quarta-feira, março 28, 2007

Central Fotovoltaica de Energia Solar de Brinches, Serpa foi Inaugurada Hoje



Instalada numa área de 60 hectares, dos quais 32 estão cobertos por 52.300 painéis fotovoltaicos, a Central Fotovoltaica de Energia Solar de Brinches, Serpa, Beja terá uma potência total de 11 megawatts (MW) e é a primeira grande instalação a entrar em produção em Portugal, e será a segunda maior do mundo até à entrada em funcionamento da central fotovoltaica projectada para a Amareleja, no vizinho concelho de Moura, com 62 MW. Esta central custou 61 milhões de euros e permitirá produzir energia "limpa" nos próximos 15 anos.

A tecnologia é basicamente a mesma da utilizada nas calculadoras, relógios ou nos parquímetros que funcionam a partir da luz. Mas, numa central fotovoltaica como a de Serpa, a electricidade produzida é suficiente para abastecer 10 mil pessoas.

Pode não parecer muito, se compararmos com a energia produzida por uma barragem média que consegue fornecer energia eléctrica a 50 mil habitantes. Contudo, para uma instalação fotovoltaica, a produção anual esperada na central de Serpa é imensa.



Actualmente, a maior central fotovoltaica em funcionamento fica na Alemanha. Com uma potência instalada de 12 megawatts, produz 15 gigawatts/hora por ano.

A aposta neste momento é nas energias renováveis, privilegiando a água, o vento, o sol e a biomassa, para uma energia limpa, barata e renovável.

Deslumbre-se:

http://videos.sapo.pt/6DvrFzeh3ttz1KVSmVZ7

link enviado por Paulo Andrade



A Energia Solar é a designação dada a qualquer tipo de captação de energia luminosa (e, em certo sentido, da energia térmica) proveniente do Sol, e posterior transformação dessa energia captada em alguma forma utilizável pelo homem, seja directamente para aquecimento de água ou ainda como energia eléctrica ou mecânica.

Vantagens da Energia Solar

  • A energia solar não polui durante a sua utilização.
  • As centrais necessitam de uma manutenção mínima.
  • Os painéis solares são a cada dia mais potentes ao mesmo tempo, que o custo dos mesmo vem decaindo. Isto torna cada vez mais a energia solar uma solução economicamente viável.
  • A energia solar é excelente em lugares remotos ou de difícil acesso, pois sua instalação em pequena escala não obriga a enormes investimentos em linhas de transmissão.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tradutor

Causas

Número total de visualizações de páginas