sábado, maio 29, 2010

Abriu a Expo Miranda 2010

“O primeiro dia de Expo-Miranda foi acompanhado dos bons sabores locais e de algumas surpresas. A primeira foi revelada logo no início da abertura do certame, quando cerca de uma centena de alunos da Escola EB 2/3 Secundária José Falcão surpreendeu os presentes com um “flash mob” em que estudantes do 7.o ao 9.o ano fizeram uma coreografia ocupando todo o corredor transversal dos expositores. «Preparámos isto nos últimos dois, três dias», afirmou Laura Gonçalves, do 8.o ano daquela escola, adiantando que «foi muito divertido», trabalhar o “flash mob”. Enquanto isso, Diogo Cancela, do 9.o ano, explicou que «foram os professores que sugeriram» a coreografia e que a partir daí se integraram os alunos dos outros anos.


Paralelamente, a comitiva que presidiu a inauguração, foi, como habitualmente, de stand em stand, conhecer os produtos e entidades que ali expõem, sempre acompanhados pelos petiscos tradicionais, que os diversos expositores disponibilizaram, como o vinho de Lamas, da Junta de Freguesia de Lamas, o leitão, a chanfana e a tradicional jeropiga de Moinhos, ali representada pelos confrades da Confraria dos Amigos da Geropiga de Moinhos e Arredores.

GNR estrearam o palco do certame

Os expositores são muitos e a variedade é a palavra de ordem, desde vestuário a automóveis, passando pelas novas tecnologias e pela educação, cada stand tem algo para descobrir e incita a visitar, como é o caso do expositor do Parque Biológico da Serra da Lousã, cuja guia, Patrícia Baltazar, conta que, logo no primeiro dia de certame, o expositor chamou a atenção dos visitantes, até porque, além dos panfletos, o local está munido de um vídeo promocional que mostra todas as zonas de interesse do parque, como a zona de vida selvagem e o centro hípico.


E se as primeiras horas de expo foram “tímidas” em termos de visitantes, ao fim da tarde a conversa já era outra. Aqui e ali, aproveitando a zona das tasquinhas, passeavam famílias e grupos de amigos, alguns, inclusive, de fora da região. Foi o caso de Cátia Felício, que, apesar de residir na Marinha Grande, aproveitou para passar estes dias de feira em Miranda. «Já não é a primeira vez que venho», conta, afiançando que este ano o certame «está melhor», aliás, a jovem de 17 anos defende a organização da expo, confessando que só o cartaz poderia ser melhor.


Entre autarcas e representantes municipais, estiveram também presentes João Aqueleu, presidente de Santa Catarina do Fogo, município cabo-verdiano geminado com Miranda do Corvo, e Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal. À noite, os GNR, banda mítica de rock português, deram espectáculo e agitaram o palco da Expo-Miranda.”

Fonte: Diário de Coimbra





Corrida de Toiros, em Miranda do Corvo

Fiquei boquiaberto, quando vi este folheto...
É bem real, no próximo dia 6 de Junho de 2010, pelas 17:30 horas, Miranda do Corvo irá assistir a uma corrida de toiros, com os cavaleiros Carlos Alves, Tiago Cantante e Sofia d' Almeida, acompanhados pelas respectivas quadrilhas de bandarilheiros, os Forcados Amadores do Aposento Tomar e Benavente.
Com 5 imponentes toiros da Herdade de Camarate.
O folheto diz no final que o espectáculo é para maiores de 6 anos(!)
Pasme-se...

domingo, maio 23, 2010

Feira Medieval de Penela

Aproveite este fim-de-semana e venha até Penela viver a história connosco!

Quer dar uma experiência inesquecível à sua família? Então, junte a família e entre na máquina do tempo connosco venha conhecer a época medieval.


Ao longo destes dias pode contar com animação de rua, desde demonstrações de falcoaria, danças e músicas medievais, passando pelo teatro até aos espectáculos com cuspidores de fogo e malabaristas. Pode visitar os comerciantes Medievais, a decorrer ao longo das ruas e praças do centro da vila, jantar nas tasquinhas (com comida medieval, claro) e assistir a Torneios Medievais.



