terça-feira, junho 30, 2009

X Summer Cup - Torneio Internacional de Voleibol em Miranda do Corvo

A Summer Cup é um Torneio Internacional de Voleibol que já vai na sua décima edição. Este torneio vai decorrer entre os dias 1 e 5 de Julho no Pavilhão Municipal de Miranda do Corvo, bem como na Lousã e em Góis.

A edição deste ano vai contar com a presença de cerca de 1200 atletas, oriundo de equipas oriundas de Portugal, Bélgica, Espanha.

A Escola José Falcão de Miranda do Corvo vai ser o “quartel-general” de mais de 200 atletas que correspondem a 15 equipas alojadas na vila de Miranda do Corvo, estando os transportes ao encargo do Município de Miranda do Corvo.

O Pavilhão Municipal de Miranda do Corvo possui excelentes instalações, tendo condições fabulosas para a prática de diversos desportos, tendo sido escolhido para ser o palco de mais um grande evento.

Os jogos decorrem entre as 9 e as 22 horas.

Por Miranda do Corvo vão passar mais de 200 atletas que nos “tempo mortos”, no período de repouso, irão conhecer e explorar as atracções turísticas da vila.

São apanágio deste executivo, o bem receber e o carinho pelas pessoas que nos visitam, que aliados às óptimas infra-estruturas, permitem que Miranda do Corvo receba grandes competições, tais como o Torneio Internacional de Judo, o Torneio Internacional de Voleibol, campeonatos nacionais de judo, final four de futsal, entre outras.

Espera-se que o trabalho da organização supere o excelente trabalho desenvolvido em 2008 em prol do voleibol nacional e internacional, essencialmente ao nível dos escalões de formação.


Parque Biológico da Serra da Lousã, também já está disponível na rede


Antes de visitar o Parque Biológico da Serra da Lousã real convido-o a fazer uma incursão pelo site que está disponível na rede, onde é possível visitá-lo virtualmente e percorrer a Quinta da Paiva, o Parque Biológico e o Restaurante «Museu da Chanfana».
Em fundo ouve-se a água correr, o trinado dos pássaros, as rolas e o bramido dos veados, deixe-se encantar...
E encontra-se disponível em:

http://www.quintadapaiva.pt/

Junta de Freguesia de Semide já está «on line»


A segunda maior freguesia do concelho de Miranda do Corvo inaugurou o seu site na web, onde pode ser consultado em http://www.freguesiadesemide.eu

Neste novo site pode-se ficar a conhecer um pouco melhor a vila e freguesia de Semide, que dispõe de vários motivos de interesse: o Mosteiro, o Santuário do Senhor da Serra, a praia fluvial de Segade, a piscina municipal descoberta entre vários outros locais.

Exposição Animação Sócio Cultural - Intervenção e Criatividade, dia 3 de Julho, na Biblioteca Miguel Torga, em Miranda do Corvo

segunda-feira, junho 29, 2009

Porque caminho vais?

Chegou-me aos ouvidos, que o Metro Mondego tinha tido mais um percalço, ao fim destes anos todos...

Disseram-me que já não havia dinheiro para concluir as obras...

Será verdade?

Pensei e se as obras começassem quem é que descalçava a bota, a uma hora destas?

Muitos de vocês estarão a pensar e os ordenados que pagaram estes anos todos, a administradores, técnicos, projectos?

Será verdade?



domingo, junho 28, 2009

Porque será?

Há cerca de um mês, um consultor imobiliário na Lousã, disse-me o seguinte: «Apesar da crise, as casas e apartamentos em Miranda do Corvo, deixaram-se de vender. Ninguém quer ir para Miranda do Corvo. O mercado local de arrendamento ainda vai funcionando, mas mal, meses mais tarde, os senhorios tem que despejar os inquilinos por falta de pagamento das rendas. Aqui na Lousã ainda vamos vendendo...»



sábado, junho 27, 2009

quinta-feira, junho 25, 2009

Passeios Sénior 2009


O Passeio organizado pela Câmara Municipal de Miranda do Corvo, a Fátima.


E o organizado pelo Município de Penela: ao Mosteiro da Batalha, Óbidos e Foz do Arelho.

