terça-feira, março 13, 2007

Open Your Eyes - Linux Versus Vista



«Os grupos de utilizadores de Linux em Portugal lançaram um manifesto - "Portugal Merece Mais e Melhor" (P3M) - para divulgar o Linux, um sistema operativo aberto cujo código não está na posse de nenhuma empresa.

O objectivo é sensibilizar utilizadores, o Governo e as empresas para as vantagens deste sistema operativo. Segundo Paulo Trezentos, coordenador do Grupo de Utilizadores de Linux (GUL) e um dos promotores do manifesto, estas prendem-se essencialmente com a solidez da arquitectura (baseada em Unix), o preço e o facto de ser open source.

Isto significa que os desenvolvimentos do sistema são partilhados entre a comunidade dos programadores em Linux. