sexta-feira, julho 31, 2009

Agosto é na Praia Fluvial da Louçainha

De 3 a 31 de Agosto o município de Penela leva-o à Praia Fluvial da Louçainha, um autocarro do Município percorrerá, de segunda a sexta, a partir das 08H30, várias localidades do concelho, recolhendo os passageiros junto às paragens de autocarro, com destino à Louçainha.
O regresso do autocarro é às 18H00, permitindo que os seus utilizadores passem um agradável dia nesta praia onde podem também agora usufruir da Fluvioteca, que já se encontra em funcionamento.
Venha à “boleia” connosco até à Praia Fluvial da Louçainha!

Ferraria de S. João - Workshop de Percussão


No próximo sábado, dia 1 de Agosto, a Ferraria de S. João recebe “Serões de Verão no Gondramaz”, uma iniciativa que se decorrerá na aldeia de Gondramaz, prolongando-se neste dia à bela aldeia da Ferraria de S. João, com um Workshop de Percussão “Lixo com Ritmo”.
Este workshop decorrerá durante o dia de sábado, das 10h 30m às 17h 30m, na aldeia do Xisto, Ferraria de S. João, em Penela. Os ritmos e os instrumentos são objectos de consumo diário no nosso quotidiano. Recorrendo à utilização de lixo comum (bilhas e garrafas de água, bidões de metal e plástico, colheres de pau, travões de carros, etc… os participantes podem participar de forma activa na composição de peças rítmicas que serão executadas pelos objectos atrás referidos. A comunicação, a espontaneidade e a vontade de fazer música serão as palavras-chave.
A iniciativa terminará com uma pequena apresentação do resultado do workshop de percussão “Lixo com Ritmo”, cerca da 21H30, com a actuação dos participantes.
Informações: Podem participar crianças desde os 10 anos e adultos.ADXTUR Tel.: 275 647 700 – Tlm.: 960 101 873info@aldeiasdoxisto.pt

terça-feira, julho 28, 2009

Lei dos Poços

Apenas os proprietários de furos com meios de extracção poderosos, acima dos 5 cavalos (cv), necessitam de uma licença de utilização. Os restantes – cerca de 99 por cento dos casos – estão isentos dessa obrigação. O ministro do Ambiente, Francisco Nunes Correia, responde assim às preocupações manifestadas por um grupo de agricultores de Bragança, que criou mesmo a Associação Nacional de Proprietários de Poços, Furos e Captações de Água para travar aquela que é já conhecida como a “Lei dos Poços”.O uso de meios com 5cv permite extrair 110 metros cúbicos de água por hora, num poço com 10 metros de profundidade. Esta é uma fasquia «muito alta, associada a grandes projectos hidroagrícolas», pelo que são mais susceptíveis de ter um «impacte significativo na qualidade das águas», esclarece Nunes Correia. No caso de valores de extracção muito elevados – de mais de 16,600 mil m3/ano, os proprietários ficam obrigados ao pagamento de uma taxa anual de 10 euros, um valor que aumenta proporcionalmente.
Manifestando-se «surpreendido» com a interpretação «absolutamente errónea» que foi feita da lei, Nunes Correia explicou esta tarde, em conferência de imprensa, que «as captações antigas não têm de ser comunicadas às Administrações de Região Hidrográfica (ARH) se os meios de extracção tiverem menos de 5 cv».Essa comunicação é facultativa e permite apenas assegurar os direitos que assistem ao proprietário no caso de um vizinho pedir a abertura de um furo nas imediações do terreno. De igual modo, se não for feita, não implica o pagamento de qualquer coima. Em tom irónico, o ministro garantiu que «quem tirar um balde de água para dar de beber ao gato não precisa de licença».
Captações novas também não pagam.
Em relação às captações novas, a comunicação deixa de ser facultativa, mas não exige qualquer pagamento. «Quem abrir um furo onde não tenha meios de extracção superiores a 5cv tem apenas que dar conhecimento às ARH», sublinha o governante.No caso de possuírem meios com mais de 5cv de potência, os proprietários das captações devem regularizar a situação, obtendo na ARH correspondente à área em questão uma autorização para o uso dessa água, até 31 de Maio de 2010. No entanto, dado que «a generalidade dos meios de captação que as pessoas têm nos seus furos particulares ou poços não ultrapassa 1 cv, estarão isentos de licenciamento cerca de 99 por cento dos casos», refere.
Fonte" AmbienteOnline"

quinta-feira, julho 23, 2009

Miranda do Corvo, Sempre mais e melhor ou Miranda, de Alma e Coração?


