quarta-feira, março 21, 2007

Grupo Recreativo Mirandense - Filarmónica Mirandense

Em 27 de Julho de 1931 foi fundada em Miranda do Corvo, a associação cultural e recreativa, com o nome de “Grupo Recreativo Mirandense”;

A génese da sua fundação está bem patente no artigo 3º dos Estatutos: «O Grupo Recreativo Mirandense tem por fins, o desenvolvimento cultural e recreativo dos seus associados e muito especialmente visa o ensino, promoção, divulgação, fomento e prática de actividades musicais ou quaisquer outras que possam contribuir para a criação e desenvolvimento do espírito de convivência associativa. A associação terá especialmente uma escola de música e uma banda filarmónica.»

Estes propósitos foram ao longo dos seus 75 anos de existência cumpridos com maior ou menor dificuldade. Novas exigências motivadas pelo processo de crescimento, às quais foi necessário responder de forma eficaz, originaram a necessidade de se enveredar para trocas de experiências, quer através de intercâmbios, quer através da realização e participação em eventos de carácter cultural, popular e religioso, práticas essas que foram mantidas e reforçadas ao longo dos últimos anos.

Também a renovação da Escola da Música tem seguido o seu curso, não obstante as enormes dificuldades que a sua manutenção acarreta. Muito mal tem o poder tratado a cultura, o ensino da música e sua consequente divulgação. À semelhança doutras colectividades, têm sido feitas autênticas omoletas de boa qualidade, sem ovos… E os dirigentes se desdobrado para que nada falte à Filarmónica Mirandense.

A Banda Filarmónica é o porta-estandarte de todo um concelho em inúmeras festas por Portugal fora e não só…

A Banda Filarmónica é constituída por 52 elementos, 28 do sexo feminino e 24 do sexo masculino e é actualmente regida pelo maestro Pedro Ladeira. A Filarmónica tem como suporte lúdico didáctico a «Escola da Música», constituída por 72 alunos e por 8 formadores.

O Grupo Recreativo Mirandense tem sede na Rua da Filarmónica, n.º 2, em Miranda do Corvo. A Direcção é actualmente presidida por José Henriques Mendes.

1 comentário:

corvo mirandense disse...

Gostei deste artigo! Parabéns!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tradutor

Causas

Número total de visualizações de páginas