quarta-feira, novembro 24, 2010

Tua e Ramal da Lousã na mesma linha?

Cerca de meia centena de pessoas assistiram no passado dia 30 de Outubro de 2010, ao documentário “Pare, Escute, Olhe”. A iniciativa, integrada no aniversário do jornal lousanense Trevim, contou com a presença do realizador de cinema Jorge Pelicano, que traçou algumas semelhanças entre a Linha do Tua e o Ramal da Lousã.

“A história repete-se, há muitas decisões políticas que acabaram com muitas linhas do Tua pelo país Dora.” Para o autor, o documentário surgiu na tentativa se saber as consequências políticas das decisões tomadas numa região transmontana despovoada, sem investimentos, sem um único quilómetro de auto-estrada e também por isso, com cada vez menos população.

“É um documentário parcial, porque mostra o lado do povo, aquele que às vezes as televisões não tem tempo para dar.” – Alertou Jorge Pelicano antes do documentário ser exibido.

domingo, novembro 21, 2010

Primeiro TT Abutres

"A Associação Abutrica pretende realizar a 1ª edição do TT Abutres (Passeio Todo-Terreno no Concelho de Miranda do Corvo).

O passeio, irá desenrolar-se por todo o concelho de Miranda, e pretendíamos terminar no centro de Miranda do Corvo, fazendo uma passagem no Rio Dueça, na parte posterior do Edifício do Câmara Municipal.

A “Especialidade da Casa”:

O local pretendido para a realização da passagem de rio, no referido Passeio Todo-o-terreno, é um local de excelência em Miranda do Corvo, situado no centro da Vila, rodeado por jardins, e pelo Edifico da Câmara Municipal.

A ideia desta passagem será de dinamizar o Centro Histórico de Miranda do Corvo, e proporcionar aos Mirandenses uma pequena amostra deste tipo de actividades, sem ferir de alguma maneira o leito do Rio.

Por este motivo, a Associação Abutrica, pretende fazer passar os veículos Todo-o-terreno por este local, brindando assim todos os Mirandenses, e também os participantes do passeio com a passagem do local. Será uma experiência repetida no ano anterior. Esta passagem, dinamizará economicamente e socialmente todo o Centro Histórico, e irá trazer bastante apreciadores da modalidade á Vila de Miranda do Corvo.

Em relação ás condições físicas, o local é óptimo para a realização do evento, e passamos a explicar:

- O rio neste local, está completamente pavimentado e murado, facilitando assim a passagem dos veículos sem prejudicar o meio natural.

- O local permite que os espectadores apreciem a passagem com toda a segurança, pois o rio neste loca é rodeado de jardins, e as suas margens estão confinadas com muros de protecção.

Nota:

A passagem neste local, será apenas de demonstração e realizada com toda a precaução dos condutores, servindo apenas de divulgação e demonstração. Não haverá obstáculos, nem nenhum elemento externo ao habitat natural do rio."

In http://www.abutres.net/

sábado, novembro 20, 2010

Penela Presépios 2010 mantêm viva a tradição

O Natal está aí e o Penela Presépio também e tal como em edições anteriores, o Município de Penela volta a lançar o desafio a toda a população e organiza um Concurso de Presépios.


O Presépio como incontestável expressão da cultura popular e dos mais tradicionais valores de Natal ocupa um lugar de relevo nas comemorações desta quadra, assim quem tiver o espírito natalício mais vivo, cheio de criatividade e originalidade é convidado participar!


Os presépios a concurso estarão em exposição em vários locais emblemáticos do concelho, durante todo o evento, de 4 de Dezembro a 2 de Janeiro, no final, tal como o ano passado, pretende-se que os presépios vencedores sejam leiloados no Jantar PENELA SOLIDÁRIA 2010, a 4 de Dezembro, revertendo o valor angariado para as Instituições de Solidariedade Social do Concelho, imprimindo-se assim a esta acção o verdadeiro espírito de solidariedade e fraternidade que caracteriza esta altura do ano.


Inscrições até 26 de Novembro e entrega de presépios entre os dias 29 e 30 de Novembro na Biblioteca Municipal de Penela.

Para mais Informações e entrega de inscrições:

Biblioteca Municipal

Tel: 239 560 022

inês.fernandes@cm-penela.pt

Colóquio Evocativo do Bicentenário do Nascimento de Alexandre Herculano

Inauguração do Centro de Estudos de História Local e Regional Salvador Dias Arnaut

No ano de 2008, a Autarquia de Penela celebrou um Protocolo de Cooperação relativo ao usufruto de imóvel e respectivo espólio monográfico e bibliográfico do Professor Doutor Salvador Dias Arnaut. Este insigne Penelense e ilustre académico deixou entre nós um património de inegável valor científico de interesse público e que a Câmara Municipal de Penela deseja colocar à disposição da comunidade científica e de todos os investigadores interessados no estudo dos Municípios e do Poder Local. É assim aspiração da Autarquia Penelense que este se afirme como uma instituição de referência, a nível nacional, no estudo da temática histórica local.

Este Centro albergará dois importantes fundos bibliográficos: a biblioteca particular do Prof. Doutor Salvador Dias Arnaut e o acervo documental do CEHLR. Na emergência da Sociedade de Informação e Comunicação, este centro possuirá igualmente um portal electrónico, instrumento fundamental no acesso à documentação pretendida, funcionando como ponto de partida para o trabalho e desenvolvimento de pesquisas e produção de conhecimento.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...