sábado, junho 01, 2013

Expo-Miranda 2013




A Câmara Municipal, apoiada por uma Comissão Organizadora composta por representantes da autarquia e empresários do concelho, realiza anualmente a Expo-Miranda.

Este certame é reconhecido como um dos momentos mais importantes a nível cultural e recreativo na vida do município, podendo mesmo dizer-se que a Expo já faz parte da vida das pessoas. Da mesma forma, muitos milhares de visitantes dos concelhos vizinhos se deslocam a Miranda do Corvo, atraídos por esta realização.

A edição deste ano realiza-se entre os dias 30 de maio e 2 de junho.

A 1.ª Expo-Miranda realizou-se em 1990, comemorando-se assim este ano o 23.º aniversário do certame. Ao longo destes 23 anos a Expo-Miranda tem mostrado aos visitantes a atividade económica, industrial, agrícola, cultural e artesanal, bem como o dinamismo das instituições de solidariedade social e das coletividades desportivas, recreativas, culturais e humanitárias do Concelho e da Região.

A presença na feira assume-se para muitos empresários como uma importante oportunidade de divulgação das suas atividades e para a concretização de muitos negócios.

O dinamismo das instituições culturais, recreativas e desportivas fica também patente pelo envolvimento de todos e a sua contribuição para o sucesso da feira. De forma altruísta e desinteressada todos contribuem para a concretização do objetivo comum, que é a divulgação de uma terra de grande tradição associativa.

A realização da Expo-Miranda proporciona também grandes momentos de animação e convívio, quer pelo convivo naturalmente gerado entre os visitantes quer pelas várias realizações que animam o certame.

Fazendo uma retrospetiva das edições anteriores, verificamos que desde a sua implantação a Expo-Miranda tem registado crescimento do número de visitantes.

O número de expositores tem-se mantido constante devido às limitações do espaço. Temos tido no entanto aumento de procura por parte de novos expositores que pretendem participar pela primeira vez, situação que atesta a qualidade do mesmo. O número de expositores é cerca de 120.

A edição da Expo-Miranda de 2013 fica valorizada pela conclusão das obras de requalificação da área envolvente ao Mercado Municipal. No ano anterior foi o próprio edifício do Mercado que sofreu obras de requalificação, contribuindo também para uma melhoria das condições em que se realiza o certame.

A feira proporciona a oportunidade de contactar com espaços vocacionados para uma multiplicidade de áreas desde os setores mais tradicionais às novas tecnologias, sem esquecer as preocupações ambientais.

Ao nível de espetáculos musicais, destaque novamente para a realização de uma noite com artistas de Miranda do Corvo, denominada “Noite de Miranda”, incentivando os talentos existentes no Concelho.

A Expo-Miranda serve igualmente para promover e divulgar a gastronomia de Miranda do Corvo através de uma zona de “tasquinhas”, exploradas pelas coletividades do concelho. Todas as “tasquinhas” oferecerão aos visitantes a possibilidade de provar a famosa chanfana, os negalhos, a sopa de casamento e o sarrabulho, entre muitos outros petiscos.

Miranda, berço da chanfana, é terra de boa cozinha tradicional. A promoção e defesa da gastronomia serão feitas fundamentalmente através da presença de coletividades que assumirão a gestão de algumas tasquinhas. Estas “tasquinhas” dinamizadas pelas associações demonstram quão generosas são as pessoas do concelho sempre disponíveis para, sem esperar qualquer retribuição, dar o seu trabalho voluntário para que as suas coletividades possam ser mais prósperas, dinâmicas, capazes de contribuir para a melhoria da qualidade de vida das suas terras.

No dia 1 de junho, dia em que se comemora o feriado municipal, comemora-se igualmente o Dia Mundial da Criança. As atividades decorrem no Parque de Lazer da Quinta da Paiva.

Trata-se, sem dúvida, de uma grande realização que enobrecerá o concelho. A Câmara Municipal e a Comissão Organizadora agradecem antecipadamente o apoio de todos os Mirandenses e daqueles que direta ou indiretamente contribuem para o êxito desta feira.

O programa musical foi idealizado para agradar aos diversos públicos. Destaque este ano para o concerto de Pedro Abrunhosa, no sábado. Nos restantes dias estarão em palco os “5 para o fado” e Anaquim, na sexta-feira e “Chave Dourada”, no domingo. Após os concertos haverá animação por DJ.

Na tarde de domingo realiza-se o festival de folclore que este ano contará também com a atuação de uma tuna.

No corrente ano o certame tem ainda outros aliciantes, nomeadamente a inclusão de uma Feira Popular no recinto, onde se encontrarão várias diversões entre carros de choque e outros carroceis e uma exposição de carros antigos no interior do Mercado.

O programa completo do certame e das comemorações do feriado municipal é o seguinte:

30 de Maio

19h00 Abertura oficial da feira com presença do Secretário de Estado da Administração Local, Mestre António Leitão Amaro

21h30 Espetáculo “Noite de Miranda”

31 de Maio

15h00 Cicloturismo “1ª MIRANBIKETOUR” – Escola José Falcão

19h00 Abertura da feira

22h30 Espetáculo “5 Pró Fado”

23h30 Espetáculo “ANAQUIM”

1 de Junho

10h/18h - Atividades do Dia Mundial da Criança - Quinta da Paiva

10h00 Hastear da Bandeira

10h15 Sessão Solene

Inauguração da Requalificação do Mercado Municipal pelo Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional Dr. Manuel Castro Almeida

15h00 Abertura da Feira

16h00 Inauguração das novas instalações da Caixa de Crédito Agrícola – Rua Fausto Lobo

17h30 Visita à Quinta da Paiva – Atividades do Dia Mundial da Criança

18h30 Visita à A13 / Variante a Lamas

Inauguração da estrada de ligação do cimo de Chão de Lamas à EN 110

23h30 Espetáculo “PEDRO ABRUNHOSA”

2 de Junho

15h00 Abertura da feira

16h00 Tarde de Folclore

22h00 Espetáculo “CHAVE D´OURO” (Pai da Criança)

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tradutor

Causas

Número total de visualizações de páginas