prolongando-se até segunda-feira, 29 de Setembro, dia do Município.
A música, o teatro, a animação de rua, as exposições e a gastronomia com as tasquinhas e os produtos endógenos do concelho, como tema central, são os pratos fortes da programação. Desde os eventos de cariz marcadamente popular, até aos mais eruditos, passando pelos dirigidos aos mais novos e aos espectáculos musicais, marcados este ano com o regresso a Portugal de uma popular banda dos anos 80, os Gene Loves Jezebel (27 de Setembro) e o conhecido cantor de música popular Portuguesa Toy (28 de Setembro), são algumas das iniciativas, destinadas a proporcionar aos Penelenses e aos visitantes agradáveis momentos de convívio.


PROGRAMA

26.09
19h00 – Inauguração da FAGRIP e Tasquinhas de S. Miguel
21h30 – Entrega de Prémios do Concurso “Concelho a Florir”
23h00 – Festa da Espuma com o Grupo Seven

27.09
10h00 – Percurso Pedestre (início junto ao castelo de Penela): Comemorações do Dia Mundial do Turismo
12h00 – Reabertura das Tasquinhas de S. Miguel
13h00 – Almoço do Expositor
15h00 – Reabertura da FAGRIP
18h00 – Conferências na Tenda do Empreendedorismo: “Empreendedorismo Rural”
22h00 – Baile com o Grupo TRAP-ZAP
23h00 – Espectáculo Musical com GENE LOVES JEZEBEL
24h00 – Raid Nocturno TT S. Miguel

28.09
[FEIRA ANUAL DE S. MIGUEL – FEIRA DAS NOZES]
06h00 – Abertura da Grandiosa Feira das Nozes
08h00 – Arruada de Gaiteiros
09h00 - Reabertura da FAGRIP
09h30 – Passeio Moto Turístico das Nozes
10h00 – Grande Prémio de Ciclismo Crédito Agrícola
10h00 – partida simbólica de Penela
10h30 – partida real do Espinhal
14h00 – Circuito de Penela
15h00 – Chegada à Praça da República
12h00 - Reabertura das Tasquinhas de S. Miguel
16h – Festival de Folclore: rancho Folclórico do Rabaçal; Grupo Etnográfico de Samora Correia e Rancho Folclórico de Samuel – Soure
22h30 – Baile com o Grupo Forever
23h00 – Espectáculo Musical com TOY

29.09
[FERIADO MUNICIPAL]
09H30 – Jogos de rua e insufláveis (Praça do Rossio)
10h00 – Sessão Solene do Dia do Município
Inauguração do mini-habitat de empresas
Reabertura oficial do restaurante D. Sesnando
12h00 – Reabertura da FAGRIP e Tasquinhas de S. Miguel
15h00 – Animação de rua: Charanga de Dragões pelo Teatro do Elefante
16h30 – Entrega de Prémio do Concurso “A Melhor Noz”
17h00 – Conferências na Tenda do Empreendedorismo: “Agricultura, que rumo?”
18h00 – Animação de Rua: Happy Family pelo Teatro do Elefante
22h00 – Espectáculo Musical com Decibel Zero e Baile com o Grupo Só Ritmo
24h00 – Espectáculo Pirotécnico


Imagens do Gondramaz

Na Agenda, das Aldeias do Xisto

25.09.2008 a 28.09.2008

XVIII Jornadas sobre a Função Social do Museu

Ocorrem no no Centro Cultural Raiano, em Idanha-a-Nova as XVIII Jornadas sobre a Função Social do Museu, subordinadas ao tema “Geoturismo, Desenvolvimento Local e Museologia”.

As Jornadas são organizadas pelo Geopark Naturtejo da Meseta Meridional, em parceria com a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e o grupo português do MINON – Movimento Internacional para uma Nova Museologia.



