domingo, maio 26, 2013

ADFP vai construir templo em forma de prirâmide



“A Fundação ADFP de Miranda do Corvo vai construir um espaço de reflexão espiritual, ecuménico e universalista, em forma de pirâmide, a erigir junto ao Parque Biológico da Serra da Lousã, segundo foi anunciado na sessão de encerramento da conferência "Diálogo Inter-religioso", que decorreu no fim-de-semana.
"Num tempo em que o dinheiro foi transformado em Deus, torna-se fundamental a criação de um espaço de reflexão sobre o homem, a liberdade e o sentido da vida, com conteúdo filosófico, simbologia de tolerância e respeito, aberto às religiões e aos não crentes, um templo de paz", considerou Jaime Ramos, presidente do Conselho de Administração da instituição mirandense, co-promotora da conferência, juntamente com a Câmara Municipal, o Centro de Estudos Republicanos Amadeu Carvalho Homem e o jornal local "Mirante".
Conforme descreveu, "para se aceder à pirâmide, que em três das faces terá os símbolos das religiões monoteístas e na quarta as palavras verdade, moral e bondade, haverá um caminho pedonal difícil e inclinado, no meio da floresta, paragens para descanso e uma praça em xadrez com a frase 'mas contudo ela move-se', de Galileu".
Segundo o presidente da Fundação ADFP, "porque não se pretende branquear os crimes hediondos que ao longo da história as religiões cometeram em nome de Deus, haverá também um núcleo museológico para os lembrar, com um labirinto no meio, para simbolizar que o caminho não é fácil, ou isento de erros".
O mentor deste templo de reflexão espiritual anunciou, também, ter sido convidado por alguns dos conferencistas a participar numa tertúlia que abordará o diálogo inter-religioso, dia 18 de Junho, em Lisboa, com o objectivo de organizar, em Miranda do Corvo, um encontro com crianças das diferentes comunidades religiosas da capital e assinar uma carta de intenções com essas comunidades, a Câmara de Miranda e a Fundação ADFP, para um trabalho pioneiro que vise aprofundar na região Centro o diálogo inter-religioso.”

Fonte: Campeão das Províncias

quinta-feira, maio 23, 2013

Silvas na linha

Depois do dinheiro gasto na linha e sem retorno.
Depois da consolidação dos taludes, do reforço das pontes e do aprofundamento dos túneis com vista à sua electrificação...
Depois do desmantelar duma linha centenária, eis que chegaram as silvas à linha do Ramal da Lousã.
Nalguns pontos qualquer dia não se consegue passar e o escândalo raia o absurdo quando atrás do estaleiro da CMMC, as silvas ameaçam invadir os muros e as propriedades confinantes.
Espectáculo, pergunto-me a mim mesmo se existe ainda Metro Mondego?
Quem paga agora a limpeza da linha?

sábado, maio 18, 2013

Feira Medieval no Castelo de Penela



Nos próximos dias 25 e 26 de Maio, o Castelo de Penela revive os tempos áureos da reconquista com a realização da Feira Medieval.

Aproveitando o cenário natural constituído pelo Castelo e Centro Histórico da Vila, Penela vai proporcionar aos que a visitem um conjunto único de recriações históricas e de animações ao vivo alusivas à época medieval.

Esta edição da Feira Medieval assume uma vertente lúdico-pedagógica assente em dois grandes temas – “Penela nos primórdios do século XIV” e “Penela nos primórdios do século XV” – que vão sendo desenvolvidos ao longo de cada um dos dois dias de Feira, num sem número de quadros medievais protagonizados por artesãos ao vivo, comerciantes, tasquinhas e múltiplas representações históricas com saltimbancos, malabaristas, torneios, cortejos de armas, danças e muita música.

Venha reviver a história connosco!



25 DE MAIO - SÁBADO: PENELA NOS PRIMÓRDIOS DO SÉCULO XIV
Ao Infante Afonso, filho de El-Rei D. Diniz é fixada residência em Penela.


