Augusto Pinochet, o Déspota
Augusto Pinochet (1915-2006), responsável pelo outro 11 de Setembro, o de 1973, em que o governo liderado por Salvador Allende, de esquerda e eleito pelo povo, foi deposto pela força das armas, com o consentimento dos EUA.Pinochet era o Comandante-Chefe do Exército Chileno e bombardeou o Palácio Presidencial de La Moneda, em Santiago do Chile, na expectativa de destrui-lo e matar todos os ministros, derrubando assim, o presidente Salvador Allende.
Allende morreu pouco depois de ser preso. As circunstâncias da sua morte, nunca foram esclarecidas...
Em 17 anos de regime, Pinochet perseguiu os seus opositores intra e extra muros, acusado de tortura, cerca de 4000 mortos, mais de 30.000 desaparecidos, 200.000 exilados...
Os opositores eram atirados ao mar, a bordo de aviões militares...
Em 1998, estando em Londres, o juiz espanhol Baltasar Garzón emite um mandado internacional de prisão implicando-o pelos crimes de assassínio, terrorrismo e tortura, com base em denúncias de familiares de espanhóis desaparecidos no Chile durante a sua ditadura. Fica retido por 503 dias, na capital britânica, sendo libertado, devido à sua saúde precária. O governo britânico, alegou razões de saúde e recusou-se a extraditá-lo para Espanha. Pinochet voltou ao Chile, em Março de 2000.
O juiz Baltazar Garzón jamais abandonou as investigações sobre o ditador e obteve, em Outubro, da justiça chilena autorização, para interrogar Pinochet e a sua esposa, pelo caso das contas secretas, que o general possuía fora do país.
No Chile, Pinochet acumula mais de 300 queixas e processos e onde a imunidade lhe é levantada, nos casos de violações de direitos do homem e de corrupção.
Em Julho de 2001, apresentou um atestado de debilidade mental, que o terá salvado de uma possível condenação.
Em 03.12.2006 Pinochet sofre um ataque cardíaco e ironia do destino falece aos 91 anos, no Dia dos Direitos Humanos - 10 de Dezembro.
1 comentário:
Boa Memória..... A luta Continúa.
Enviar um comentário