quinta-feira, agosto 30, 2012

O Bronze dos Kotas

Marque ainda presença na Festa "O Bronze dos Kotas", organizada pelo Clube dos Kotas, no próximo sábado, dia 1 de Setembro de 2012, pelas 22:30 horas, a ter lugar junto às Piscinas Municipais, na Quinta da Paiva em Miranda do Corvo.

Fim-de-semana "gordo" em Miranda do Corvo

O fim-de-semana que se aproxima será repleto de iniciativas no Concelho de Miranda do Corvo.
Sábado, dia 1 de setembro Miranda do Corvo recebe a iniciativa Ciência Viva nos Castelos e Muralhas do Mondego, a partir das 15 horas, junto ao Posto de Turismo.
A Ciência Viva no Verão lançou a “Ciência nos Castelos” em 2011, visando promover passeios científicos em torno dos castelos e fortalezas que marcaram a história de Portugal. Este ano a Rede dos Castelos e Muralhas do Mondego abraçou a iniciativa e esta acontece em seis monumentos da Linha Defensiva do Mondego.
O desafio proposto para este sábado passa por desenvolver um jogo de descoberta no espaço do antigo castelo de Miranda do Corvo e sua envolvente, levando os participantes a descobrirem por eles próprios, e com acompanhamento, diferentes ciências como a História, a Arqueologia e a Antropologia.
Esta sessão será dinamizada pela Agência para o Desenvolvimento dos Castelos e Muralhas Medievais do Mondego em colaboração com o Município de Miranda do Corvo.
Ainda no sábado, pelas 21 horas e 30, as Cortes de Semide recebem o XXXV Festival de Folclore Nacional.
A edição deste ano conta com as presenças de vários grupos de todo o país, nomeadamente o Rancho Etnográfico Flores das Cortes, de Miranda do Corvo, o Rancho Folclórico de Paio Pires, do Seixal, o Rancho da Capeleira, de Óbidos, • Rancho Folclórico do Lobão, de Sta. Maria da Feira e o Rancho Folclórico Rosas de Coja, de Arganil.
No domingo, dia 2, a Praça José Falcão vai acolher mais uma Feira de Velharias. Trata-se de uma feira franca onde são comercializados os mais diversos objetos. A Feira decorrerá entre as 9 e as 17 horas.
Nesta feira podem encontrar-se raridades, objetos de valor, peças de coleção ou simplesmente peças antigas, pelo simples gosto de possuir o que hoje já não se faz. Por outro lado quem se quiser desfazer de objetos de que já não necessita, pode fazê-lo e ainda ganhar alguma coisa com isso.
A iniciativa é promovida pela Associação do Cedro para Animais – Casais de S. Clemente em colaboração com Câmara municipal de Miranda do Corvo. O Centro Cedro dedica-se a acolher e a encontrar novos lares para animais abandonados. A participação nesta feira ajudará este centro a salvar mais alguns animais.
Não se esgotando os motivos da vinda ao Concelho nestes eventos, a Câmara Municipal desafia os visitantes a conhecer o Parque Biológico da Serra da Lousã, onde se encontra a maior coleção de fauna autóctone em semicativeiro de Portugal, a visitar a aldeia de xisto do Gondramaz, considerada uma das mais belas da Rede de Aldeias de Xisto, a percorrer as ruas da zona histórica de Miranda do Corvo, visitar o Mosteiro de Semide ou meditar nos santuários do Senhor da Serra e da Senhora da Piedade de Tábuas.

domingo, agosto 26, 2012

Festa das Vindimas em Lamas

De 7 a 9 de Setembro de 2012, Lamas está em festa.

Semana da Maioridade

As iniciativas da Semana da Maioridade desenrolam-se de 3 a 7 de Setembro de 2012.