Depois de Miguel Baptista ter apresentado a sua candidatura à Câmara Municipal de Miranda do Corvo, num convívio promovido pelo PS, com direito a música e a churrasco, eis que o PSD, apresenta no próximo dia 26 de Julho de 2009, às 21 horas, na Praça José Falcão, a sua candidata à Autarquia, Fátima Ramos.

As páginas dos candidatos:

http://miguelbaptista.com

http://www.fatimaramos.com

quarta-feira, julho 22, 2009

Outdoor do Parque Biológico da Serra da Lousã - Quinta da Paiva, em Condeixa-a-Nova

Biblioteca Jardim iniciou actividades


A Câmara Municipal de Miranda do Corvo está a implementar o projecto denominado Biblioteca Jardim.

Este projecto desenvolve um conjunto de actividades para as crianças do Concelho durante as férias escolares.

As actividades vão decorrer em diferentes locais, nomeadamente no jardim da Praça José Falcão, na Biblioteca Miguel Torga, nas Piscinas Municipais, no parque de lazer da Quinta da Paiva, no Gondramaz, entre outros espaços.

Estão planeadas actividades diferentes para todos os dias da semana. Às segundas e quartas-feiras no jardim da Praça José Falcão, serão os trabalhos manuais, os jogos didácticos e tradicionais a animar as crianças e jovens, às terças e quintas-feiras na biblioteca municipal Miguel Torga, a leitura, a expressão dramática e a música irão preencher as tardes dos participantes. Para as sextas-feiras estão previstas visitas a diferentes locais de interesse do Concelho, Gondramaz, Paiva, Piscinas/praia, Quartel dos Bombeiros Voluntários, entre outros, estando também previsto a projecção de alguns filmes e sempre que possível a semana acaba com a realização de um pic-nic entre todos.

Todas estas actividades são acompanhadas por profissionais qualificados, nomeadamente professores de inglês, de música e de educação física. O objectivo deste executivo é proporcionar às crianças e jovens mirandenses uma ocupação saudável e com actividades diversificadas durante o período das férias escolares.

Aves do Açor – Um percurso por montes e vales


Até ao dia 30 de Setembro de 2009, no Ecomuseu da Serra da Lousã, os visitantes poderão apreciar e conhecer as aves que existem na Serra do Açor. Com efeito, ao participar nesta “viagem por montes e vales”, quem ali se dirigir e observar esta exposição de fotografias, tem a possibilidade de conhecer a riqueza dessa região, em termos de avifauna.

Esta mostra só foi possível, graças aos trabalhos de campo realizados entre 1997 e 2001 pelo ICNB, para o recenseamento da avifauna deste sistema montanhoso.

A visita é gratuita e necessita de marcação prévia.

Marcações:
- endereço de correio electrónico - ppsa icnb.pt;
ou
- tel. 239 993 372.

Visite a exposição e aprecie os seres que, ao longo da História, as pessoas sempre invejaram: as aves!



Ecomuseu da Serra da Lousã
R. Miguel Bombarda, n.º 18
3200 – 248 Lousã

segunda-feira, julho 20, 2009

Novo sintético nasce em Penela


Penela viu ontem ser inaugurado o renovado Parque Desportivo de São Jorge, que receberá os jogos do Penelense... mas não só.