Para inscrições ou informações sobre o programa consulte aqui

19.09.2008 a 29.09.2008

Feira de S. Miguel – Festas do Concelho de Penela

Um evento conhecido no país inteiro e que recebe todos os anos, milhares de pessoas. A 19 de Setembro terão inicio diversas actividades culturais e desportivas inseridas na Programação das Festas de S. Miguel 2008


As Festas do Concelho de Penela, com a ancestral Feira de S. Miguel também conhecida como Feira das Nozes, e a contemporânea FAGRIP – Feira Agrícola, Comercial e Industrial, decorrerão de 26 a 29 de Setembro. Constituem um momento único de afirmação da vitalidade social, económica e cultural do território e das gentes de Penela.


A música, o teatro, a animação de rua, as exposições e a gastronomia com as tasquinhas e os produtos endógenos do concelho, como tema central, são os pratos fortes da programação. Desde os eventos de cariz marcadamente popular, até aos mais eruditos, passando pelos dirigidos aos alunos das escolas e aos espectáculos musicais.

Para consultar o Programa e saber mais, clique Aqui

27.09.2008 a 27.09.2008

“Feel the Land” 2008, em Penela

No próximo dia 27 de Setembro, no Dia Mundial do Turismo, o Município de Penela dá início às actividades "Feel the land", uma iniciativa de promoção da agricultura familiar e tradicional.

Tem como objectivos a aproximação entre consumidores e pequenos produtores agrícolas, integração da comunidade estrangeira residente, promoção do turismo da região e acolhimento a turistas e visitantes.

Integrando a sub-região Terras de Sicó, Vinho Regional 'Beiras', a produção de vinho tem vindo a ganhar importância no Município de Penela. Há assim um projecto de eno-turismo, que permite ao turista, ao visitante e ao habitante da comunidade estrangeira vindimar, conviver com os restantes trabalhadores, produtores rurais e habitantes das aldeias aderentes ao projecto e partilhar experiências.

Participar nas vindimas, provar vinho ou visitar adegas é cada vez mais uma opção para muitos turistas. O eno-turismo pode assim representar uma diferenciação em termos de turismo concelhio e regional.

23.09.2008 a 16.10.2008

Actividades culturais na Lousã

No espaço do Serviço Educativo do Museu Etnográfico Dr. Louzã Henriques, de 23 de Setembro a 16 de Outubro, estará patente a Exposição "Fauna e Flora da Beira Litoral".

Ainda neste Museu pode ser vista a Peça do Mês de Setembro: "Cesto de Vindimas".

No dia 27 de Setembro comemora-se o Dia Mundial do Turismo. A Autarquia continuará a promover este território, os seus saberes e os seus produtos endógenos. Assim, os visitantes ao Concelho terão oportunidade de efectuar provas de produtos endógenos em três núcleos distintos: no Posto Municipal de Turismo, na Loja da Aldeia do Xisto de Candal, e na loja de artesanato e produtos regionais "Coisas e Lousas".

18.09.2008 a 01.10.2008

Os caminhos da Lã

Está patente na Antiga Moagem do Fundão um tapete de grandes dimensões confeccionado pela comunidade local. Numa experiência para os sentidos, os visitantes são convidados a descalçarem-se e a passearem por ele.

Aproveitando a lã não transformada resultante da tosquia, essa foi cardada artesanalmente, feltrada e depois lavada. O feltro foi utilizado na criação de um tapete de grandes dimensões denominada Os caminhos da lã, que os visitantes são convidados a observar e a sentir.

Na descoberta de novas sensações, convida-se a que se sente e procure nas bolsas... Podendo encontrar ervas, odores...

26.09.2008 a 31.10.2008

Exposição de Sítios Arqueológicos da Beira Interior

A Exposição Itinerante de 25 sítios arqueológicos da Beira Interior e gravuras em xisto de Vitor Camisão estará patente ao público entre 26 de Setembro e 31 de Outubro na Casa de Artes e Cultura do Tejo.

