quinta-feira, agosto 30, 2012

Fim-de-semana "gordo" em Miranda do Corvo

O fim-de-semana que se aproxima será repleto de iniciativas no Concelho de Miranda do Corvo.
Sábado, dia 1 de setembro Miranda do Corvo recebe a iniciativa Ciência Viva nos Castelos e Muralhas do Mondego, a partir das 15 horas, junto ao Posto de Turismo.
A Ciência Viva no Verão lançou a “Ciência nos Castelos” em 2011, visando promover passeios científicos em torno dos castelos e fortalezas que marcaram a história de Portugal. Este ano a Rede dos Castelos e Muralhas do Mondego abraçou a iniciativa e esta acontece em seis monumentos da Linha Defensiva do Mondego.
O desafio proposto para este sábado passa por desenvolver um jogo de descoberta no espaço do antigo castelo de Miranda do Corvo e sua envolvente, levando os participantes a descobrirem por eles próprios, e com acompanhamento, diferentes ciências como a História, a Arqueologia e a Antropologia.
Esta sessão será dinamizada pela Agência para o Desenvolvimento dos Castelos e Muralhas Medievais do Mondego em colaboração com o Município de Miranda do Corvo.
Ainda no sábado, pelas 21 horas e 30, as Cortes de Semide recebem o XXXV Festival de Folclore Nacional.
A edição deste ano conta com as presenças de vários grupos de todo o país, nomeadamente o Rancho Etnográfico Flores das Cortes, de Miranda do Corvo, o Rancho Folclórico de Paio Pires, do Seixal, o Rancho da Capeleira, de Óbidos, • Rancho Folclórico do Lobão, de Sta. Maria da Feira e o Rancho Folclórico Rosas de Coja, de Arganil.
No domingo, dia 2, a Praça José Falcão vai acolher mais uma Feira de Velharias. Trata-se de uma feira franca onde são comercializados os mais diversos objetos. A Feira decorrerá entre as 9 e as 17 horas.
Nesta feira podem encontrar-se raridades, objetos de valor, peças de coleção ou simplesmente peças antigas, pelo simples gosto de possuir o que hoje já não se faz. Por outro lado quem se quiser desfazer de objetos de que já não necessita, pode fazê-lo e ainda ganhar alguma coisa com isso.
A iniciativa é promovida pela Associação do Cedro para Animais – Casais de S. Clemente em colaboração com Câmara municipal de Miranda do Corvo. O Centro Cedro dedica-se a acolher e a encontrar novos lares para animais abandonados. A participação nesta feira ajudará este centro a salvar mais alguns animais.
Não se esgotando os motivos da vinda ao Concelho nestes eventos, a Câmara Municipal desafia os visitantes a conhecer o Parque Biológico da Serra da Lousã, onde se encontra a maior coleção de fauna autóctone em semicativeiro de Portugal, a visitar a aldeia de xisto do Gondramaz, considerada uma das mais belas da Rede de Aldeias de Xisto, a percorrer as ruas da zona histórica de Miranda do Corvo, visitar o Mosteiro de Semide ou meditar nos santuários do Senhor da Serra e da Senhora da Piedade de Tábuas.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tradutor

Causas

Número total de visualizações de páginas