Paulatinamente, os relvados sintéticos vão-se alastrando um pouco por todo o distrito. Em Coimbra já nasceram alguns, na Tocha também e noutros concelhos também a qualquer momento irão aparecer. Ontem foi a vez de Penela, com o antigo Campo de S. Jorge a dar lugar ao “renovado” Parque Desportivo de S. Jorge, que além de um novo piso recebeu ainda uma nova iluminação e todos os equipamentos necessários.Durante a inauguração oficial, o presidente da Câmara Municipal não escondia o contentamento pela obra feita. Paulo Júlio avisou, desde logo, que a mais recente «infra-estrutura é transversal e ficará ao serviço de todo o concelho», não se limitando às actividades do clube de futebol da terra, o Penelense. «É um espaço importante para todas as associações desportivas do concelho, que vai estar ao serviço das pessoas, nomeadamente dos jovens. E para termos retorno no investimento feito há que utilizá-lo», acrescentou.
O Parque Desportivo de S. Jorge ficará sob gestão da autarquia e demorou cerca de quatro meses a ser remodelado, com um custo total de cerca de 550 mil euros, dos quais 350 mil vieram do Programa Operacional Temático de Valorização do Território. Sobre a realidade desportiva do concelho, o edil entende que «ao nível de infra-estruturas desportivas existe mais do que o essencial. Apenas na freguesia da Cumieria falta requalificar o polidesportivo», explicando também que a obra ontem inaugurada «não é possível ser replicada nas outras freguesias».
Presente na cerimónia, o presidente da Associação de Futebol de Coimbra, Horácio Antunes, elogiou o «magnífico espaço desportivo», salientado o facto de estar a ser «alterado o panorama das infra-estruturas ao nível do futebol do distrito», acreditando que «em meia dúzia de anos haverá relvados sintéticos em todos os concelhos». A festa foi ainda abrilhantada com um evento cultural, bem como jogos de futebol na categoria de escolas, mas também entre os veteranos do Penelense e do Benfica.

Fonte: Diário de Coimbra

quarta-feira, julho 15, 2009

E porque não, um Movimento Independente às Autárquicas 2009 – Miranda do Corvo?

Chegou-me aos ouvidos que o marasmo iria ser sacudido nas próximas Autárquicas, um zum zum corre na vila, que alguns cidadãos descontentes com a realidade política nacional e local, ponderavam constituir uma lista alternativa para avançarem para a Câmara, pessoalmente não acredito…

Segundo o que consegui apurar são pessoas de vários quadrantes políticos, que estiveram ligados num passado recente a vários partidos políticos, desde o PS, passando pela CDU e BE, e que não se revêem na estrutura local dos mesmos.

Muita gente tem a sensação que algo paira sobre a sociedade mirandense, manipulando a seu bel-prazer partidos, pessoas, e estruturas. Mas é capaz de ser ilusão óptica.

E as estruturas internas dos diversos partidos embarcam na onda, as bases estão minadas pela inveja, senão vejamos a quantidade de políticos descartáveis utilizados pelo PS, CDU e BE. Não se compreende como é que inúmeras pessoas válidas foram afastadas nessas purgas internas, sendo substituídas por ilustres desconhecid@s, que nada tem a ver com o concelho e estão afastados da realidade mirandense.

Após as Autárquicas 2005, depois de mais uma retumbante vitória do PSD, a oposição desapareceu em Miranda do Corvo, puff…

O PS manteve-se discreto na sombra travando lutas inglórias, nos Paços do Concelho, reagindo a quente em muito poucas situações, como por exemplo um comunicado da JS, que seria suposto agitar a sociedade mirandense, um panfleto distribuído em finais do ano de 2008, tirando o espaço de Miguel Baptista, junto ao Mercado Municipal e o recente info-mail, nada mais…

A CDU após as Autárquicas 2005 adormeceu qual Bela Adormecida, que só acorda de 4 em 4 anos, para as eleições. No entanto vimos alguns elementos desta força partidária envolvidos em algumas associações cívicas mirandenses e lutando pelo caminho-de-ferro.

Quanto ao BE, após a saída dalguns elementos, nota-se que cada vez mais está mais elitista e cinzento, falta-lhe descer à realidade local, às freguesias e aos lugares e os candidat@s descerem do pedestal, ombreando com o povo.

Para além disso mantêm-se na lista pessoas que nada tem a ver com Miranda do Corvo. Falta povo à agremiação de Louçã. Para não falarmos dalguns mortais à retaguarda, flick flack, já está, o dito por não dito…

Nada de novo em Miranda do Corvo, tudo permanecerá como dantes.

Assim será fácil à Dra. Fátima Ramos e ao PSD consolidarem mais uma vitória.

Há até quem admita que com candidatos destes e listas como estas, mais vale ficar em casa.

Porque os verdadeiros problemas de Miranda do Corvo permanecem por discutir.

Convenção sobre Cultura

Irá ainda igualmente ter lugar no próximo dia 16 de Julho de 2009, no Auditório do Edifício dos Paços do Município, em Miranda do Corvo, uma Convenção sobre Cultura. Participe!

Encontro de Bandas

Vai também decorrer no próximo domingo 19 de Julho de 2009, um Encontro de Bandas, a ter lugar às 15 horas, na Praça José Falcão, em Miranda do Corvo.