O conjunto de 25 posters e respectivo catálogo que acompanha a exposição resultam de um desafio lançado pela ARA (Associação de Desenvolvimento, Estudo e Defesa do Património da Beira Interior) a um grupo de investigadores que têm realizado pesquisas arqueológicas por diversos concelhos da Beira Interior.

Assim, além da divulgação dos lugares, os posters proporcionam um conjunto de elementos históricos e arqueológicos acerca de cada lugar.

27.09.2008 a 27.09.2008

Canyoning na Ribeira da Pena, Lousã

Actividade que envolve a descida a pé da Ribeira da Pena, com recurso a saltos, descidas em rapel e travessias por dentro de água.

Esta ribeira percorre um vale encaixado e abrupto cujo leito, margens e encostas são formados por impressionantes fragas que tornam este local quase inacessível. Por esta razão, este vale ainda serve de refugio a plantas e animais exclusivos e raros. Esta é a ribeira mais espectacular da Região Centro, onde se conjugam o cenário inóspito e selvagem (formado por inúmeras cascatas, lagoas e rochedos imponentes) com a vegetação exuberante e a vida selvagem peculiar, valendo a pena o esforço dispendido na realização desta actividade.

28.09.2008 a 28.09.2008

Os encantos escondidos do vale do Ceira

Um passeio pedestre por Fajão, em Pampilhosa da Serra. Um passeio pelos sons, pela paisagem, pelo mistério!

Serpenteando pelos vales da Serra do Açor, o rio Ceira acompanha os 10km do percurso e faz desses mesmos vales encantados uma especial companhia para os visitantes. Inserido na Rede Natura 2000 é um percurso de dificuldade baixa onde persistem ainda espécies raras em território português e onde a presença de endemismos ibéricos e de um intenso verde fazem do momento uma verdadeira sensação de calma, apenas perturbada pelo saltitar constante da água do Ceira por entre pedras.

Pode visitar-se um antigo lagar de vara e um forno a lenha. A presença das actividades rurais são bastante visiveis na paisagem mas é o estado natural o verdadeiro encanto deste traçado, tantas vezes percorrido pelo homem ao longo de décadas.

28.09.2008 a 28.09.2008

Passeio Pedestre no Vale do Ceira

Os encantos escondidos do vale do Ceira proporciona um passeio pelos sons, pela paisagem, pelo mistério!

Serpenteando pelos vales da Serra do Açor, o rio Ceira acompanha os 10km do percurso e faz desses mesmos vales encantados uma especial companhia para os visitantes. Inserido na Rede Natura 2000 é um percurso de dificuldade baixa onde persistem ainda espécies raras em território português e onde a presença de endemismos ibéricos e de um intenso verde fazem do momento uma verdadeira sensação de calma, apenas perturbada pelo saltitar constante da água do Ceira por entre pedras. Pode visitar-se um antigo lagar de vara e um forno a lenha. A presença das actividades rurais são bastante visiveis na paisagem mas é o estado natural o verdadeiro encanto deste traçado, tantas vezes percorrido pelo homem ao longo de décadas.



Avalanche 2008


«O AVALANCHE está de volta!

Nos dias 4 e 5 de Outubro, o AVALANCHE regressa a Serra da Lousã.

Este ano o AVALANCHE LICOR BEIRÃO de quem recebe o patrocínio, conta com o apoio da Câmara Municipal da Lousã, BIKE MAGAZINE, AldeiasdoXisto.pt, BikeAventura.com.

Para a edição deste ano, a organização do Montanha Clube, espera mais de mil participantes, para quem está a elaborar um percurso novo, tornando-o mais empolgante, mais seguro, mas mais acessível a todos, e mantendo os famosos Single Tracks, a verdadeira imagem de marca deste evento. Este percurso, a exemplo dos anos anteriores, vai estar disponível para treinos a partir do início de Setembro.

Decorrendo nos mesmos moldes dos anos anteriores, com treinos livres no sábado, e o evento principal no domingo, o Avalanche pretende continuar a ser o maior evento de Down Hill Nacional.»