Ciência Viva no Verão e nos Castelos e Muralhas do Mondego


Caça ao Castelo de Miranda do Corvo - 1 de Setembro de 2012, pelas 15 horas;

Onde pára o Castelo de Miranda? O que dizem as ossadas que dormem no Alto do Calvário há séculos? Que suspiros ecoam da cisterna? Venha descobrir o antigo Castelo de Miranda do Corvo, uma das estruturas da Linha Defensiva do Mondego que, a mando de D. Sesnando, defendeu a reconquista de Coimbra.

sexta-feira, agosto 17, 2012

Ciência Viva no Verão 2012



Depois dos castelos de Penela, Montemor-o-Velho, Pombal e Soure segue-se Miranda do Corvo. É já no próximo dia 1 de setembro que Miranda do Corvo recebe a iniciativa Ciência viva nos castelos e muralhas do Mondego. Uma semana depois, a 8 de setembro, o evento acontece nas Torres de Coimbra.
Em 2011, pela primeira vez, a Ciência Viva no Verão lançou a “Ciência nos Castelos”, uma iniciativa que visa promover passeios científicos em torno dos castelos e fortalezas que marcaram a história do nosso país.
Este verão, o evento acontece em seis monumentos banhados pelo Mondego.
Os castelos e muralhas do Mondego recuperam a antiga Linha Defensiva do Mondego que, após a reconquista de Coimbra em 1064, surge para salvaguardar a sua defesa, veiculando uma história comum neste território.
O desafio proposto passa por desenvolver um jogo de descoberta em cada um destes “Castelos”, permitindo aos participantes descobrirem por eles próprios, e acompanhados por especialistas, diferentes ciências escondidas nos nossos monumentos.
As sessões nos castelos de Soure e de Pombal foram dinamizadas pela Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos. As restantes pela Agência para o Desenvolvimento dos Castelos e Muralhas Medievais do Mondego que acompanha a Rede Urbana dos Castelos e Muralhas Medievais do Mondego, constituída pelas cidades de Coimbra, Figueira da Foz e Pombal, e pelas vilas da Lousã, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Penela e Soure.
Criada a partir do reconhecimento do valor de um património comum que perdura desde os tempos ancestrais da reconquista cristã e do início da nacionalidade Portuguesa, a Rede Urbana dos Castelos e Muralhas Medievais do Mondego desenvolve uma estratégia centrada na competitividade e inovação. Com este programa pretende-se estabelecer uma colaboração de base temática, tendo como elemento unificador, os castelos e muralhas medievais.
Data: 01-09-2012
Hora de Início: 15:00
 

Descrição:
Onde pára o Castelo de Miranda? O que dizem as ossadas que dormem no Alto do Calvário há séculos? Que suspiros ecoam da cisterna? Venha descobrir o antigo Castelo de Miranda do Corvo, uma das estruturas da Linha Defensiva do Mondego que, a mando de D. Sesnando, defendeu a reconquista de Coimbra.
Ponto de encontro:
Posto de turismo de Miranda do Corvo, junto ao edifício da Câmara Municipal
Como Chegar:
Em direcção ao edifício da Câmara Municipal de Miranda do Corvo, no Centro da Vila de Miranda do Corvo.
Coordenadas GPS:
40.09501343953151 N, -8.32888126373291 O

Idade mínima:
6 anos
Localidade:
Miranda do Corvo / MIRANDA DO CORVO / COIMBRA
Itinerário:
Posto de Turismo - Fonte dos Amores - Alto do Calvário - Volta da Costa - Quinta da Paiva
Duração:
3 h
Transporte:
A pé, Bicicleta


Nota:
Levar calçado e vestuário confortáveis, protector solar, chapéu/boné, água e merenda. Essencial: vontade de aprender e espírito de aventura!