I Vinalia a 27 e 28 de Junho, o Sabor de Podentes


Nos dias 27 e 28 de Junho, o Município de Penela promove a I Vinalia – O Sabor de Podentes, uma forma única e original de dar a conhecer os segredos do vinho e toda a arte em seu redor, com visitas a vinhas, passeios equestres, provas de vinhos, pintura ao ar livre, entre muitas outras actividades.

Este evento, que tem como principal objectivo a promoção dos vinhos Terra de Sicó, vai decorrer numa área do concelho – Podentes, Alfafar e Chainça – onde a produção vinícola é preponderante.

A designação “Vinalia” inspira-se na tradição romana de os sacerdotes e comunidade agrónoma do Império, reunidos em Fórum, determinarem a época das vindimas e celebrarem Dionísio e Minerva, deuses da mitologia romana.


PROGRAMA:

27 de Junho, Sábado
09H00 – Jornadas Práticas de Viticultura – I Parte
(Associação Cultural e Recreativa de Podentes)
• “Poda em Verde”
• “Reestruturação da Vinha”
• “Pragas e Doenças”
10H00 – Início do Passeio Equestre (Podentes – Chainça – Alfafar – Podentes)
13H00 – Almoço Vínico (Associação Cultural e Recreativa de Podentes)
14H00 – Visita às vinhas

28 de Junho, Domingo
09H00 – Início de Mercado de Agricultura Familiar e Tradicional (Podentes)

10H00 – Pintura ao Ar Livre (Chainça)
15H00 – Jornadas Práticas de Viticultura – II Parte
(Sociedade de Vinhos de Alfafar, Lda.)
• “Comercialização de vinhos”
14H00 – Prova de Produtos Endógenos (Alfafar)

A 27 e 28 de Junho visite a Vinalia, conheça o sabor de Podentes, venha viver o Festival do Vinho!

quarta-feira, junho 24, 2009

sábado, junho 20, 2009

Piscinas de Vila Nova e Quinta da Paiva abrem este fim de semana

As condições climatéricas que se têm feito sentir convidam a momentos de lazer refrescantes.

A partir deste sábado, dia 20 de Junho, a Câmara Municipal vai abrir ao público as piscinas municipais da Quinta da Paiva e de Vila Nova.

A piscina da Quinta da Paiva irá funcionar todos os dias das 10 às 13 horas e das 14 às 20. A piscina de Vila Nova, por seu lado, vai funcionar todos os dias entre as 16 e as 20 horas.

O concelho de Miranda do Corvo dispõe ainda de mais duas piscinas, a piscina de Semide e a praia fluvial de Segade. No corrente ano, o funcionamento destas infraestruturas será assegurado pelos Bombeiros Voluntários de Miranda do Corvo.

Prevê-se que a piscina de Semide entre em funcionamento no próximo dia 24 e a praia fluvial de Segade no próximo dia 27. A praia fluvial de Segade funcionará entre as 16 e as 20 horas e a piscina de Semide irá funcionar entre as 14 e as 20 horas, excepto aos domingos que irá estar em funcionamento entre as 10 e as 20 horas.

A Câmara Municipal de Miranda do Corvo disponibiliza assim aos seus residentes e aos visitantes 4 excelentes espaços de lazer que certamente serão muito do agrado de todos. Recorde-se que no Verão passado, só a piscina da Quinta da Paiva registou cerca de 15.000 entradas.

Marchas Populares de S. João animam Miranda do Corvo


As marchas populares de S. João vão mais uma vez animar Miranda do Corvo, pela mão da Junta de Freguesia e Câmara Municipal de Miranda do Corvo.
Esta noite de animação já criou raízes em Miranda do Corvo, atraindo largas centenas de pessoas à Praça José Falcão para uma noite de grande alegria e divertimento.
A marcha deste ano conta com a participação da Associação Cultural, Recreativa e Desportiva do Vale do Açor, da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Miranda do Corvo, da Escola EB1 de Miranda do Corvo, da Casa do Povo – Centro de Cultura e Recreio de Miranda do Corvo e do Centro Juvenil dos Moinhos.
O desfile dos grupos realiza-se no sábado, dia 20, às 22 horas, seguindo-se um baile com a banda Kosmos e a habitual sardinhada.

sexta-feira, junho 19, 2009

I Vinalia a 27 e 28 de Junho, o Sabor de Podentes


A Vinalia era um festival Romano em honra a Júpiter e Vénus, ou Adionísio e Minerva.