Nos dias 21 e 23 de Maio, partilhe com a família história e cultura, visite a Feira Medieval de Penela.

A entrada é gratuita!


Imagem



Montras, janelas e jardins floridos

domingo, maio 16, 2010

Taça da Europa de Judo, em Miranda do Corvo

Regressemos ao Judo, como é do conhecimento de todos está a decorrer em Miranda do Corvo, a Taça da Europa de Esperanças, no Pavilhão Municipal de Miranda do Corvo. Neste momento, estão em curso as eliminatórias.

Para a parte da tarde estão reservadas as finais, que terão inicio às 14:30 horas, seguindo-se a respectiva cerimónia de encerramento.

De 17 a 19 de Maio seguir-se-á um estágio com os mais reputados mestres internacionais.

Porque o Desporto não é só futebol venha até Miranda do Corvo…



As Últimas do Metro Mondego


No passado dia 6 de Maio de 2010, foram abertas as propostas referentes ao concurso para o sistema de alimentação de energia de tracção para o Sistema de Mobilidade do Mondego, cujo investimento está estimado em cerca de 23 milhões de euros.

As propostas apresentadas são: (ALSTOM Portugal, S.A. / ALSTOM Transport S.A. / Ramos Catarino S.A./ MOTA - ENGIL, ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO, S.A.); (EFACEC Engenharia, S.A.); (ISOLUX INGENIERIA, S.A.); (CME - Construção e Manutenção Electromecânica, S.A./ COBRA Instalaciones y Servicios, S.A.); (SIEMENS, S.A. / ENSUL MECI - Gestão de Projectos de Engenharia, S.A.) e (ABB (ASEA BROWN BOVERI, S.A.) / BALFOUR BEATTY RAIL S.P.A. / CASAIS - ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO, S.A.).

No âmbito do concurso estão contempladas as actividades de concepção do projecto, de fornecimento e montagem dos diversos componentes do sistema, a aquisição de um lote de peças de reserva tendo em vista a manutenção da operacionalidade do sistema.

Entre os diversos componentes objecto de fornecimento incluem-se a rede de distribuição de energia eléctrica de 15kV e de baixa tensão, as 15 subestações previstas para esta 1ª fase e as ligações eléctricas das subestações de tracção à rede aérea de catenária e aos carris de rolamento.
O valor estimado para este investimento é de 23,040 milhões de euros no qual se inclui manutenção para um período de 20 anos.

Fonte: Trevim


XXII Feira do Queijo Rabaçal

A fama e o paladar do Queijo Rabaçal pulam concelhos...

São João Lousã 2010

Foi conhecido esta semana, o cartaz da Feira Anual de S. João, Lousã. Tony Carreira e Mickael Carreira são os nomes sonantes do programa de festas apresentado no auditório da Biblioteca Municipal que prometem trazer à Lousã verdadeiras enchentes.

De 23 a 27 de Junho a Lousã vive o espírito do S. João e volta a ter um programa recheado de animação. A primeira noite (23 de Junho), é reservada às marchas populares, este ano são 12 as marchas a desfilar. Tiago Neto, Paulo Fragoso e amigos animam o resto da noite que antecede o feriado municipal.

Na noite de quinta-feira, dia 24 de Junho, os sons do fado e o fogo preso vão dar ainda mais beleza ao cenário natural da ermida da Sra. da Piedade. No recinto de festas, junto ao Parque Municipal de Exposições actua a Banda Red.

Para dia 25, está marcado um espectáculo de tributo a uma das melhores bandas rock português, os "Xutos & Pontapés".

Para o final, fica o melhor da festa, com Tony Carreira a actuar no dia 26 de Junho (sábado) e no domingo (dia 27) é a vez do filho, Mickael Carreira subir ao palco, terminando os festejos do São João 2010 com um espectáculo piro musical.

Fonte: Trevim



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...