Outras Iniciativas:
Parque Biológico da Serra da Lousã
(Liga de Amigos de Conimbriga)
Data: 25-08-2012
Hora de Início: 10:00
 

Descrição:
Percursos de descoberta da paisagem, biodiversidade (fauna) e etnografia no Parque Biológico da Serra da Lousã, nas suas principais valências.
Ponto de encontro:
Parque Biológico da Serra da Lousã, sito na Quinta da Paiva, em Miranda do Corvo
Como Chegar:
Pela A1, saída 11 (Lousã/Condeixa), IC2 Condeixa/Leiria e depois IC3/Tomar. Cortar para EN 342. Em Miranda do Corvo, seguir as placas para Quinta da Paiva ou Parque Biológico da Serra da Lousã.
Idade mínima:
3 anos
Localidade:
Quinta da Paiva - Miranda do Corvo / MIRANDA DO CORVO / COIMBRA
Itinerário:
Interior do Parque
Duração:
3 h
Transporte:
A pé

Responsável pela acção:
António dos Santos Queirós
Nota:
Levar roupa e calçado adequados a caminhadas, protecção solar, água e merenda.

XXIII Feira do Mel do Espinhal

A programação detalhada...

III Bienal de Humor "Luis d' Oliveira Guimarães"

1 e 2 de Setembro de 2012, na Vila do Espinhal, o humor, as caricaturas e as letras marcam encontro consigo...

domingo, agosto 12, 2012

Feira Mensal de Semide

Mais logo terá lugar em Semide, a feira mensal que decorre no segundo domingo de cada mês, durante a parte da manhã, naquela vila, de lá se encontra tudo um pouco: carne, peixe, fruta, legumes, roupa e tudo aquilo que você não pensava encontrar.
Marque encontro com o comércio tradicioanl, esqueça as grandes superficies.

Festa da música é no Candal

Precisamente e no dia 1 de Setembro de 2012...

sábado, agosto 04, 2012

Festa do Emigrante e da Familia


A ter lugar no Penela Center, junto à Ponte do Espinhal. Não esqueça dia 5 de Agosto de 2012, pelas 16 horas.

Serões de Verão no Gondramaz

No alto da Serra da Lousã, escondida na sua paisagem de singular beleza, há uma pequena e pitoresca Aldeia do Xisto de nome Gondramaz, que recebe dia 3 e 4 de Agosto, música e alegria contagiante, com o X Jazz

No concelho de Miranda do Corvo, os "Serões de Verão no Gondramaz" prometem momentos únicos a quem vier de visita.

A música e a alegria contagiante voltam a ecoar nas noites de verão, percorrendo as ruas de xisto e ecoando nos castanheiros do Gondramaz.
Este ano os serões integram o X Jazz - Ciclo de Jazz das Aldeias do Xisto.
Este Ciclo de Jazz visa criar uma matriz de identificação do espaço com a fruição e criação musical, com natural ênfase para o jazz e músicas com ele relacionadas, aliando-o aos valores endógenos do território: natureza, desporto outdoor, tradição, património, gastronomia, lazer e alojamento rural.

Dia 3 de agosto, às 22h, João Camões e Kátia Sá e o seu Projecto #1 mãos largas, animarão mais um serão no Gondramaz.

Dia 4 de agosto, à mesma hora, será a vez de José Peixoto e António Quintino com "voltar", de encerrarem os serões do Gondramaz, animando esta bela Aldeia do Xisto. Será ainda apresentado o CD JACC Records.
Não deixe de participar, a entrada é livre.

quinta-feira, agosto 02, 2012

Feira das Velharias de Miranda do Corvo

A Feira das Velharias de Miranda do Corvo realiza-se no próximo Domingo, dia 5 de Agosto de 2012, entre as 9 e as 17 horas, na Praça José Falcão (em frente à Câmara Municipal de Miranda do Corvo.

Revista Visão destaca Praia Fluvial da Louçainha


A revista Visão, de 28 de Junho, na secção "As Melhores Praias", destaca uma das belezas naturais do concelho de Penela.
A Praia Fluvial da Louçainha foi uma escolha das 36 melhores praias.

Local maravilhoso de Natureza, muito arborizado, com grande extensão de água, onde se pode tomar banho na bem apresentada praia fluvial - percurso pedonal e praia com relvado, com espaço próprio para leitura - fluvioteca e com restaurante provido de boa esplanada. A frescura, o verde da serra, a calma e a paz deste local, fazem da Praia Fluvial da Louçainha, um dos locais naturais mais aprazíveis.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tradutor

Causas

Número total de visualizações de páginas