Nos dias 27 e 28 de Junho, o Município promove a I Vinalia – O Sabor de Podentes, para dar a conhecer os segredos do vinho e toda a arte em seu redor, com visitas a vinhas, passeios equestres, provas de vinhos, pintura ao ar livre, entre muitas outras actividades.


Consulte o Programa acima indicado.



A 27 e 28 de Junho visite a Vinalia, conheça o sabor de Podentes, venha viver o Festival do Vinho!



Auditório Municipal recebe Teatro ACERT com “As Botas do Sargento”

No próximo sábado, dia 20 de Junho, pelas 22H00, o Auditório Municipal de Penela recebe a Companhia Trigo Limpo Teatro ACERT com a peça “As Botas do Sargento”

Um conto de Vasco Graça Moura inspirado na obra de Paula Rego. Um espectáculo portátil para chegar onde o teatro não existe levando consigo 5 pinturas para uma história.
No seguimento de “A Menina que Roubava gargalhadas” de Inês pedrosa sobre a obra de Júlio Pomar e “Menina Coração de Pássaro” de Luísa Dacosta, estreou mais uma leitura encenada, de um livro do Plano Nacional de Leitura. Desta vez conta-se a história de uma menina que depois de calçar umas botas mágicas não consegue parar de dançar… Um conto de Vasco Graça Moura inspirado na obra de Paula Rego.

Adaptação, encenação e letras: Raquel Costa
Actores: José Rosa, Raquel Costa e Sandra Santos
Figurinos: José Rosa
Música: Lydia Pinho
Desenho de Luz: Luís Viegas
Cenografia: Zétavares e Raquel Costa
Criação de Adereços: Adriana Ventura
Secretariado e produção: Marta Costa
Agradecimentos: Paula Rego, Vasco Graça Moura, Maria Arlete Alves da Silva e Manuela Hobler

Praia Fluvial da Louçainha vai hastear a Bandeira Azul com "Verão de Campeão"

Sexta-feira, dia 19 de Junho, pelas 11H00, decorre na Praia Fluvial da Louçainha, a cerimónia do hastear da bandeira azul e da bandeira de praia acessível, obtida pelo terceiro ano consecutivo nesta praia.


Esta Bandeira Azul representa a Qualidade da Água, Informação e Educação Ambiental, Gestão Ambiental e Equipamentos e Segurança, constantes da Praia Fluvial da Louçainha.



Neste dia decorre também o arranque a nível nacional da campanha “Verão de Campeão 2009”, acções de sensibilização para os mais novos, nas vertentes de Ambiente e Segurança, no âmbito do programa Praia Saudável, promovidas pela Fundação Vodafone Portugal durante a época balnear, em 130 praias de Norte a Sul do país.


PROGRAMA do dia 19 de Junho:



10h00 - Actividades de educação ambiental e segurança para as crianças

11h00 - Cerimónia do hastear da bandeira azul e acessibilidades

11h30 - Simulacro de salvamento

11h45 - Jogo entre meios de comunicação social e, em paralelo, actividades de educação ambiental e segurança



XXV Convívio da Casa de Penela em Lisboa

quinta-feira, junho 18, 2009

Volta a Miranda em bicicleta

A Câmara Municipal de Miranda do Corvo, organiza no próximo dia 21 de Junho um passeio de cicloturismo.

O evento visa proporcionar aos participantes a oportunidade de usufruir de um dia diferente, aliando uma saudável prática desportiva à beleza da paisagem envolvente e ao espírito associativo.

O ciclismo é uma actividade ideal para quem precisa queimar calorias, contribuindo para a perda de peso, melhorando também a capacidade cardiovascular e respiratória.

O passeio terá um percurso com uma distância de cerca de 20 km percorrendo várias estradas do concelho. A concentração inicial está marcada para as nove horas, junto à Piscina da Quinta da Paiva.

No final do passeio cada participante poderá almoçar no espaço exterior do Restaurante “Museu da Chanfana” pelo valor de 5€ ou levar o seu almoço e fazer um picnic no Parque de Merendas.

Após o almoço, pelas 15:00 horas, realiza-se uma tarde de jogos tradicionais, podendo participar a jogar à malha, ao arco, ao burro, na corrida dos cântaros, na corrida dos sacos e outros.