19 de Julho de 2009 - Inauguração da Praça Dr. Fausto Correia, em Miranda do Corvo

Para ampliar clique sobre o convite se faz favor

Mercado da Agricultura Familiar e Tradicional, a 19 de Julho, em Penela

No próximo Domingo, dia 19 de Julho, das 09H00 às 13H00, na Praça da República, Penela recebe mais uma edição do Mercado da Agricultura Familiar e Tradicional.

Além da frescura dos produtos e das relações de proximidade que se estabelecem entre vendedores e compradores, outra grande vantagem de comprar no Mercado de Agricultura Familiar e Tradicional de Penela é a facilidade de achar, consoante a época do ano, produtos de produção nacional, regional, e sobretudo local, que dificilmente se encontrariam nas grandes superfícies.
Sendo um mercado de PRODUTOS DA TERRA, um mercado livre, agrícola, agroecológico, com produtos vegetais produzidos de modo biológico, não certificados, onde os agricultores do concelho que praticam uma agricultura familiar e de conservação, têm uma oportunidade de comércio.

Experimente fazer as suas compras neste espaço e contribua para manter viva a tradição dos mercados agrícolas e do mundo rural.

Compre os produtos da nossa terra, VISITE O MERCADO DE AGRICULTURA FAMILIAR E TRADICIONAL DE PENELA, no próximo Domingo, a partir das 09H00, na Praça da República.

Inauguração do Relvado Sintético do Parque Desportivo S. Jorge, em Penela

No próximo Domingo, dia 19 de Julho é inaugurado o relvado sintético do Parque Desportivo S. Jorge. Neste dia vão decorrer várias actividades neste Parque Desportivo.

PROGRAMA:

09h30 – Torneio Fut. 7 Iniciados (13-14 anos) e Juvenis (15-16 anos)
11h30 – Jogo Juniores: CDR Penelense x A. Desportiva Figueiró dos Vinhos
16h00 – CERIMÓNIA DE INAUGURAÇÃO
16h30 – Torneio Fut. 7 Escolas (6-10 anos) e Infantis (10-12 anos)
17h00 – Jogo Fut. 11 Veteranos: S. L. Benfica x C.D.R. Penelense
no Intervalo Jogo demonstração Escolas de Penela (Fut 7)
21h30 – Jogo Fut. 11 Séniores: C.D.R. Penelense x Podentes

Participe e venha conhecer o novo relvado do Parque Desportivo S. Jorge!
Venha ver e jogar connosco!

Encontros do Pé na Rua já começaram!


Os Encontros do Pé na Rua já andam pelas ruas da Vila de Penela até ao próximo dia 19 de Julho.

Artes Circenses | Teatro | Música | Danças | Artes Plásticas
Com mais de 3 dezenas de artistas e grupos.
Oficinas, concertos, espectáculos de Teatro e Circo, conversas/debates, uma Gala, lindas paisagens, muita festa e muita amizade compõem o programa.

Destacamos:

17 JULHO | SEXTA
Pavilhão Multiusos

22H00 - Noite Folk com os grupos:
* Baileburdia
* Mu
* DJ Osga

18 JULHO | SÁBADO

21H30 - Gala dos Encontros do Pé na Rua | Auditório Municipal de Penela
- Tinto e Jeropiga seguido de Palco Aberto | C.D.R. Penelense

19 JULHO | DOMINGO

16H00 - Arruada | Ruas da Vila de Penela
17H00 - Olimpíadas do Malabarismo | Praça da República
18H00 - Arraial de Encerramento | Praça da República

Para mais informação consultar:

Consulte o programa detalhado em www. cm-penela.pt e em www.encontrosdopenarua.blogspot.com

Entrada Gratuita em todas as actividades.
Parque de Campismo Gratuito.

sábado, julho 11, 2009

Movimento de Defesa do Ramal da Lousã contesta evolução do projecto do metro


O Movimento de Defesa do Ramal da Lousã ainda alimenta esperanças de que é possível travar o projecto do metro a tempo de «se evitar o abismo», apesar de já terem sido lançados os concursos para a requalificação dos troço entre Serpins (Lousã) e Alto de São João (Coimbra).

Os responsáveis do movimento acreditam «que é possível» interromper os concursos lançados, um deles já concluído e em fase de apreciação de propostas, quando «várias personalidades credenciadas, onde se inclui o Presidente da República, questionam os grandes investimentos e recomendam a sua avaliação».

