domingo, dezembro 10, 2006

A Preto e Branco - Parte III

Simplex, Flexisegurança, Movimento pelo Sim, Movimento pelo Não, Choque tecnológico, …, meros chavões, são «fait divers», «show off», maquilhagem, luzes, acção, que o espectáculo vai começar.

«A Galp distribuiu este ano aos accionistas mais de 1.000 milhões de euros de lucros.»

Quando se fala em apertar o cinto, não se entende muito bem, porque não decide a Assembleia da República, a questão do aborto, têm ou não têm competências, para o efeito?

Mais uns milhões de euros pelo cano de esgoto abaixo…

Andamos a nadar em dinheiro…

Tanta algazarra pela recolha de assinaturas, pelo sim, pelo não, tanto movimento… Interrogam-se os portugueses, para quê?

Será pelos SAPs e pelas maternidades que fecharam? Pelas 1.500 escolas que encerraram, votando o interior à desertificação? Pelo encerramento das fábricas? Acompanharam eles, os Sindicatos nas delicadas negociações com o governo?

Entretanto já chegaram as clínicas espanholas, para o efeito.

Efectivamente, as mesmas que trabalham por conta dos grupos privados e das seguradoras.

NÃO!

Já basta de falácias e de atirar com areia para os olhos dos portugueses e de tapar o Sol com uma peneira.

É altura de se mostrar indiferença total pela Classe Política que temos e mostrarmos-lhe o sinal do nosso protesto e descontentamento.

«A EDP acumula lucros na ordem de 1 milhão de euros por dia.»

Andarão os políticos preocupados (os mesmos que fazem peregrinações de Norte a Sul do País), com as empresas que encerram todos os dias, com os ordenados em atraso, com os subsídios de natal, por pagar ou se os portugueses tem dinheiro para pagar o crédito da sua habitação ou ainda com a comida dos seus filhos?

Quando há fábricas em Miranda do Corvo, que tem em atraso, 3-4 meses, subsídios de Natal de 2005 e 2006, por pagar. É caso para perguntar onde andará a inspecção do IDICT?

«Um país com duas velocidades, saúde para os ricos e justiça para os pobres, é a percepção da opinião pública.»

«Os portugueses já pagam cerca de 40% dos custos da sáude.»

Entretanto, silenciam-se aqueles que protestam e tem opiniões diferentes, acesso aos meios de comunicação social restringidos, voltou o lápis da censura, processos disciplinares e aposentações compulsivas para os policias; Inquéritos e detenções ilegais para os militares. Quem fez greve ontem? Quem vai fazer amanhã?

Sindicalistas na mira do SIS?

Onde estamos nós?

… No tempo da outra senhora?

«Pagamos os medicamentos mais caros da Europa.»

Um governo que de socialista tem pouco, governando à direita do CDS, com os ámens dalgumas forças de esquerda, ámen, ámen,…

«Só no primeiro semestre, os bancos acumularam mais de 1.200 milhões de euros de lucros. Mas as prestações das casas não param de aumentar e o endividamento das famílias é cada vez maior.»

Entretanto o caudilho de Bruxelas, o lacaio do BCE e do Sr. Jean-Claude Trichet ordena-nos: «Apertem o cinto! Apertem o cinto! Só mais um buraquinho!»

Das duas, uma ou isto endireita de vez ou o poder vai cair na rua…

«Para além de termos os salários mais baixos da UE, os trabalhadores já perderam mais de 8% do seu poder de compra. Mas o Governo e o Patronato querem limitar os aumentos e impor salários e reformas mais baixos.»

Houve quem gozasse com os «malandrões da função pública», agora, para o emagrecimento total dos portugueses vem aí o Flexisegurança, a aplicar em todos os sectores, lá avisaram, os portugueses tem que por de lado a ideia dum emprego seguro, terão que se habituar à ideia de ter vários empregos, durante a sua vida activa…

Flexisegurança = Trabalho Precário = Despedimentos

E não tarda nada estão a fazer a apologia da Nova Ordem Mundial, do cartão único, escravos a trabalhar para o grande capital, para os bancos e seguradoras engordarem…

E se forem uns bons rapazes, sim se portarem bem, tem um «tacho» reservado como gestor num Banco de renome, numa multinacional ou numa grande empresa pública, na ONU, na NATO ou na Comissão Europeia…

«Não podemos ficar calados.»

Entretanto continuamos à espera do D. Sebastião que há-de surgir numa qualquer manhã de nevoeiro…

Ver também neste blog A Preto e Branco e A Preto e Branco 2

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tradutor

Causas

Número total de visualizações de páginas