12h00 - Auto de abertura do mercado e leitura da Carta Régia
13h00 - Comeres e beberes com sabores de antanho nas tabernas e locandas do castelo
14h00 - 18h30 Musicas e folguedos
19h00 - Cortejo Régio
20h00 - Comeres de petiscos fartos e beberes frescos nas tabernas e locandas do castelo
21h00 - Bailias e folias nos terreiros do castelo
22h00 - O coro de Penela «labore omnia vincit» entoa os seus melhores cânticos em homenagem ao infante Afonso
23h00 - 01h00 Jogos e Folias


26 DE MAIO - DOMINGO: PENELA NOS PRIMÓRDIOS DO SÉCULO XV
El-Rei D. Duarte a pedido de seu irmão, o Infante D. Pedro cria Feira Franca que será celebrada anualmente em Penela, no dia do Arcanjo São Miguel,
por ser santo de muy grande devoção.

12h00 - Auto de abertura, leitura da Carta de Feira e recomendações aos mesteirais
13h00 - Comeres tradicionais e beberes de mão-cheia nas tabernas do burgo
14h00 - 19h00 Musicas e folguedos, Jogos e Folias
19h30 - Encerramento dos festejos e folguedos

Sunset em Penela

Farto de domingos monótonos, em que não se passa nada de novo?

Tira o rabo do sofá e vem fazer algo de diferente já este próximo domingo!

Sunset party no Parque das Águas Romanas em Penela, com muita música e animação.

Vamos contar com:

- Dj Luís da Silva & Friends
- Batalha de Balões de água
- Escorrega de água
- Futvolei
- Slackline
- Badminton
- Bebida oficial da festa


Vais ficar de fora?

terça-feira, maio 14, 2013

500 anos de foral manuelino


No âmbito das comemorações do 500 anos do Foral Manuelino, a Câmara Municipal da Lousã atribui, no sábado (dia 18), 10 medalhas de mérito concelhio a outras tantas personalidades, empresas e instituições pela sua relevância nos planos cívico, profissional, cultural, científico e altruísmo.
A cerimónia de atribuição das distinções terá lugar no Meliá Palácio da Lousã Boutique Hotel, pelas 15h30, sendo antecedida pela encenação da outorga do Foral, pela Associação Efeitardósia - Grupo de Teatro Barraca Preta e pelo lançamento da obra obra “A Lousã e os seus Forais”, de Maria José de Magalhães Mexia Bigotte e António Candeias, que integra o fac-smile do Foral Manuelino da Lousã, de 1513.
À noite, às 21h30, na Igreja Matriz da Lousã, as comemorações dos 500 Anos do Foral Manuelino incluem o espectáculo “Música e Muralhas”, que contará com a actuação do Ensemble do Conservatório Regional de Coimbra, da Classe de Conjunto e Canto Lírico do Conservatório Regional de Coimbra e do Grupo de Cantares das Gândaras.


Encontro de Aeromodelismo

É no dia 18 de Maio de 2013 e vai ter lugar no Aeródromo da Lousã.

segunda-feira, maio 06, 2013

Campeonato Regional Equestre

12 de Maio de 2013, pelas 14:30 horas, no Campo do Calvário, no Espinhal.

sexta-feira, maio 03, 2013

Lousã saudável


Lápis da Censura

No âmbito da comemoração do Dia Internacional da Liberdade de Imprensa (dia 3) e da Operação 7 DIAS COM OS MEDIA, dia 4 de Maio, pelas 15:00, vai realizar-se um debate com o tema “Lápis da Censura”, nas instalações da Cooperativa Trevim, na rua dos Combatentes da Grande Guerra, na Lousã. A dinamização estará a cargo de um dos fundadores do Trevim e seu primeiro diretor, Pedro Malta.

quinta-feira, maio 02, 2013

Postais antigos

Coimbra, Largo da Portagem, década de 30' (século passado)
Quando o comboio chegava a Miranda do Corvo e estávamos ligados à Rede Ferroviária Nacional.
Tudo um passado cheio de saudade e carregado de Nostalgia.
Voltarão os comboios algum dia ao Ramal da Lousã?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...