As inscrições para o passeio deverão ser efectuadas até ao próximo dia 19 de Junho, no Posto de Turismo da Câmara Municipal de Miranda do Corvo ou numa Folha de inscrição existente em vários cafés do Concelho. As actividades são gratuitas.


Marchas Populares de S. João, em Miranda do Corvo

E vão Mil!

É verdade...
Cheguei com este post aos mil!
Quando comecei, cedo me diagnosticaram o fim.
A contragosto dalguns e dalgum@s surgiu o Espaço Aberto na rede, para falar sobre Miranda do Corvo e não só...
Depois o Espaço estendeu-se à Lousã e a Penela, por vezes como contraponto.
Mas, por outro lado é bom não olharmos só para o umbigo e descobrirmos aquilo que está à nossa volta.
A verdade é que tenho evitado picardias que não levam a lado nenhum, porque a multiplicidade de escolhas e de opiniões é feita de diferenças...
Por vezes estamos tão perto e tão longe e por esse motivo estendi o Espaço até à Lousã e a Penela, que por certo dirão alguma coisa a todos os Mirandenses.
Espero que continuem a gostar deste espaço que tem sido feito com a minha carolice e disponibilidade.

Mário Nunes

terça-feira, junho 16, 2009

Férias Activas - Verão 2009

A exemplo dos anos anteriores, o Sector de Desporto e Tempos Livres da Câmara Municipal da Lousã vai levar a efeito, de 30 de Junho a 24 de Julho de 2009, as “Férias Activas – Verão 2009”.


As Férias Activas são uma sugestão para a ocupação dos tempos livres, com inúmeras actividades lúdicas, desportivas e recreativas, durante o período das Férias Escolares de Verão.

Em cada edição, tem sido feito um esforço no sentido de proporcionar novas actividades aos participantes, o que contribui para aumentar o leque de experiências dos mais pequenos.


A vertente desportiva será dinamizada por modalidades tão diversificadas como o Basquetebol, Futebol, Desportos de Raquete, Jogos Aquáticos, Natação, Passeio Pedestre, Jogos Tradicionais, Peddy Papper, entre outras.


Na área cultural, os mais pequenos poderão usufruir de um conjunto de ateliers temáticos, onde poderão dar largas à imaginação, desenvolver o seu lado mais artístico, aprender a agir perante novas realidades, em ambiente de convívio e brincadeira.


Para esta edição está previsto a realização de actividades desportivas na praia da Figueira da Foz, Piscina Parque Carlos Reis, praia fluvial de Casal de Ermio, bem como visitas ao Aeródromo, Quartel dos Bombeiros, entre outras.



A frequência das actividades de Férias Activas estará sujeita ao pagamento de uma taxa de inscrição no valor de 20€.



As inscrições e/ou solicitação de mais informações poderão ser efectuadas no Sector de Desporto e Tempos Livres da Câmara Municipal da Lousã até ao dia 26 de Junho de 2009.
No 1º dia das actividades (30 de Junho), a concentração terá lugar no Pavilhão Municipal Nº2 (Anexo à Escola EB 2,3 da Lousã), pelas 9h.



Nota: Famílias que possuam duas ou mais crianças inscritas usufruem de 20% de redução em cada uma delas.


A inscrição nas férias activas para as crianças que comprovem que se encontram inseridas nos escalões 1 e 2 (Acção Social Escolar) têm 80% e 60% de redução do total da inscrição, respectivamente.


Os descontos apresentados não são acumuláveis.


Ai que jeito dariam aos pais, se as autarquias vizinhas seguissem as pisadas do Município da Lousã.


sexta-feira, junho 12, 2009

Fim de Semana no Reino Mágico dos Cogumelos


A Fundação BioLogic@ está a promover o curso de produção de cogumelos em troncos e canteiros, no próximo dia 20 de Junho, na Quinta do Couço, em Penela.
Trata-se de uma acção destinada ao cidadão em geral, mas também aos proprietários agrícolas e florestais, que pretendam iniciar uma actividade económica na área da produção de cogumelos, conseguindo-se desta forma um desenvolvimento económico, com protecção dos recurso micológicos selvagens tão ameaçados.
O programa prevê também um voucher que inclui alojamento, permitindo assim a visita no dia 21 aos recursos turísticos da região.
A acção tem despertado o intereresse de várias pessoas, estando já inscritas várias pessoas não só da região centro, mas também da região da grande Lisboa e do Alentejo.

quinta-feira, junho 11, 2009

Pica Tumilho, no VII FolkNova, Vila Nova, Miranda do Corvo



O Rock cantado em Mirandês vai estar presente no dia 13 de Junho de 2009, do VII FolkNova, em Vila Nova, Miranda do Corvo.

os Celtiberia vão estar no VII FolkNova, em Vila Nova



Vão actuar no VII FolkNova, em Vila Nova, Miranda do Corvo, no dia 12 de Junho de 2009, às 22:30 horas.