«Se podem parar projectos como o novo aeroporto ou o TGV porque não se pode parar este», questionou Isabel Simões, porta-voz do movimento, numa conferência de imprensa realizada ontem à tarde, na estação do Parque (Coimbra), que juntou vários activistas da causa.

Sem baixar os braços nesta luta, o movimento anunciou que vai expor as suas reivindicações à Casa Civil da Presidência da Republica, na impossibilidade de reunirem com o Chefe de Estado, Cavaco Silva.

Defendendo a electrificação da linha e a colocação de novo material circulante, o MDRL exige «mais respeito» para com os utentes que nunca foram ouvidos no processo, mesmo depois de sofrerem «tantas experiências de triste memória, como as bailarinas, espanholas e a recauchutagem das Allan, pelo que não aceitam servir mais uma vez de cobaias».

Isabel Simões sublinhou que o projecto do metro foi «sempre conduzido ao sabor de calendários e interesses eleitorais, onde são visíveis as pressões de poderosos interesses, nomeadamente da área das grandes obras e fabrico de material circulante».

Caso o projecto do metro avance, os transportes rodoviários alternativos à ferrovia, no período em que a linha encerrar para obras, não têm «condições aceitáveis» para servir as populações, considera o movimento.

«Está bem à vista que não existem alternativas rodoviárias para substituir, em condições aceitáveis, o transporte ferroviário que actualmente serve as povoações vizinhas desta linha», referiu Isabel Simões, aludindo também «aos graves prejuízos laborais e familiares dos utentes» no futuro.

Considerando o projecto um «autêntico disparate», para citar «técnicos qualificados que também advogam a modernização e electrificação do ramal ferroviário», o movimento desconfia da resistência do Governo em «avaliar esta alternativa» e questiona se «haverá compromissos previamente assumidos e que não se possam divulgar».

«Para o grande investimento que se anuncia (mais de 300 milhões de euros) não se conhecem estudos de procura e de viabilidade económica que demonstrem a sua sustentabilidade, nem análises custo/benefício comparando esta e outras alternativas (como a electrificação e modernização do ramal».

O MDRL considerou que, «ao contrário da grande propaganda, a reabilitação e electrificação dos ramais ferroviários existentes, com material circulante adequado, é uma solução moderna, eficaz e económica, cada vez mais adoptada para o transporte suburbano de passageiros», à semelhança do que aconteceu nas linhas do Sado, Guimarães, Beira baixa e Ramal de Leixões.

Mário Sol, um dos activistas, garantiu que o movimento «vai continuar a defender que o ramal seja uma linha ferroviária», salientando que obras efectuadas há vários anos ao nível do rebaixamento dos túneis, reforço das pontes e estabilização da plataforma férrea permitem «a electrificação e remodelação» sem recurso ao seu encerramento.


Fonte: Diário de Coimbra


quinta-feira, julho 09, 2009

Gripe A (H1n1)

Clique para ampliar - informação essencial!

Diferenças entre a Gripe normal e a gripe A:



Não é para assustar, mas para estarem atentos.



Festival do Bem Estar





Já só faltam 2 dias.....



FESTIVAL DO BEM ESTAR

10 a 12 de Julho



Praça José Falcão

Miranda do Corvo



Tai Shi YOGA PILATES

Massagens Shiatsu



REIKI&KARUNA REIKI



Rastreios Cosmética Nutrição



agricultura biológica



Atelier Gente Miúda



Música



Danças... muitas danças...

kizomba, salsa, tango argentino....e muito mais...



Vem participar em todas as actividades...

TUDO GRATUITO!!!!



A Câmara Municipal de Miranda do Corvo vai organizar a segunda edição do Festival do Bem Estar, entre os dias 10 e 12 de Julho.

O Município de Miranda do Corvo tem vindo a desenvolver um programa de intervenção claramente direccionado para o bem-estar social e qualidade de vida. “É nosso lema que não basta uma sociedade livre, democrática, igual nos direitos, se muitos são excluídos, marginalizados, impedidos de ter acesso ao mínimo de bem-estar que deve fazer parte da dignidade humana”. Miranda tem procurado com as suas práticas dar cumprimento a esta filosofia.

Ao longo dos anos o Município e as IPSS do concelho têm vindo a investir com o objectivo de aumentar o bem-estar social e a qualidade de vida.

