segunda-feira, fevereiro 11, 2008

3º Festival Gastronómico de Caça e Pesca - 15 a 24 de Fevereiro de 2008



A Câmara Municipal da Lousã vai levar a efeito o 3º Festival Gastronómico de Caça e Pesca, na sequência das acções empreendidas nos anos anteriores.

“Nos tempos mais antigos, teve a castanha um papel preponderante na alimentação do povo da Lousã, assim como as hortaliças, caça, alguns produtos de animais domésticos, juntamente com pão, trigo e centeio. Depois vieram o milho e a carne de açougue, e mais tarde a batata e o arroz, o peixe seco (bacalhau e outros) e o peixe de água doce – trutas e bogas desde há muito são que utilizados, uma vez que estavam acessíveis no rio Arouce ou mesmo no Ceira.


Gastava-se uma maior quantidade de azeite, mas relativamente pouco vinho. O arroz doce nunca falta nos casamentos, com belos desenhos e letras bordadas com canela.


Nos últimos tempos do século XIX a alimentação da maior parte dos lousanenses resumia-se ainda à broa (em geral de milho amarelo, moído nas muitas azenhas espalhadas ao longo dos rios e levadas), hortaliças (couves e nabos), batatas, feijão, arroz, sardinha, azeitonas e bacalhau (sobretudo na Quaresma).”


Estes eventos têm sido marcantes pela motivação e mobilização que têm gerado entre os profissionais de hotelaria e restauração do nosso Concelho.


Ao levar a cabo esta iniciativa, a Câmara Municipal da Lousã mantém o seu esforço no sentido da criação de um turismo sustentável – a recuperação e promoção das nossas especificidades próprias – as tradições, o artesanato, a gastronomia, mas também o território e a paisagem (o saber fazer, o saber comer, o saber utilizar, o saber aproveitar) e de certa forma, amigo do ambiente.


A Serra da Lousã na sua imensa riqueza e diversidade é a nossa imagem de marca. A gastronomia é uma das vertentes que temos que saber aproveitar, potenciando-a, com qualidade.


A caça e a pesca, ontem como hoje, são recursos à nossa disposição, que nos cabe aproveitar e gerir, articulando-se os saberes que nos foram legados com as exigências das actuais gerações.


Através deste Festival continuamos a pretender que todos possam experimentar diversas iguarias características da nossa região e ligadas a duas actividades que nos são familiares e que os Visitantes possam desfrutar, também, a nossa riqueza paisagística.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tradutor

Causas

Número total de visualizações de páginas