quinta-feira, fevereiro 07, 2008

Aldeias do Xisto


09.02.2008 a 09.02.2008

Rota da Cabra, Chanfana e Queijo

Passeio pelo concelho de Arganil onde se visita uma exploração artesanal de leite e queijo de cabra. Passeio pelo concelho de Arganil onde se visita uma exploração artesanal de leite e queijo de cabra. Os participantes vão visitar o Museu Etnográfico de Arganil antes do almoço – um prato típico regional feito à base de carne de Cabra - Chanfana. A refeição é feita à frente dos participantes, em forno a lenha, de forma tradicional. Da parte da tarde: visita à Quinta do Ribeiro e à sua queijaria. Os participantes podem participar no processo de fabrico artesanal de queijo fresco de cabra, que fará parte do lanche. Visita ao capril e ovil, explicação das diferentes raças e alimentação. Histórias de pastores.


Descubra as Aldeias de benfeita

09.02.2008 a 09.02.2008

Caminhada - Na Rota dos Veados, Serra da Lousã

Na Rota dos Veados é um percurso que se realiza na zona alta da Serra da Lousã. Percurso muito acessível, com desníveis suaves, quase sempre ao longo de caminhos florestais. Na Rota dos Veados é um percurso que se realiza na zona alta da Serra da Lousã, percorrendo zonas florestais e de extensos matos de urze e carqueja, habitat preferencial do maior mamífero desta Serra, o Veado. É possível, ao longo de todo o trajecto, encontrar vestígios deste cervídeo (marcações nas árvores, trilhos, dejectos, pegadas, etc.). Com alguma sorte, também poderemos observar algum destes animais em plena liberdade. Percurso circular com cerca de 8km de extensão.
Descubra as Aldeias do Xisto da Lousã

10.02.2008 a 10.02.2008

Caminhada - Rota das Gravuras Rupestres II

Na Barroca, concelho do Fundão, vamos fazer um passeio pelas diferenças da paisagem e da história: por um lado as marcas da exploração mineira que se opõe à beleza natural do Zêzere, pelo outro os vestígios históricos, de outras ocupações, com 15000 anos ( Período Paleolítico) e descobertos na Barroca em 2003.


Descubra mais sobre a Aldeia do Xisto da Barroca

0.02.2008 a 10.02.2008

Canyoning – Ribeira de Quelhas, Serra da Lousã

Actividade que envolve a descida a pé da Ribeira das Quelhas. Actividade que envolve a descida a pé da Ribeira das Quelhas, com recurso a saltos, descidas em rapel e travessias por dentro de água. As Quelhas é uma ribeira básica, com um troço curto e adequado para iniciação na actividade. Tem 6 rapéis interessantes com cerca de 14 a 20 metros. Tem também alguns saltos pequenos para a água e, em certos locais, é necessário realizar pequenos destrepes. Recomenda-se experiência anterior com a actividade ou pelo menos com rapel.


Descubra as Aldeias do Xisto da Lousã

10.02.2008 a 10.02.2008

Canoagem - Descida do rio Alva

Em Côja, Arganil, canoagem por um sector com mais de uma dezena de açudes. Sector com mais de uma dezena de açudes, com diferentes formatos (rampa, degrau, vertical, redondo, inteiro, semi-destruídos, etc). Não tem sectores muito técnicos, mas exige alguma condição e destreza física, porque o contacto com a água é inevitável. Requer experiência anterior em canoagem. Em épocas de elevada precipitação este sector pode torna-se algo perigoso, pelo que a descida pode ter de ser abortada a qualquer momento. Ponto de encontro: 9h30, junto à ponte velha em Côja.



Descubra as Aldeias do Xisto da Lousã">Aldeias do Xisto de Benfeita

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tradutor

Causas

Número total de visualizações de páginas