quarta-feira, abril 07, 2010

Miranda do Corvo vai ter Parque Radical


«Junto ao futuro Centro Educativo de Miranda do Corvo (CEMC), na Rua Dr. Mota Pinto, vai nascer um Parque Radical e um conjunto de valências que vão contribuir para a requalificação do ambiente urbano daquela zona marginal à vila.


A proposta para o lançamento do concurso referente a este projecto, avaliado em 60 mil euros, foi aprovada por unanimidade, na última reunião do executivo municipal, pelo que a sua concretização estará para breve. Aliás, Reinaldo Couceiro, vice-presidente do município, avançou ao Diário de Coimbra, que a autarquia «está a fazer os possíveis para que o CEMC esteja pronto até ao inicio do próximo ano lectivo», pelo que se pretende que o parque se concretize no mesmo prazo.


Este projecto pretende criar estruturas adequadas para a prática de Skate, BMX Freestyle e Inline (patins em linha), nas vertentes de Street e Rampa, com diferentes níveis de dificuldade, concretizando assim um espaço inovador para os praticantes da região.


A par deste complexo, a obra compreende ainda outras intervenções de requalificação na rua Dr. Mota Pinto, de modo a potencializar o desenvolvimento da zona envolvente do CEMC. Nesse sentido, e atendendo já ao possível congestionamento do trânsito frente ao CEMC, nas horas de entrega e recolha dos alunos do complexo, o mesmo projecto contempla a construção de um parque de estacionamento, com capacidade para 31 viaturas ligeiras, incluindo um lugar para utentes de mobilidade reduzida.


Quanto à zona verde existente a sul do local onde vai nascer o parque radical, vai ser mantida e servirá como espaço de descanso e lazer, permitindo às famílias acompanhar os praticantes das modalidades desportivas que o parque oferecerá. O espaço beneficiará ainda de uma ligação a um percurso pedestre junto ao Rio Dueça, cuja futura ligação à Quinta da Paiva está também já prevista, acrescentando mais actividades ao “pacote” oferecido, nomeadamente o centro hípico e as piscinas da Quinta da Paiva.


Este complexo, que reunirá no mesmo espaço diversas valências de lazer e desporto, pretende impulsionar não só o desporto radical, nas modalidades previstas, promovendo o espírito desportivo e a prática de actividades saudáveis, mas também fomentar o conceito de família, através das várias ofertas direccionadas para diferentes faixas etárias.


Praticantes podem escolher níveis de dificuldade

Pensado para todos quantos queiram desenvolver as modalidades de Skate, BMX Freestyle e Inline, quer sejam praticantes experientes ou iniciantes na actividade, o Parque Radical vai ser construído por patamares, que representarão diferentes níveis de dificuldade, aproveitando o declive natural do terreno. A zona de Rampa, subdividida em patamares, vai contemplar vários obstáculos que simularão os espaços do meio urbano que originaram esta modalidade, ou seja, escadas, corrimões, muros, etc.


Quanto à zona de Street, será equipada «com um conjunto de rampas curvas (quarter pipe´s e half pipe´s) e planos inclinados, flat banks, que geram a velocidade ideal para o aproveitamento das linhas de skate idealizadas».


Os diversos patamares serão interligados com obstáculos urbanos, que além da gestão do grau de dificuldade, permitirão aos praticantes a criação de vários percursos distintos, quer de skate, quer pedonais.»

Fonte: Diário de Coimbra


1 comentário:

Carmo L. disse...

Maravilha...Miranda nestes ultimos anos tem sofrido um enorme desenvolvimento.É de salientar e parabenizar a Camara Municipal (quem a representa)pelo empenho prestado ao municipio, que eu acho que é fantastico, espero não estar errada, pois não sou residente daí.
Estive recentemente em duas situações que me agradaram imenso, aliás, fiquei rendida a ambas. A primeira foi o parque natural da Quinta da Paiva, fiquei apaixonada por todo o seu explendor e decidida a apadrinhar uma coruja, amei verdadeiramente. A segunda, a oportunidade de poder desfrutar de uma aula no ginasio aí existente, que desconhecia. Dá vontade de viver em Miranda, pois cada vez mais dá para perceber o quanto procuram oferecer qualidade e variedade para a vida da sua população. Um bem haja a todos os que se empenham e esforçam para que isso aconteça.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tradutor

Causas

Número total de visualizações de páginas