sábado, abril 24, 2010

Mercado do Queijo Rabaçal, para miúdos e graúdos


Dia 25 de Abril na Villa Romana do Rabaçal

No próximo dia 25 de Abril, o Município de Penela realiza um evento dedicado a um dos produtos endógenos deste concelho, reconhecido por todo o país e também além fronteiras, o Queijo do Rabaçal.


O Mercado do Queijo Rabaçal, é um evento para todas as idades, tendo espaços exclusivamente dedicados aos mais pequenos, onde poderão aprender mais sobre o queijo Rabaçal e sobre os romanos, protagonistas deste mercado.


Um evento imprescindível aos apreciadores de queijo Rabaçal, que o poderão acompanhar com outros produtos endógenos que também estarão representados, Vinho Terras de Sicó, Azeite Sicó, mel, nozes e artesanato.

Mercado do Queijo do Rabaçal



O Mercado de Queijo do Rabaçal pretende ser um louvor ao deleitável Queijo do Rabaçal, elemento diferenciador da cultura local, e a celebração dos sabores e produtos tradicionais deste território penelense.
Misto de cabra e ovelha, as pastagens da Erva-de-Santa-Maria (espécie de tomilho) dão ao Queijo do Rabaçal um sabor e aroma muito característico, que lhe confere individualidade no contexto dos seus congéneres. De produção com seculares tradições, a sua existência remonta à mais Alta Antiguidade. Comprovado parece estar o seu consumo entre as diferentes classes sociais da civilização romana: sendo uma figura sempre presente na mesa dos camponeses e escravos, na ração militar, na provisão dos viajantes e no cardápio dos alberguistas.

Com este certame pretende-se revelar a arcaica actividade da pastorícia e da produção tradicional do Queijo do Rabaçal, valorizando em simultâneo outros produtos e elementos que caracterizam a região (o vinho Terras de Sicó, o azeite Sicó, o mel, as nozes e artesanato), num ambiente de festa popular, protagonizada pela música e folclore, aos quais se juntará a recriação histórica. O visitante é assim convidado a (re)viver o ambiente do palácio da Villa romana do Rabaçal (século IV d.c.) à actualidade, participando numa história que vai percorrendo os diversos espaços e tempos deste complexo agrícola.
Pelo espaço andarão pequenos rebanhos a pastar, mais um apelo à tradição e valores culturais deste lugar.

De salientar ainda os ateliers Infantis de fabrico de queijo e de mosaicos, assim como a horta pedagógica, actividades para as crianças e que decorrerão todo o dia, um espaço de entretenimento e educativo totalmente dedicado aos mais novos!

Venha saber mais sobre o Queijo Rabaçal e provar o original e mais saboroso Queijo!

PROGRAMA

10H00 - Abertura do Certame


º::º FEIRA DE QUEIJO RABAÇAL, Vinho Terras de Sicó, Azeite Sicó,
Mel, Nozes e Artesanato

º::º Recriação histórica "No tempo dos Romanos"
pela companhia VIV'ARTE

º::º OFICINAS INFANTIS de Fabrico do queijo,
Atelier do mosaico, Contos...

º::º Mercado de Agricultura Tradicional e Familiar

º::º Visitas guiadas ao Museu, Estação Arqueológica e Horta Pedagógica

º::º Desfile Etnográfico pelo Rancho Folclórico do Rabaçal

11H00 - Recepção às entidades oficiais e Prova de Queijo Rabaçal

11H30 - Abertura da Exposição “Queijo Rabaçal. Sabor e Aroma de Sicó: do acincho à mesa”

15H30 - PALESTRAS TEMÁTICAS:
º::º "Gastronomia de Sicó",
pelo jornalista José Quitério

º::º "Rabaçal, Aldeia Cultural", pelo Arqueólogo Miguel Pessoa,
Coordenador do Museu da Villa Romana do Rabaçal

18H30 - Encerramento

1 comentário:

Helena Teixeira disse...

O Queijo Rabaçal é tão bom, é mesmo uma delícia. Para uma fã de queijo como eu, estes festivais são uma perdição.

Aproveito e deixo um convite: Participe na blogagem de Maio do blog www.aldeiadaminhavida.blogspot.com. O tema é:”Vamos ao Museu”. Basta escrever 1 texto de máximo 25 linhas, 1 foto, o título e o link do blog para aminhaldeia@sapo.pt até dia 10/05. Pode falar sobre o seu museu preferido ou monumento… Há boa disposição e prémios!

Jocas gordas
Lena

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...