sábado, junho 23, 2012

São João é na Lousã

E está tudo dito...

Vinalia 2012, Sabor de Podentes


Uma forma única e original de dar a conhecer os segredos do vinho e toda a arte em seu redor é como se caracteriza a Vinalia – Sabor de Podentes, que decorrerá no domingo (dia 24), nesta freguesia do concelho de Penela.
Esta iniciativa tem como principal objectivo a promoção dos vinhos Terra de Sicó e realiza-se em Podentes e Alfafar, onde a produção vinícola é preponderante, pretendendo, também, constituir um momento de transmissão do conhecimento das melhores técnicas de vitivinicultura, através da realização de acções teóricas e práticas centradas no vinho e nos seus processos de produção nas IV Jornadas Práticas de Vitivinicultura.
Aproveitando as potencialidades do bioturismo enquanto actividade que pode acrescentar valor ao sector vitivinícola, a Vinalia tem associado o Mercado da Agricultura Familiar e Tradicional com produtos agrícolas, queijo Rabaçal, vinho Terras de Sicó, azeite Sicó, mel, nozes e artesanato, assim como ateliers de pintura ao vivo.
A 4.ª edição da Vinalia é promovida pela Câmara Municipal de Penela, em colaboração com a Junta de Freguesia de Podentes e a Vinisicó.
Programa
08h00 -1.º Encontro de Motorizadas de Alfafar.
10h00 - Abertura do Mercado de Agricultura Familiar e Tradicional.
10h15 – IV Jornadas Práticas de Vitivinicultura (Associação Cultural e Recreativa de Podentes), com moderação de Luís Reis, presidente da Vinisicó - Associação de Viticultores da Adsicó. Intervenções de Isabel Magalhães, da direcção regional de Agricultura e Pescas do Centro; Projecto InovWine - Inovação na Vinha e no Vinho; André Melo, Genomics Unit – Biocant; Enquadramento legislativo de produtos vinícolas alternativos ao vinho, Ricardo Noronha, enólogo; Enrelvamento nas vinhas e o seu contributo para a preservação da biodiversidade, Nuno Vilela – Sinargiae/Ambiente; Encerramento das Jornadas por António Alves, presidente da Câmara Municipal de Penela.

Metro Mondego - Da realidade à miragem?


A exposição fotográfica que ilustra os trabalhos realizados no âmbito do projecto do Metro Mondego foi hoje inaugurada na Câmara Municipal de Miranda do Corvo.
Esta exposição, organizada pelas três autarquias servidas pelo projecto, com a colaboração do Movimento Cívico de Lousã e Miranda, pretende alertar para a situação caricata de uma obra que parou após a realização de obras de valor avultado e que se encontram sem utilidade se não forem terminadas.
Para além da situação do desperdício de dinheiro se as obras não vierem a ser concluídas, a exposição visa chamar a atenção para os compromissos que foram assumidos.
O Ramal da Lousã era uma infra-estrutura que transportava anualmente cerca de 1 milhão de passageiros. Com o arranque das obras a infra-estrutura foi inutilizada impossibilitando o transporte. No decurso das obras fomos surpreendidos com o anúncio da suspensão sine die das empreitadas.
Trata-se de uma situação incompreensível tanto mais que o lançamento do projecto no terreno já se efectuou em pleno cenário de crise, não podendo esta servir de razão para a suspensão.
Apesar dos graves prejuízos entretanto causados pela indefinição no processo, as recentes declarações do Secretário de Estado dos Transportes, levam a crer que terá sido encontrada a saída que permitirá o avanço das obras a breve trecho.
Mais do que uma simples exposição que ficará para memória futura de uma mau exemplo de gestão, fica demonstrada a união de vários concelhos e da sociedade civil em torno de um objectivo comum. Esta união foi certamente um dos motivos que levou a que o processo não caísse no esquecimento.

