quarta-feira, dezembro 27, 2006

Rádio Dueça - Um Rio de Som...

Clique duas vezes em cima duas vezes em cima do título e escute a Rádio Dueça, para tal necessita de ter instalado o Real Player ou equivalente

Rádio Dueça, Um Rio de Som…

Após, um período de planeamento, testes e acertos, no dia 4 de Agosto de 1984, foi possível ouvir pela primeira vez no éter, os sons experimentais da Rádio Dueça/ Associação Rádio Livre de Miranda do Corvo.

Coincidindo com a vontade de crescer concretizou-se o desejo da aprovação do Decreto Lei que possibilitaria a existência legal das Rádios Locais em Portugal, e para que tal fosse possível seria preciso parar por completo as Emissões, preparar enormes processos burocráticos, apresentar candidaturas e por fim aguardar as decisões das Autoridades que detinham o poder de atribuição de Alvará de Radiodifusão.

Em Dezembro de 1989, a Rádio Dueça/Associação Rádio Livre de Miranda do Corvo, emitiu pela última vez. Em Junho de 1990, a Rádio Dueça, Rádio Local de Miranda do Corvo quebrava o silêncio, e iniciava um novo ciclo de existência.

Num Concelho, onde as possibilidades de evoluir economicamente eram escassas e em que o mercado comercial para exploração era mínimo, tornou-se uma missão quase impossível levar a Rádio a bom porto, mesmo assim, das 6 horas de emissão iniciais a Rádio Dueça foi alargando o seu tempo de emissão, recorrendo sempre aos colaboradores, que nunca foram remunerados pela realização de programas, estabelecendo protocolos com outras Estações de Rádio no sentido de obter Serviços Noticiosos de âmbito Nacional e Internacional.

Emitindo já 16 horas diárias, com produção própria, e garantindo 2 postos de trabalho efectivos e um em tempo parcial, em 1996, a Rádio Dueça começa a sentir graves problemas, quer em termos de subsistência, quer em termos de manutenção de qualidade de emissão, este ultimo mercê de um acidente provocado por uma forte descarga eléctrica que danificou irremediavelmente grande parte do equipamento de emissão e de estúdio.

Desde, a sua aprovação como Rádio Local, a Rádio Dueça, por imperativos processuais, ficou ligada à Cooperativa Mirante, detentora do Alvará e proprietária do Jornal Mirante, no entanto era desejo dos colaboradores da Rádio Dueça criar uma estrutura especificamente vocacionada para a radiodifusão levando um grupo de colaboradores em 1997 à criação da Rádio Dueça Informiranda, Cooperativa de Responsabilidade Limitada, vocacionada exclusivamente para a gestão e desenvolvimento da Rádio possibilitando assim a reestruturação da Rádio e a prossecução dos seus objectivos como Rádio Local, tendo para tal sido lavrado um acordo com a Cooperativa Mirante no sentido de se proceder à transferência do Alvará para a nova Cooperativa. Só no dia 18 de Dezembro de 2002 foi transferido oficialmente por deliberação da Alta Autoridade para a Comunicação Social o Alvará de Radiodifusão da Cooperativa Mirante para a Rádio Dueça Informiranda CRL, concretizando-se assim um dos objectivos mais aspirados pela Cooperativa e colaboradores.

Ao longo dos anos, a Rádio Dueça teve Colaboradores/ Realizadores, um pouco de toda a parte, de Miranda do Corvo, das Freguesias do Concelho, das Escolas, de Associações e Instituições, de fora do Concelho.

A Rádio Dueça colaborou nos últimos dois anos, com Estabelecimentos de Ensino Profissional, administrando Estágios e Acções de Formação em Contexto de Trabalho nas áreas técnica e de produção.

Desde Setembro de 2006 é possível escutar a emissão «on line», da Rádio Dueça (em mms://stream.radio.com.pt/roli-enc-214). Os acessos tem vindo a crescer exponencialmente, desde Viana do Castelo, ao Algarve, cobrindo todo o país, através da Internet.

Rádio Dueça à conquista da Europa

Para a Rádio Dueça, os próximos tempos são de mudança, de consolidação de projectos, alargar horizontes e abraçar novos desafios, tais como a parceria de serviços com a Rádio Asas da Beira e a integração no projecto do Grupo RDS.

A juventude continua a aderir à Rádio Dueça, trazendo uma lufada de ar fresco, que se converte num rio de som, com novos projectos, tais como: Bike Aventura, Thaprojekt, Espaço T.

Também se tem verificado alguns regressos de antigos realizadores, tais como Luís Coimbra, regressou à antena ao fim de 10 anos, com um dos mais antigos programas, desta rádio: «O Paraíso dos Deuses» e ainda com um programa com música dos anos 80, denominado «Simplesmente 80».

O Desporto voltou aos microfones da rádio, agora com uma equipa de 10 pessoas.

Em Novembro de 2006 foi desferido contra a Rádio Dueça, um duro golpe. Os amigos do alheio visitaram as instalações da rádio e roubaram inúmero equipamento, que é essencial para o bom funcionamento da estação.

Em 22 anos de existência, a Rádio Dueça esteve na cave da antiga Casa Paroquial, passou pelo actual Edifício da Biblioteca Municipal, tendo regressado à antiga Casa Paroquial, onde está actualmente no R/C, dividindo este espaço com a catequese.

À Rádio Dueça faltam actualmente condições de acústica e de segurança. Os equipamentos justificam outro tipo de instalações.

No próximo dia 27 de Janeiro de 2007, a Rádio Dueça vai organizar o 2º Downhill Urbano, uma organização conjunta Rádio Dueça/Bike Aventura.

«A Rádio Dueça presta um serviço público e comunitário e precisa de ajuda de todos.»

Links:

http://radiodueca.no.sapo.pt

http://radio94.5@sapo.pt

e-mail: radiodueca@gmail.com

Desde já quero agradecer a colaboração da Direcção da Rádio Dueça e do João Paulo Lucas, que viabilizaram a realização deste post.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tradutor

Causas

Número total de visualizações de páginas