Salientamos alguns investimentos e projectos com grande impacto a este nível, nomeadamente o Parque de Lazer da Quinta da Paiva, incluindo piscina e parque biológico, as piscinas nas freguesias, as intervenções no Gondramaz incluindo o percurso acessível e a rede de caminhos pedonais.

Tirando partido da proximidade com Coimbra (capital da saúde), e da existência no Concelho de vários serviços de apoio à saúde e ao bem-estar vocacionados para diferentes escalões etários, pretende-se assumir Miranda do Corvo como um pólo de conhecimento na área do bem-estar e longevidade.

Aliada a estes serviços, a qualidade da paisagem, dos recursos naturais, o património, a cultura, as tradições religiosas e a gastronomia representam mais-valias para a criação de um produto turístico.

A criação de um evento temático, ligado ao bem-estar e à longevidade insere-se nesta estratégia e tornou-se em mais um cartão-de-visita do Município, oferecendo ao longo de 3 dias todo um programa arrojado e original, que vai colocar Miranda do Corvo na agenda e rotas turísticas de referência.

Em Miranda do Corvo, durante o Festival, será possível satisfazer alguma dessa curiosidade.

Para além de massagens, estética, reiki, karuna-reiki, tai chi e pilates haverá aulas de yoga para crianças dos 3 aos 5 e dos 6 aos 10 anos bem como uma sessão para seniores.

As aulas de yoga para crianças serão orientadas por Paulo Simões, as de yoga sénior por Norman Lashley. As de Reiki serão ministradas por Ana Gonçalves, Guido Frans Verrier e Gonçalo Ribeiro. O Tai Chi será orientado por Tchum Nhu Liem e finalmente as aulas de Pilates serão ministradas por Alexandra Pereira, estas duas últimas do centro de bem-estar Light Balance.

A Casa de Saúde de Santa Filomena irá promover vários rastreios, educação para a saúde e avaliação de riscos. A Unidade Móvel de Apoio ao Cidadão complementará este tipo de apoio.

O atelier “Gente Miúda” estará, no sábado e no domingo entre as 15 às 18 horas, aberto para os mais jovens com face painting, desenho, jogos.

No dia 12 à tarde, os mais aventureiros, com idades dos 6 aos 11 anos, poderão participar numa actividade lúdica intitulada “Natureza Brincalhona” onde poderão mostrar o seu espírito de equipa na Zona desportiva e de lazer da Quinta da Paiva. Haverá transporte pelas 15 horas e 30, a partir da Praça José Falcão.

Os workshops de dança irão decorrer nas tardes de sábado e domingo, onde o público poderá aprender alguns passos de salsa, merengue, kizomba, tango argentino, entre outros.

Encontram-se igualmente agendados vários espectáculos.

Na sexta-feira, dia 10, pelas 21 horas e 30 realiza-se um concerto com o grupo “A Presença das Formigas”.

O grupo de Cantares da Universidade Sénior da ADFP irá demonstrar os seus dotes musicais no dia 11, também às 21 horas e 30.

Pelas 22 horas de Sábado as escolas de dança L.A Smile Dancing, Afro Swing, Afriklave, Arte e Movimento, Pásion, Salsacenter e os Cubanos vão desfilar pelo palco a apresentar danças de vários estilos. Estas escolas irão também estar presentes no domingo, pelas 21 horas e 30.

O Festival contará com a presença de vários expositores que apresentarão os seus serviços e produtos, nomeadamente a Light Balance, Ana Gonçalves – Centro de Beleza e Bem Estar, Miranfarma, Quinta do Mouro, Loja do Sr. Falcão, Salutec, Miranatura, Naturhouse, Lousãmel, Planta do Xisto, Alto da Trigueira, Oriflame, Terra Planta, Rede de Cidades Saudáveis, Fundação ADFP, Lar Dr. Clemente Carvalho, Santa Casa da Misericórdia de Semide e AREAC.

A entrada no festival e a participação nas actividades são gratuitas.

Durante este evento serão entregues os prémios para aos vencedores do concurso, Miranda do Corvo, um concelho a florir.

O evento é organizado pela Câmara Municipal, em colaboração com a ACIC, através do programa MODCOM, dado que este evento contribui para a dinamização do comércio tradicional.