Avalanche, Serra abaixo

Avalanche, Serra abaixo…

Imagens da prova de 2006 verdadeiramente alucinantes…

Não aconselhável a quem tenha vertigens!

Este ano o downhill está de novo de regresso à Lousã, para uma prova de 16 km.

Esperam-se mais uma vez milhares de atletas serra abaixo.

Cuidado com os pinheiros!

quarta-feira, setembro 24, 2008

GENE LOVES JEZEBEL regressam a Portugal com um concerto único em Penela!

Os GENE LOVES JEZEBEL regressam a Portugal no próximo dia 27 Setembro, para mais um fabuloso concerto em PENELA, integrado nas Festas de S. Miguel / Feira das Nozes 2008.


Esta Banda Inglesa intensamente apreciada por um público fiel em Portugal, continua a ser um fenómeno de sucesso imparável.



No seu regresso a Portugal, poderá ouvir e recordar em Penela os grandes êxitos da banda tais como, BREAK THE CHAIN, JOSEPHINA, DESIRE, SWEET SWEET RAIN, e vibrar com a grande energia dos Gene Loves Jezebel.



No próximo dia 27 de Setembro, em Penela, a banda britânica Gene Loves Jezebel vai reviver alguns dos seus temas de maior sucesso dos anos 80, trabalhos como Promise (álbum de estreia, 1983), Immigrant (1984) Discover (1986) ou The House of Dolls (1987), e dos tão conhecidos temas, BREAK THE CHAIN, JOSEPHINA, DESIRE, SWEET SWEET RAIN, vão ser recordados neste concerto, marcado para o Pavilhão Multiusos de Penela, às 23H00, com entradas gratuitas.



Para recordar a banda e saber mais sobre este concerto:
Myspace dos Gene Loves Jezebel, Site Oficial dos Gene Loves Jezebel,
Gene Loves Jezebel no Youtube



Não faltes! Já só faltam 3 dias para Penela receber o GENE LOVES JEZEBEL, no seu grande regresso a Portugal!



Massa Crítica em Coimbra...

Aparece e traz amigas/os

  • Aveiro - Início de encontro na Praça Melo Freitas (perto do Rossio) a partir das 18h, saída às 18h30.
  • Coimbra - Concentração no Largo da Portagem, junto à estátua do Mata Frades.
  • Lisboa - Concentração na Marquês Pombal, no início do Parque Eduardo VII.
  • Porto - Concentração na Praça dos Leões.

Divulguem junto dos vossos contactos...


Aparece no largo da portagem dia 26 de Setembro de 2008, pelas 18 horas, sexta feira com a tua bicicleta. Prometo que vais gostar.

«Água mole em pedra dura tanto dá que até que fura…», Ditado Popular



http://www.massacriticapt.net/?q=evento/bicicletadas-massas-cr-ticas-aveiro-coimbra-lisboa-e-porto26-de-setembro-de-2008

http://www.massacriticapt.net/?q=sobre-a-massa-critica/massa-critica-em-coimbra

http://www.massacriticapt.net/?q=ligacoes

sábado, setembro 20, 2008

Penela "FEEL THE LAND", venha Vindimar connosco!

Participar nas vindimas, provar vinho ou visitar adegas é cada vez mais uma opção para muitos turistas que procuram formas diferentes de passar o dia. O enoturismo poderá ser uma diferenciação no turismo do concelho, que poderá permitir ao visitante ficar a par das actividades diárias implicadas na produção vitivinícola.
O Município de Penela faz parte da sub-região -Terras de Sicó, Vinho Regional 'Beiras'. Esta produção de vinho tem também vindo a ganhar importância e já possui produtores devidamente certificados que comprovam a boa qualidade que têm para oferecer. Atendendo à forte notoriedade da fileira vitivinícola, à especificidade técnica que envolve todo a acompanhamento junto dos vitivinicultores do concelho e à consequente necessidade de criar uma dinâmica participativa, entendemos formatar um projecto de eno-turismo, o Penela “FEEL THE LAND”, perseguindo alguns objectivos como: oferecer a possibilidade de cada turista / visitante / habitante da comunidade estrangeira, poder vindimar, “colher as uvas ”, tendo também a oportunidade de conviver com os restantes trabalhadores, produtores rurais e habitantes das aldeias aderentes ao projecto; partilhar experiências; promover o turismo de região e integrar a comunidade estrangeira.