Lançamento da Monografia “O Convento de Santo António de Penela”

Dia 13 de Junho, Dia de Santo António, na Capela do Convento de Santo António, em Penela, pelas 16H30, será lançado o livro da autoria de Correia Góis, «O Convento de Santo António».



Este livro sobre o Convento de Santo António possui um significado especial para muitos Penelenses, uma vez que se trata de um documento que ajuda a recordar o passado e a marcar o futuro. O Convento de Santo António, a sua Igreja e o espaço verde envolvente, fazem lembrar outros tempos, o sentido comunitário das gentes, as crenças religiosas e permite conhecer melhor a história do concelho.



Semanas Gastronómicas: “À Mesa com os Santos Populares”


De 12 a 30 de Junho, em Penela comemoram-se os Santos populares, com festas tradicionais por todo o concelho e nos Restaurantes do Concelho também teremos os Santos Populares “À Mesa”. Nesta época visite Penela e venha saborear a nossa gastronomia acompanhada da sardinha da época. Passe bons momentos em Penela e desfrute dos nossos agradáveis roteiros turísticos.

De 12 a 30 de Junho, quem por Penela passar,
à mesa se senta, com um Santo Popular!



Conheça o programa detalhado e a ementa em www. cm-penela.pt/.

Estes são os Velha Gaiteira



E vão actuar no VII Festival FolkNova 2009, em Vila Nova, Miranda do Corvo, no próximo dia 13 de Junho de 2009, pelas 22:30 horas.

quarta-feira, junho 10, 2009

VII Festival FolkNova 2009, Vila Nova, Miranda do Corvo


«Vila Nova vai receber a sétima edição do Folknova, festival já com grande tradição que este ano tem um programa recheado de grandes surpresas. O programa estende-se pelos dias 12, 13 e 14.


A animação começa na sexta-feira com o grupo de Zés Pereiras de Sanfins do Douro que comemora este ano 64 anos de existência. Há mais de seis décadas se tem dedicado a animar festas e romarias por todo o país, preservando uma tradição genuinamente popular.


Segue-se a actuação dos Celtibéria. Trata-se de um grupo de rock celta com origem em Oliveira de Azeméis que há mais de 10 anos vem actuando por todo o país.


Gaita de foles, flautas, bateria, guitarra, teclados, acordeão e violino são alguns dos instrumentos a que os Celtibéria recorrem para criar uma sonoridade muito própria.


É acima de tudo um grupo de amigos, eu acrescento, um grupo de amigos com muita qualidade que merecem ter a ajuda das forças vivas de Oliveira de Azeméis.


"Lendas Sagradas" é o álbum de estreia dos Celtibéria.
De seguida actuam os Aulaga Folk. Esta banda surge em 1999 no coração do Vale de Ambroz-Cáceres, na Extremadura espanhola.


O seu trabalho consiste na compilação e recuperação de temas tradicionais e adaptá-los aos novos tempos.


Surge assim a fusão da música tradicional com todo o tipo de ritmos e melodias, respeitando sempre a origem das mesmas, adaptando-as e dando-lhes um novo realce na grande riqueza das músicas populares e tradicionais.
No Sábado o inicio da animação fica a cargo do “nosso” grupo de gaiteiros do Espinho, seguindo-se a actuação da Velha Gaiteira. Esta nasceu no Paúl com o intuito de divulgar a gaita de fole transmontana e as percussões tradicionais da Beira Baixa. É um projecto de raiz tradicional cujo repertório serve como homenagem a todas as velhas gaiteiras que mantêm viva a musica enquanto veiculo de comunicação e expressão cultural e identitaria. Os seus temas originais partem deste universo rural e pastoril para um novo caminho desbravado todos os dias ao som da gaita, da caixa, do bombo, dos adufes, criando um novo estilo já denominado por Trance Rural Organico...