De salientar também que durante o Festival do Bem-estar vai ser dado inicio a uma campanha de solidariedade com Santa Catarina do Fogo, município de Cabo Verde recentemente geminado com Miranda do Corvo.


quarta-feira, julho 08, 2009

Encontros do Pé na Rua


Os Encontros do Pé na Rua são um evento pluridisciplinar, que vai decorrer de 14 a 19 de Julho por diversos locais da Vila de Penela.
Esta que é a segunda vez que Companhia residente "Encerrado para Obras" promove este evento, contando com o apoio do Município de Penela nesta 2ª Edição.
O evento conta com a participação de mais de 3 dezenas de artistas e grupos nas áreas das:

• Artes Circenses
• Teatro
• Música
• Danças Tradicionais
• Artes Plásticas

Oficinas, concertos, espectáculos de Teatro e Circo, conversas/debates, uma Gala, lindas paisagens, muita festa e muita amizade compõem o programa.
Na presente edição destacam-se as participações do malabarista alemão Matthias Romir e das bandas Mu e Bailebúrdia.

Entrada Gratuita em todas as actividades.
Parque de Campismo Gratuito.

As oficinas têm um número limitado de participantes, para uma pré-inscrição enviar mail para:
encontrosdopenarua@gmail.com

Para mais informação consultar:

Consulte o programa detalhado em www.cm-penela.pt

www.encontrosdopenarua.blogspot.com

www.encerradoparaobras.com

Encontro sobre Ciência e Novas Tecnologias aplicadas à Arqueologia no Espaço-museu do Rabaçal


O Espaço-Museu da Villa Romana do Rabaçal vai ser palco nos próximos dias 10 e 11 de Julho, do Encontro sobre Ciência e Novas Tecnologias aplicadas à Arqueologia.

Este Encontro conta com 35 apresentações, repartidas por 9 sessões temáticas, reunindo participantes de Portugal, Espanha, Alemanha e Itália, no Espaço-museu do Rabaçal / Centro de Interpretação da Villa romana.

Pretende-se trazer a esta reflexão alargada de trabalho as actividades decorrentes da colaboração de pessoas e instituições ligadas ao processo de descoberta, estudo, conservação, extensão educativa e acolhimento activo na Villa romana do Rabaçal, sendo de destacar o apoio que tem vindo a ser dado a esta acção pelo Município de Penela, Associação de Amigos da Villa Romana do Rabaçal, Serviço de Belas Artes da Fundação Calouste Gulbenkian, Departamento de Ciências da Terra, da Faculdade de Ciências e da Tecnologia da Universidade de Coimbra, Rede Portuguesa de Museus e Museo Nazionale di Ravenna.


Consulte o programa detalhado em www. cm-penela.pt.

Não perca a oportunidade de escutar a 9ª Sinfonia de Beethoven, na Lousã


9ª Sinfonia de Ludwig Van Beethoven, pela Orquestra Clássica do Centro.

Dia 11 de Julho, às 21:00, no Anfiteatro do Parque Carlos Reis.


segunda-feira, julho 06, 2009

Sete concorrentes apresentaram propostas para a empreitada troço Miranda do Corvo-Serpins



Sete concorrentes apresentaram no dia 15 de Junho propostas para a realização da empreitada de infra-estrutura para o troço Miranda do Corvo-Serpins. Recordamos que o concurso foi lançado a 20 de Março, tem uma extensão aproximada de 16,4km, representando cerca de 42% da Linha Verde (Linha da Lousã) e está integrado na 2ª Etapa da 1ª Fase de Mobilidade do Mondego. O prazo de execução da empreitada é de 365 dias e o preço base é de 33 Milhões de Euros. Neste momento está a decorrer o processo de apreciação das propostas.

CONCORRENTES:

- ODEBRECHT-BENTO PEDROSO, S.A./ABRANTINA, S.A./LENA ENGENHARIA, SA
- SOMAGUE, S.A. / TEIXEIRA DUARTE, S.A. / SOARES DA COSTA, S.A.
- EIP, S.A. / TECNOVIA, S.A. / AZVI, S.A.
- DST, S.A. / SOLUX CORSÁN, S.A.
- OBRECOL, S.A.
- OPWAY, S.A. / EDIFER, S.A.
- MOTA-ENGIL, S.A. / RRC, S.A. / CONDURIL, S.A.

Na Agenda de Miranda do Corvo - Mês de Julho de 2009

Senhor da Serra

A agenda de Miranda do Corvo, para o mês de Julho de 2009, disponível em:


domingo, julho 05, 2009

Última hora...

