sábado, novembro 26, 2011

Loja do Sr. Falcão candidata ao Prémio Mercúrio - o melhor do comércio



A "Loja do Sr. Falcão", localizada na Pereira, é uma das cinco nomeadas para a categoria “Lojas com História”, do “Prémio Mercúrio – o melhor do comércio”.
O “Prémio Mercúrio – o melhor do comércio” é uma iniciativa que visa identificar, reconhecer e premiar entidades e personalidades que, em Portugal e de forma consistente, tenham contribuído para a valorização do sector do comércio e serviços e das profissões a este ligadas.
O júri elege, em diversas categorias e entre as candidaturas apresentadas, os melhores exemplos de originalidade, inovação, formação, competência, empreendedorismo e responsabilidade social.
A categoria “Lojas com História” visa premiar lojas que, tendo mais de 50 anos de existência, conseguiram ir adaptando o seu conceito e adequando a sua estratégia de retailing-mix, de forma a continuarem a ser, ainda hoje, negócios de sucesso e factores de diferenciação do comércio de rua e, assim, pólos de dinamização das cidades, bem como, motivos de interesse cultural e turístico.
A Loja do Sr. Falcão foi fundada em 1878, por Lourenço Falcão. A actividade foi continuada pelo seu filho, Joaquim Fernandes Falcão, ajudado mais tarde pelo filho, Joaquim Falcão. Por volta de 1950 a loja foi destruída por um incêndio, seguindo um grande esforço de reconstrução, renascendo a loja em 1956. Joaquim Falcão fica à frente do estabelecimento até ao ano 2000, altura em que a encerra por motivos de saúde.
Em 2008, Filomena Falcão, reabre a loja motivada pelo gosto pelo antigo e pelo tradicional, determina em mostrar ao séc. XXI uma loja do séc. XIX. A loja mantém a taberna e dedica-se à venda de artesanato e produtos regionais.
A entrega dos galardões vai decorrer no próximo dia 28 de Novembro, pelas 18.30h, no Centro de Congressos do Estoril.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tradutor

Causas

Número total de visualizações de páginas