O Sábado termina em beleza com uma banda oriunda de Miranda do Douro, os Pica Tumilho, cujas letras são cantadas em mirandês e onde são empregues expressões fruto das lidas agrícolas, como "bigorna "e "ambude".
Ensaiam no estábulo e têm como grande dinâmica inspiradora a lavoura.
"Para definir o espírito que esta na base da formação da banda, pode dizer-se que os Picä Tumilho “são um grupo que está para as sacholas e as forquilhas, como um grupo de rock industrial está para a utilização de sons de rebarbadeiras, berbequins ou outro tipo de máquinas”, como diz Emílio, o vocalista e líder do grupo.”


O Festival termina no Domingo com a realização do festival de concertinas.»


Fonte:
http://www.aqui-mirandadocorvo.com



O prometido é devido. A entrada é grátis. O festival desenrola-se desde 12 a 14 de Junho de 2009. Para ampliar, clique sobre a imagem se faz favor.
A organização está a cargo da Junta de Freguesia de Vila Nova, a eles, o meu muito obrigado por me terem feito chegar a publicidade à festa.

terça-feira, junho 09, 2009

VII Festival Folk Nova 2009, em Vila Nova, Miranda do Corvo

E é claro, que os Velha Gaiteira também lá vão estar!

É já este fim-de-semana que se avizinha (12, 13 e 14 de Junho de 2009), que vai ter lugar a 7ª edição dum festival, que teima em permanecer na penumbra e que vai ter lugar em Vila Nova, freguesia, do concelho de Miranda do Corvo.

No entanto, o Espaço Aberto tudo irá fazer, para vos dar mais notícias acerca do mesmo. Um festival, que de ano para ano tem crescido e tem mostrado o que de melhor se tem feito a nível da música popular portuguesa, não se coibindo de trazer até nós algumas bandas estrangeiras do mesmo mainstream.

Festa da Língua Portuguesa

O 10 de Junho em Penela...

Dobre de finados para a agricultura portuguesa?

A pouco e pouco, as terras vão sendo abandonadas, fartos de trabalho árduo, de sol a sol, os agricultores portugueses demandam outras paragens e profissões.

Problemas de escoamento, redimensionamento das parcelas, desertificação do interior, falta de apoio do Ministério da Agricultura e Pescas, desde a formação ao encerramento das inúmeras delegações deste Ministério, tudo tem contribuído para que a Agricultura Nacional se encaminhe a passos largos para o fim!

Neste momento, quem cultiva os campos é uma camada da população bastante envelhecida, pois os novos não querem nada com a terra.

Os mais velhos encontram na terra um complemento às suas escassas reformas.

No entanto, tudo isto poderá piorar ainda, se os agricultores tiverem que declarar no prazo de um ano, todos os poços, linhas de água, fossas e ribeiros que atravessam as suas terras. Terão ainda que assinalar a potênbcia dos seus motores de rega e assinalar num mapa os seus poços através de GPS e com recurso à Internet!

Quem assinalará os poços das terras que jazem ao abandono?

De acordo com o Decreto-Lei nº 226A/2007, de 31 de Maio, todos os proprietários e arrendatários de utilizações dos recursos hídricos, que à data da entrada deste decreto-lei não disponham de título que permita essa utilização, têm que pedir as devidas autorizações/licenças/concessões de utilização, junto das autoridades competentes.

O pedido de autorizações/licenças/concessões é obrigatório para todos os proprietários de terrenos em que haja qualquer tipo de utilização dos recursos hídricos, existentes e que não esteja legalizada, sejam elas poços, noras, furos, minas, charcas, barragens e ou açudes, quer se destine para consumo humano, rega ou actividade industrial.

Para o caso de poços ou furos, executados antes da entrada em vigor da referida legislação, o Artº 89º do mesmo diploma prevê a sua regularização no prazo de 2 anos, isto é, até dia 31 de Maio de 2009.

A legislação citada prevê o regime sobre as utilizações dos recursos hídricos, devendo os pedidos de emissão de títulos de utilização dos recursos hídricos ser instruídos conforme o regulamentado na Portaria n.º 1450/2007, de 12 de Novembro (Diário da República, 1.ª série — N.º 217 — 12 de Novembro de 2007).
A Regularização deve ser requerida mediante requerimento com o tipo e as características da captação, sua localização, características da exploração e o relatório final.