O Penela “FEEL THE LAND” terá início no dia 27 de Setembro.
Inscreva-se já!

PROGRAMA:
08H00 – Recepção dos participantes em frente ao Município de Penela, com distribuição do KIT de participação. Transporte ao local das vinhas aderentes ao projecto.


08H30 – Início da vindima com os participantes e nas vinhas aderentes ao projecto

10H00 – Bucha

13H00 – Almoço típico, nas vinhas aderentes.

17H00 – Regresso ao local de partida.



Inscrições limitadas

O preço da actividade é de 25 euros por pessoa. As inscrições são limitadas e poderão ser efectuadas através dos seguintes contactos:


Município de Penela: 239 560 120

Gabinete de Desenvolvimento Rural: joao.amilcar@cm-penela.pt

Turismo: turismo@cm-penela.pt

feelpenela@cm-penela.pt

quinta-feira, setembro 18, 2008

Mel promete adoçar Praça José Falcão

Foto - Mário Nunes

«Reiterando a aposta na promoção e divulgação dos produtos endógenos do concelho e da região, dando particular destaque ao doce néctar produzido pelas abelhas, o Município de Miranda do Corvo promove no próximo domingo mais uma edição da Feira do Mel. Acautelando os “humores” de S. Pedro, a organização preparou já um espaço coberto para o caso de a feira não poder realizar-se ao ar livre, na Praça José Falcão.

A crescente adesão quer dos apicultores quer do público consumidor leva a que a feira deste ano conte já com a inscrição de 30 produtores, que desenvolvem a sua actividade apícola nos concelhos de Miranda do Corvo, Lousã, Penela, Pedrógão Grande e Góis.

Ao reconhecer que a Serra da Lousã, onde se insere o concelho de Miranda do Corvo, é uma área privilegiada para a apicultura, o Município preparou um evento onde, de forma apelativa, os produtores podem comercializar o mel e seus produtos derivados, designadamente, licores, aguardentes, velas de cera de abelha e doces, entre outros.

Consciente de que o grande público corresponde com a sua presença neste tipo de certames, a autarquia preparou um programa lúdico que fará com que a Feira do Mel de Miranda do Corvo não fique na memória dos visitantes apenas pelo sabor característico do doce néctar. Para além da animação musical pelo grupo de jovens gaiteiros do Espinho (11h30) e da banda musical “Ai que Vida” (16h00), a edição deste ano da feira vocacionada para a actividade apícola é pretexto para a entrega de prémios do concurso “Montras e Janelas Floridas” (18h00).»

In Campeão das Provincias



S. Miguel 2008 arranca já este fim de semana!


As grandiosas festas de S. Miguel começam este fim-de-semana, dia 19 e prolongam-se até dia 29 de Setembro, dia do Município. O fim-de-semana será preenchido com um programa cultural e Desportivo variado. A realçar a I Gala da Educação, que decorre no Pavilhão Multiusos, no próximo sábado, em que serão entregues prémios aos melhores alunos do 4º ao 12º anos e aos Licenciados com média igual ou superior a 14, residentes no concelho.


