segunda-feira, dezembro 24, 2012
Um Natal feliz...
sábado, dezembro 24, 2011
Bom Natal e Um Próspero Ano Novo
Bom, não vou repetir as palavras tradicionais, mas não há como fugir a elas...
Espero que tenham todos um Santo Natal junto da Família, com saúde e longe dos altares do consumo tão em voga nesta época, pois há coisas mais importantes na vida que comprar desmesuradamente.
Por outro lado nestes tempos difíceis, não devemos abandonar a força e a perseverança, pois devemos ter calma, pois a Fé move montanhas.
A todos um Bom Natal e um Próspero Ano Novo ...
Mário Nunes
E espero ainda que continuem a visitar o
Merkel e Sarkozy na publicidade de Natal do Licor Beirão
domingo, dezembro 18, 2011
Férias A©tivas Natal 2011
quinta-feira, dezembro 08, 2011
sábado, dezembro 03, 2011
Faltam 6 dias para o Penela Presépio
De 8 de Dezembro a 8 de Janeiro... há para ver um presépio animado no castelo de Penela e um Presépio Tradicional no Espinhal.
sexta-feira, dezembro 24, 2010
Um Feliz Natal para todos...
domingo, dezembro 12, 2010
Um Natal amargo

É o que espera muitos portugueses, os mirandenses, lousanenses e penelenses (em particular), não podem esperar melhoras de 2011, uma vez que todos os cenários traçados para o próximo ano são dantescos e nada animadores.
Muitos já começaram a efectuar as compras de Natal, a preparar a Ceia de Natal, em especial os doces: desde as filhoses, as fatias douradas, o arroz doce, a aletria, o bolo-rei (ou rainha), quando o impensável, mais uma vez ocorreu, difundida a noticia, às primeiras horas da passada 6ª feira, na rádio, que o stoque de açúcar estaria à beira da ruptura devido à falta de matéria-prima nos mercados internacionais, os supermercados estariam a racionar a aquisição do mesmo. A noticia alastrou, como o rastilho da pólvora.
Na 6ª feira à noite começou a correria do açúcar, prosseguiu nos supermercados no sábado de Miranda do Corvo, Lousã e Penela para terminar no Domingo.
Contaram-me que cada cliente só podia levar 2-3 pacotes de açúcar e que os preços variavam dos 69 cêntimos (do Intermarché) aos 82 cêntimos do Doce Mel (em Miranda do Corvo).
“Os açambarcadores levaram tudo!” – referiu-me a chefe de loja do Lidl de Miranda do Corvo, prosseguindo: “Quatro paletes de açúcar foram vendidas no sábado à tarde e mais houvesse tinha ido todo!”
“Hoje não temos açúcar!” era a palavra de ordem nas grandes superfícies em Portugal.
Quando seria de esperar outro tipo de notícias mais condizentes com o espírito da quadra, o febril consumismo e a irracionalidade tomaram conta dos portugueses, espero que a febre do açúcar não se estenda a outro tipo de alimentos.
Presépio Tradicional do Espinhal 2010, de 4 de Dezembro de 2010 a 2 de Janeiro de 2011
O Presépio Tradicional do Espinhal é uma das principais atracções do Penela Presépio, um presépio feito por artesãos do Espinhal. Rosando e José Antero são os criadores deste presépio que com a ajuda de muitos espinhalenses ergueram esta obra de arte que tem vindo a crescer de ano para ano.
Ao entrar na Quinta do Castelo a vista é imponente, uma grande montanha recebe os visitantes com uma pista de comboios que delicia os mais novos e os mais graúdos também. Nesta maqueta gigante podem circular em simultâneo 10 comboios juntamente com outras viaturas que percorrem as diversas estradas com estações e apeadeiros.
Virando à esquerda entramos na Freguesia do Espinhal em ponto pequeno, com todos os detalhes desta freguesia e mesmo com algumas das suas figuras mais carismáticas aqui representadas. Este presépio não só prima pela originalidade da sua recriação, como pelo trabalho exímio nas construções e bonecos que a constituem.
Este ano cheio de novidades o presépio apresenta cerca de 15 novas casas e uma representação perfeita da requalificação de que o Centro Histórico do Espinhal foi alvo recentemente. Outra novidade é o momento mágico em que escurece e algumas dezenas de pequenos candeeiros de leds, imitando a iluminação pública se acendem simulando o anoitecer, algo único e digno de ser presenciado.
Em direcção oposta temos acesso à gruta onde nasceu Jesus Cristo, onde todo o ambiente da época é recriado na perfeição aludindo a ofícios e artes tradicionais. As personagens deste presépio tradicional, este ano e mais uma vez marcando toda a diferença, a aposta foi em bonecos de gesso, uma obra de Rosando, artista plástico residente no Espinhal. No total são 7 figuras de gesso em tamanho real que representam, Maria, José e os pastores encontrando-se as restantes nas respectivas oficinas de trabalho. A técnica escultórica utilizada foi a do olho vazado o que permite a cada um dos visitantes ver a expressão que lhe quiser dar.