quinta-feira, junho 14, 2012

Summer Cup XIII Torneio Internacional de Voleibol em Miranda do Corvo


A Summer Cup é um Torneio Internacional de Voleibol que já vai na sua décima terceira edição. Este torneio vai decorrer entre os dias 4 e 8 de Julho no Pavilhão Municipal de Miranda do Corvo, bem como na Lousã e em Góis.
O Município de Miranda do Corvo colabora com o Lousã Volley Clube com a cedência do Pavilhão Municipal, com alguns transportes e apoio logístico.
A edição deste ano vai contar com a presença de cerca de 1500 atletas, oriundos de vários países da Europa.
A XIII Summer Cup destina-se a atletas femininos e masculinos dos escalões Infantis, Iniciados e, pela primeira vez, Cadetes.
A Escola José Falcão de Miranda do Corvo vai ser o “quartel-general” de mais de 250 atletas que correspondem às equipas alojadas na vila de Miranda do Corvo, estando os transportes ao encargo desta Autarquia.
O Pavilhão Municipal de Miranda do Corvo possui excelentes instalações, tendo condições fabulosas para a prática de diversos desportos, tendo sido escolhido para ser o palco de mais um grande evento.
Os jogos decorrem entre as 9 e as 22 horas.
Por Miranda do Corvo vão passar mais de 1000 atletas que nos “tempo mortos”, no período de repouso, irão conhecer e explorar as atrações turísticas da vila.
São apanágio de Miranda do Corvo, o bem receber e o carinho pelas pessoas que nos visitam, que aliados às ótimas infraestruturas, permitem que Miranda do Corvo receba grandes competições, tais como o Torneio Internacional de Judo, o Torneio Internacional de Voleibol, campeonatos nacionais de judo, final four de futsal, entre outras.
Espera-se que o trabalho da organização supere o excelente trabalho desenvolvido em anos anteriores, em prol do voleibol nacional e internacional, essencialmente ao nível dos escalões de formação.
No dia 6 de Julho, no período da tarde, realiza-se um convivo entre os atletas que irá decorrer na piscina da Quinta da Paiva.

quarta-feira, junho 13, 2012

S. João anima Miranda do Corvo



A Junta de Freguesia, em colaboração com o Município de Miranda do Corvo, organiza um desfile de Marchas Populares no próximo dia 16 de Junho de 2012.
O programa terá o seu início às 19:00 horas com a abertura das tasquinhas, à semelhança dos anos anteriores, cada marcha tem direito a um espaço para venda de sardinha e outros produtos.
Pelas 22:00 horas as duas instituições participantes iniciam o desfile pelas ruas da Vila de Miranda, Centro Cultural e Recreativo de Semide (participa pela primeira vez) e Casa do Povo de Miranda do Corvo vão animar a noite. A Banda Bohéme actua à hora de jantar e após o desfile das marchas.
As alterações introduzidas na edição anterior, colocação das tasquinhas e o trajecto, recolheram muitas críticas favoráveis e são para manter nesta edição. O referido trajecto inicia-se na alameda das Moitas percorre a avenida Padre Américo e finaliza na praça José Falcão junto ao posto de turismo.
Estão assim reunidas todas as condições para um serão bastante agradável.


12ª Descida Nocturna


A Secção de Caminheiros do Montanha Clube, irá realizar dia 16 de Junho, a 12ª edição da descida nocturna que liga o Trevim à Lousã. Para mais informações:
José Catarino: 914543945 / Mário Costa: 968603961 / Pedro Carranca: 912390561

sábado, junho 09, 2012

Música & Muralhas

9 de Junho em Miranda do Corvo junto à Igreja Matriz irá estar o Grupo Coral Anima Choralis e  será apresenta a palestra "A necropole rupreste" pela Dra. Vera Santos e pelo Dr. Flávio Simões.