S. MIGUEL 2008

Sexta - Dia 19.09
15h30 – Actividades Desportivas (Praça do Rossio)
20h00 – Torneio Triangular de Futsal (Pav. Multiusos)
21h30 – Espectáculo Musical e prova de produtos endógenos
Quinteto de Sopros “Ensaios da Noite” (Igreja da Misericórdia)

Sábado - 20.09
10h00 – Inauguração da Agência Crédito Agrícola em Penela
15h30 – Apresentação das Ideias Negócio do Curso de Empreendedorismo 2008 (Salão Nobre)
16h00 – Encontro de Futebol Velhas Guardas
21h30 – Gala Anual da Educação Crédito Agrícola

Domingo - 21.09
08h00 – X Passeio de BTT “Rota das Nozes” (concentração junto às piscinas)
09h30 – XX Grande Prémio de Atletismo de S. Miguel
15h00 – Prova de Carros de Rolamentos (Correio – Fonte Nova)
21h30 – Sarau Cultural Concelhio (Auditório Municipal)
Choral Poliphonico João de Deus da S. F. Penelense
“A Farsa do Juiz Direito”, pelo Grupo de Teatro Amador do Espinhal


Visite Penela e as festas do concelho!

quarta-feira, setembro 17, 2008

segunda-feira, setembro 15, 2008

Site Meter e a ilusão dum contador

No passado dia 8 de Setembro, recebi um e-mail do Site Meter, comunicando-me que nos meados deste mês, as condições dos bloggers que tinham os seus blogues e contas anexadas a este serviço iriam ver as suas condições de serviço ser alteradas.

Mais, as funcionalidades do Site Meter iriam passar a ser limitadas, deixariam de aparecer simultaneamente o número de visitantes e o número de vezes que as páginas foram abertas, a origem dos visitantes, qual a entrada mais visitada, enfim o acesso a uma panóplia de funções iria deixar de ser possível.

Era ainda referido que o Site Meter passaria a ter dois serviços: o Free, grátis, com funções limitadas e o Premium que passaria a ser pago.

Pelo Premium queria a Site Meter 6,95 USD, por mês e 59 USD, por ano.

Efectuei a migração do Kafe Kultura, para o Free e constatei que as mudanças foram para pior e que as funcionalidades do Sitemeter tinham sido reduzidas.

Como não estamos na Lua, o Site Meter foi nesta data expulso dos blogues Kafe Kultura e Espaço Aberto – Uma Nova Miranda (http://kafekultura.blogspot.com e http://espacoaberto-umanovamiranda.blogspot.com).

Solicitei nesta data à equipa de desenvolvimento do Ubuntu (Sistema Operativo Open Source e Linux), a criação de um contador que realmente possa substituir o Site Meter, para interesse dos internautas e blogers que utilizam este sistema operativo.

Como não vivo em funções de números e como faço isto por prazer decidi a partir da presente data, prescindir do serviço do Site Meter neste blogue.


Mário Nunes



sábado, setembro 13, 2008

Lousã acolhe mestria dos artesãos conjugada com sabores da boa mesa

«A vila da Lousã recebe até ao próximo domingo a 19.ª Mostra Nacional de Artesanato, certame que decorrerá em simultâneo com o Festival de Gastronomia da Serra da Lousã.

A conjugação destes dois eventos representa a intenção do Município em mostrar a genuinidade das tradições e do artesanato nacional, contribuindo, simultaneamente para recriar os sabores gastronómicos que espelham a ruralidade patente nas ementas, pratos e especialidades das várias regiões de Portugal.(...)

A mostra de artesanato, inaugura hoje no Parque Municipal de Exposições da Lousã pelas 18h30 e prolonga-se até ao próximo domingo, contando com a presença de 71 expositores. “Trazer à Lousã novas formas de artesanato, apostar naqueles que são reconhecidos talentos nas suas artes e, simultaneamente, promover o trabalho dos artesão ao vivo”.

Sabores de todo o país

As “tasquinhas” do Festival da Gastronomia da Serra da Lousã, que irão laborar todos os dias, desde a abertura ao encerramento do certame, são dinamizadas pelo Grupo Etnográfico da Região da Lousã, o Rancho Infantil Estrelinhas da Ponte do Areal, a Associação Recreativa, Cultural e Social das Gândaras, o Rancho Folclórico e Etnográfico de Vilarinho e o Clube Académico das Gândaras, cinco colectividades do concelho que assumem a responsabilidade de promover os sabores da cozinha tradicional da região.

