sexta-feira, novembro 03, 2006

A Festa da Chanfana

A Chanfana será mais uma vez o prato principal no local do Senhor da Serra.

Como já é tradição, no próximo fim-de-semana, dias 4 e 5 de Novembro, o Senhor da Serra presta a devida homenagem a este prato típico, da forma mais correcta, à mesa!

Assume este prato um dos valores culturais e gastronómicos mais característicos da zona centro e, especialmente, do Senhor da Serra.

Verdade é que a disputa da paternidade da chanfana é defendida pelo Senhor da Serra de uma forma simples: Pelo Sabor…da História!

Crê-se que a receita da Chanfana (à moda do Senhor da Serra) foi criada no mosteiro de Semide: os pastores pagavam os foros com cabras e, como as freiras não conseguiam manter o rebanho e queriam conservar a carne, assavam-na em vinho, também oferecido pelos rendeiros, e juntavam-lhe o louro e os alhos da quinta.

Depois de confeccionada a carne, as tripas são aproveitadas para os negalhos e os restos que sobram na caçoila, adicionados a pão e couves, resultam na designada sopa de casamento.

Agora que sabem o segredo da receita não podem deixar passar esta oportunidade de provar este prato secular com sabores genuínos!

Deixo-vos assim o convite para visitarem o Senhor da Serra o qual é dirigido em especial a todos os amantes da boa gastronomia!


Resta-me desejar-lhes um bom apetite !!

Santinho Antunes, residente no Senhor da Serra, Semide, Miranda do Corvo

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tradutor

Causas

Número total de visualizações de páginas