A inexistência deste, deverá ser substituída pela entrega de um relatório de peritagem técnica da captação, efectuada por um técnico com formação na área da hidrogeologia. Após apreciação será emitido o respectivo título de acordo com a legislação (Licença ou Autorização).

Se o requerimento for apresentado até 31 de Maio de 2009, os utilizadores ficam isentos da aplicação da coima. poderão atribuir as concessões, licenças e autorizações necessárias para cada tipo de utilização.

Caso seja detectada qualquer utilização não declarada após 31 de Maio, o seu proprietário incorre numa contra-ordenação muito grave, cuja coima mínima, para particulares, pode ir de 25 mil a 37.500 euros. No caso de pessoas colectivas, a coima pode ir de 60 mil a 2,5 milhões de euros.

É que o governo conta amealhar mais uns cobres, no entanto o tiro pode-lhes sair pela culatra.

Ficando sem impostos e os pequenos e médios agricultores nacionais abandonarem de vez a terra ingrata.

Depois da Indústria, do Comércio, dos Serviços, agora chegou a vez da agricultura.

Já entregaram o país de bandeja em Bruxelas e andam a apregoar para aí que não é sustentável.

Tragam de volta D. Afonso Henriques e D. Nuno Alvares Pereira, que por certo que saberiam o que fazer com tantos socretinos e respectivos comparsas.

Publicado no Kafe Kultura em:

http://kafekultura.blogspot.com



Soma e segue...

10 de Junho de 2009, em Miranda do Corvo

segunda-feira, junho 08, 2009

Resultados Europeias 2009, em Miranda do Corvo!

(Clique para ampliar por favor), Município de Miranda do Corvo - segundo o site da RTP

Eis os resultados:
- PS 1349 votos
- PSD 1241 votos
- BE 385 votos
- CDU 259 votos
- CDS 204 votos
- MRPP 49 votos
- MEP 39 votos
- PH 23 votos
- MPT 21 votos
- MMS 15 votos
- PPM 8 votos
- PNR 7 votos
- POUS 7 votos




(Clique para ampliar por favor), Freguesia de Miranda do Corvo - segundo o site da RTP

Eis os resultados:
- PS 720 votos
- PSD 650 votos
- BE 252 votos
- CDU 162 votos
- CDS 109 votos
- MRPP 27 votos
- MEP 25 votos
- PH 18 votos
- MPT 11 votos
- MMS 8 votos
- PPM 5 votos
- PNR 2 votos
- POUS 1 voto

Se as eleições fossem hoje, isto queria dizer, que ao contrário do que se passou nas Europeias, o PS ganharia as eleições, em Miranda do Corvo (concelho e freguesia)!
Bom isto é para as Europeias vamos ver como se comportam todos os partidos, nas Autárquicas de 2009.

sábado, junho 06, 2009

Santo António do Convento

Aqui Miranda


O Espaço Aberto congratula-se finalmente, por ter companhia na Internet, nasceu esta semana um site, que promete falar de Miranda do Corvo…

Ainda bem, pois esta linda região (concelho de Miranda do Corvo e arrabaldes) merecem toda a nossa dedicação!


http://www.aqui-mirandadocorvo.com/


Aldeias do Xisto também são notícia


Actividades

15.05.2009 a 19.07.2009

Visita aos Cerejais - Fundão

Venha desfrutar de vários programas que foram pensado em si, tendo como tema principal a 'Apanha da Cereja'.

Despido o manto branco das cerejeiras, é agora a vez de se vestirem com o ouro vermelho único da cereja do Fundão.

Dispostas em mosaico, as cerejeiras recebem-nos de braços abertos numa fascinante envolvência de cor e sabor.

Venha participar na tradicional apanha da cereja, onde é possível colocar a cesta de verga no braço e subir a escada de madeira para colher as cerejas, que tanta importância têm na economia local.


Saiba mais Aqui.


07.06.2009 a 07.06.2009

Em torno das Buracas do Casmilo - Caminhada

As paisagens únicas na Serra de Sicó, fruto do modo como são afectadas pela acção dos elementos, as serras calcárias oferecem paisagens muito peculiares.

Dia 3 de Maio, descubra o Vale das Buracas do Casmilo, onde a espectacularidade das formas assumidas pela rocha, as cores e os aromas não o vão deixar indiferente.