Segundo o jornal «Campeão das Províncias», Álvaro Maia Seco, actual Administrador da Metro Mondego é o candidato do PS, ao município conimbricense.
O meu comentário: Que promiscuidade... anda no mundo da política, entre o sector privado e o sector público, onde começa o privado e acaba o público, enfim, é o país que temos...
E no final tudo fica na mesma ou pior.
Precisa-se duma reciclagem na política nacional.
Uma espécie de «rewind».
Sangue novo, novas gentes, com ideias novas.
As pessoas começam a ficar saturadas e a desinteressarem-se do debate de ideias, porque são sempre os mesmos, a pandilha do costume ou os amigos e os interesses que a ela andam associados, ao vil mundo da política.

sábado, julho 04, 2009

13ª Concentração de Motos Antigas

Na Agenda de Penela, mês de Julho de 2009


Podentes


A agenda de Penela para o mês de Julho de 2009, disponível em:

http://www.cm-penela.pt/agenda.php




Na Agenda da Lousã, mês de Julho de 2009

Casal de Ermio


A agenda da Lousã para o mês de Julho de 2009, disponível em:

http://www.cm-lousa.pt/agenda/index.php


quarta-feira, julho 01, 2009

Expo-Saúde, Teste a sua Saúde!


Nos dias 5 e 6 de Julho decorre no Auditório Municipal de Penela (edifício da Biblioteca Municipal), a Expo-Saúde, uma exposição inteiramente dedicada à saúde onde serão realizados vários testes gratuitos a quem estiver interessado, bem como aconselhamento sobre como melhorar a saúde.

PROGRAMA
5 de Julho (Domingo)

15H00 às 19H00 – Testes gratuitos: colesterol total, glicose, tensão arterial, densitómetria óssea, Teste de Endurance Física de Harvard, medição de percentagem de gordura corporal, avaliação do seu Risco Cardíaco e da Idade pela Saúde, entre outros.

19H30 – Conferência “Como Evitar o Cancro”

6 de Julho (segunda-feira)

18H00 às 20H00 – Testes gratuitos: colesterol total, glicose, tensão arterial, densitómetria óssea, Teste de Endurance Física de Harvard, medição de percentagem de gordura corporal, avaliação do seu Risco Cardíaco e da Idade pela Saúde, entre outros.

20H00 – Conferência “Exercício para a Vida"


Venha visitar a Expo-Saúde em Penela e descubra alguns truques para ter uma vida saudável!

Sábado Musical em Penela

Este fim-de-semana Penela terá também duas iniciativas de foro musical, a decorrer no dia 4 de Julho, sábado:


- ENCONTRO DE COROS (Org.: S. F. Penelense e Choral Poliphónico João Rodrigues de Deus), na Igreja da Misericórdia, pelas 21h30.


- AJP FEST ROCK com as bandas: Decibel Zero (Penela), Glow (Condeixa), Altfel (Alfarelos) (Org.: AJP), no Pavilhão Multiusos de Penela, pelas 23h00.

“Com a Arte na Alma”, José Malhoa em Exposição

De 4 de Julho a 1 de Agosto, José Malhoa estará em Exposição “Com a Arte na Alma”, na sala de Exposições Temporárias do Auditório Municipal de Penela.


Uma exposição que pretende dar a conhecer o pintor José Malhoa (28 de Abril de 1855 – 26 de Outubro de 1933) e a forma como viveu. Esta mostra surgiu após um longo trabalho de pesquisa em História e Arte locais, resultando já na publicação de dois livros.


Do seu percurso de artista e das suas obras mais representativas, a exposição traça um roteiro para ver e para reflectir com os olhos da alma.



III Concurso Concelho a Florir, inscrições abertas!


A Câmara Municipal de Penela organiza pelo terceiro ano, com o apoio das Juntas de Freguesia do Concelho, o concurso “Concelho a Florir”.

O objectivo deste concurso é apelar ao sentido estético dos cidadãos e ao seu espírito comunitário para que através de um esforço conjunto, dos habitantes e da Autarquia, o Concelho esteja mais embelezado.

Assim, o concurso “Concelho a Florir” destina-se a todos os moradores do Concelho.

As inscrições, gratuitas, encontram-se abertas ao dia 10 de Julho e podem efectuar-se no Posto de Turismo ou em qualquer Junta de Freguesia.

Saiba mais em www. cm-penela.pt.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...