Sonho


Sonhei…
Que grande algazarra amigos, acaba de ser inaugurada com pompa e circunstância, a nova gare de autocarros de Miranda do Corvo.
É verdade, o velhinho comboio centenário deu lugar em Miranda do Corvo, após anos de indecisão, a um moderníssimo serviço de autocarros entre Miranda do Corvo e Coimbra e Miranda do Corvo e a Lousã.
Os autocarros agora perfazem a viagem entre Coimbra e Miranda, em cerca duma hora, parando em tudo o que é paragens. É uma maravilha.
E que dizer do aumento dos passes, mais uma maravilha, estamos muito satisfeitos, mais outro sinal do progresso, isto sem contar com as reduções de horários, já não há nas horas mortas, nem à noite, nem ao fim-de-semana.
Com isto tudo quem ficou satisfeita foi a Troika, que pondera contratar uns gestores, para uns cargos de ocasião.
Voltemos à festa, porque o que o meu povo, gosta é de festa, de fanfarras, bandas filarmónicas, beijinhos, abraços e foguetes.
Quem é que estava na festa? Na festa estava o simpático do Presidente da República, o simpático do Primeiro-ministro, o simpático do Ministro das Finanças, os simpáticos Presidentes das Câmaras e das Juntas, e ainda os simpáticos do PS e o PSD em peso.
Sim senhor…
Belisquem-me agora estou a acabar de ter um pesadelo….
Anos mais tarde Miranda do Corvo é uma pacata vila do interior longe do bulício de há uns anos atrás… Parece que está atrás do Sol posto.
Fechou tudo, comércio, fábricas, serviços e boa parte da população rumou a outras paragens, porque os acessos…. Tornaram-se cada vez piores.

quinta-feira, junho 07, 2012

Rallye Serra da Lousã


Será que está de regresso?
Ai que saudades, que eu tenho das passagens pelo Candal, quando a Lousã e a Serra eram cabeças de cartaz no Rallye de Portugal.

Noites de Verão em Penela


Depois do Inverno Cultural, eis que chega um Verão de música a Penela, dias 8 e 9 de Junho seguem-se aos Ponto e e Virgula, os Offsina, é sempre a bombar no D. Sesnando.

sábado, junho 02, 2012

Feira das Velharias de Miranda do Corvo

Será mais logo, que terá lugar mais uma edição da Feira das Velharias em Miranda do Corvo. A Feira como tem sido hábito decorrerá na Praça José Falcão, junto à Câmara Municipal de Miranda do Corvo, entre as 9 e as 17 horas. O que começou por ser uma simples feira pulou fronteiras sendo referenciada nos mais variados sites da especialidade. E o que poderemos lá encontrar?
Muita coisa, muitos discos de vinil, livros antigos, rádios antigos a funcionar a válvulas, amplificadores, aparelhagens com um som descomunal e que deixaram de ser fabricadas, CD, DVD, cassetes VHS, louças, roupas, quadros, electrodomésticos que ainda funcionam, plantas, artesanato. 
A Feira de Velharias de Miranda do Corvo tem vários handicaps, por ser um ponto de encontro de culturas, onde estrangeiros convivem com cidadãos nacionais, sendo um sítio óptimo para desenferrujar o inglês como língua franca. 
Para além disso, parte da receita reverte a favor da Associação de Animais da Quinta do Cedro.
Há quem se desloque de Lisboa, do Porto, de Leiria, Figueira da Foz, Coimbra, Aveiro e Lousã para a feira.
Oxalá o tempo permita a realização de mais uma feira.

Os Azeitonas em Miranda do Corvo



Ontem há noite foi noite de folia na Expo, em Miranda do Corvo, aquele concerto que parecia fadado ao insucesso, tantos eram já os assobios pela apresentação tardia do grupo, às zero horas, foi uma lufada de ar fresco, na noite pesada que ameaçava trovoada.
Os azeitonas surpreenderam pela positiva tudo e todos, mostrando uns soberbos metais com sonoridades jazz e cruzamentos ska a fazer lembrar os Pop Del’Arte ou até mesmo outras bandas como os Peste e Sida. E fizeram-nos esquecer durante duas horas que durou o espectáculo, os tristes tempos de crise que vivemos (rosas descoradas ou laranjas amargas?).
Mostrando uma elegância pouco vista em palco, o grupo multiplicou os encores por insistência do público presente que deu por bem empregue o dinheiro gasto no bilhete.


Quem és tu miúda? Ou anda comigo ver os aviões… puseram os mirandenses a cantar… até às duas da matina! Oh ye!
Hoje segue-se Áurea e amanhã a Romana.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tradutor

Causas

Número total de visualizações de páginas