Percorra os caminhos antigos entre grutas e algares, campos de lapiás, dolinas e bosques de carvalho cerquinho.

Aprenda um pouco sobre a geologia, a flora e a fauna tão característica desta região e saboreie ainda os seus produtos regionais no piquenique que lhe é preparado.



PROGRAMA
10h - Recepção dos participantes no Casmilo

10h30 - Início do percurso

13h30 – Piquenique

16h00 - Regresso a casa


10.06.2009 a 10.06.2009

Caminho do Pão

Dia 10 de Junho, a aldeia do Casal de S. Simão, no concelho de Figueiró dos Vinhos, é o ponto de partida para este passeio que combina na perfeição as componentes lúdica, desportiva, paisagística e gastronómica.

O Caminho do Pão é uma actividade criada a pensar nos que buscam o que de mais genuíno e tradicional tem o nosso território e nos que gostariam de experimentar, ou de mostrar aos mais novos todo o percurso do pão, desde o cereal até à mesa.

Ao longo de trilhos e caminhos tradicionais que ligavam as povoações aos moinhos de água, os visitantes vão poder apreciar as riquezas paisagísticas do vale da Ribeira de Alge cuja água rega os campos e move os moinhos, onde poderão assistir ao processo tradicional de moagem do cereal.

De regresso à Aldeia, os participantes terão o prazer de almoçar numa casa de xisto típica uma refeição à base de produtos regionais e, de tarde, já com as energias reforçadas, poderão experimentar preparar a massa e o forno a lenha, cozer o Pão e finalmente prová-lo.

10.06.2009 a 10.06.2009

Peddy-Paper em Pedrógão Grande

Venha descobrir com o peddy-paper "Descubra as Maravilhas de Pedrógão Grande", dia 10 de Junhom os encantos desta localidade.

É na vila de Pedrógão Grande que se concentra a grande maioria dos elementos patrimoniais mais emblemáticos.

O evento realiza-se dia 10 de Junho de 2009, quarta-feira, com o início pelas 14 horas e termina pelas 16h30, no centro histórico de Pedrógão Grande e zona das escolas.

Não é novidade que o concelho de Pedrógão Grande apresenta um vasto e rico património arquitectónico. Venha também conhece-lo.

As inscrições estão abertas até dia 8 de Junho e são gratuitas.


11.06.2009 a 11.06.2009

Rota das Tradições do Xisto - Serra da Lousã

Percorrendo as Aldeias do Xisto da Serra da Lousã no concelho de Góis: Aigra Nova, Aigra Velha, Comareira e Pena, com a companhia dos imponentes Penedos de Góis.

O percurso passa por um conjunto de aldeias vivas do concelho de Góis onde os participantes podem desfrutar de características e tradições únicas do território do xisto: alambique, eira, forno e moinho comunitários, hortas e culturas serranas, visita à uma exploração de cabras, soutos, cozinhas e caniços tradicionais, gateiras, pocilga do porco, produtor artesanal de mel da Serra da Lousã.

Momento único será a visita à aldeia de Aigra Velha que ainda dispõe de um sistema defensivo apenas visto nas aldeias e vilas medievais mais antigas do nosso país e a visita aos fósseis marinhos existentes no Penedo de Góis.

Com alguma probabilidade será possível avistar uma rapina ou uma manada de veados neste percurso.

Descubra as Aldeias do Xisto de Góis.

11.06.2009 a 13.06.2009

Transzêzere

O Rio Zêzere é o cenário para uma aventura de três dias onde a tranquilidade da água, a beleza da paisagem e o convívio entre amigos se conjugam numa experiência única.

Experimente a liberdade e a sensação de perfeita comunhão com a Natureza proporcionada pela canoagem de travessia em autonomia.

Transportando nos kayaks toda a comida e material necessários aos dias que se seguem, pode esquecer os horários e quebrar as rotinas, aproveitando ao máximo todos os momentos que lhe preparámos.

Com início na Aldeia do Xisto de Álvaro, o percurso atravessa alguns dos locais mais bonitos do Rio Zêzere, como a foz da Ribeira de Pêra, a Bouçã e a Foz do Alge, passando ainda pela Aldeia do Xisto de Pedrógão Pequeno, até chegar à histórica vila de Dornes.

O acampamento será feito em locais fantásticos junto ao rio.

Saiba mais Aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...