Um olhar rápido ao cardápio preparado para os próximos dias permite vislumbrar lombo assado com castanhas, cabrito à serrana, chanfana, bacalhau com migas e batatas a murro, sarrabulho e bucho recheado, agradáveis propostas a rematar com os doces e licores da região.

Neste que é também um evento dedicado à diversidade de saberes e sabores que tão bem caracterizam Portugal, a somar aos “Talasnicos” da Lousã e ao Licor Beirão, marcam presença a doçaria conventual de Tentúgal e Alcobaça, os frutos secos caramelizados do Algarve, os ovos moles de Aveiro, os queijos, enchidos e fumeiros de Sabugueiro ou até a doçaria, bebidas e sumos da ilha da Madeira, entre muitos outros.

Acautelando uma eventual visita da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) ao Festival de Gastronomia da Serra da Lousã, Fernando Carvalho explicou que o investimento feito em anos anteriores, na aquisição de equipamentos e criação de condições, bem como a formação que foi ministrada a quem irá estar a trabalhar nas “tasquinhas” é garantia de que o certame decorrerá dentro do que é estipulado pela legislação.

Eventos que potenciam e promovem a cultura popular e a gastronomia tradicional, o programa de animação preparado pelo Município da Lousã dá à música portuguesa lugar de destaque. Pedro Barroso (sábado) são responsáveis por momentos musicais que preenchem os próximos dias, a par dos Astedixie (domingo) e Zukra (sexta-feira), dois grupos inspirados, respectivamente, pela sonoridade dixie e pela música céltica.

A diversidade cultural está também bem patente no restante cartaz de lazer, que integra um festival de folclore luso-espanhol a levar a cabo no domingo, pelo Grupo Etnográfico da Região da Lousã, no âmbito do EtnoXisto (II Mostra Etnográfica da Lousã).

Partir à descoberta da Lousã

A pretexto da mostra de artesanato e do festival de gastronomia, uma visita ao concelho da Lousã durante os próximos dias constitui ainda uma oportunidade para conhecer as várias aldeias serranas (Candal, Casal Novo, Cerdeira, Chiqueiro e Talasnal), recentemente recuperadas no âmbito do Programa das Aldeias do Xisto, apreciar o contacto com a natureza através de um passeio pela Serra da Lousã ou, simplesmente, usufruir dos espaços de lazer das praias fluviais da Senhora da Piedade, Bogueira e Senhora da Graça.

Para aqueles cujo estômago fala mais alto e para quem o apelo da boa mesa é imperativo no que concerne a decidir o programa de fim-de-semana, para além do festival de gastronomia, os estabelecimentos de restauração da Lousã são conhecidos pela sua ementa diversificada e pelos pratos soberbos que incluem na sua confecção peixes do rio e carnes de javali, veado e cabrito, entre outras, combinando os sabores tradicionais com o gosto contemporâneo. Apenas para abrir o apetite, é justo destacar o restaurante “O Burgo”, localizado junto ao Castelo da Lousã, recentemente distinguido pelo semanário Expresso com o “Garfo de Ouro”.

A capacidade de alojamento no concelho, área que tem vindo a ser alvo de atenção privilegiada por parte da autarquia nos últimos anos, permite responder hoje às expectativas dos vários tipos de cliente. Da classe e requinte do Meliá Palácio da Lousã Boutique Hotel ao conforto e modernidade da Pousada da Juventude da Lousã, passando pelas várias unidades de turismo rural e pelo Parque de Campismo de Serpins, não faltam opções a quem procura um local aprazível para se hospedar durante o fim-de-semana, por forma a melhor conhecer o que o concelho da Lousã tem para oferecer a quem o visita.

In Campeão das Províncias


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...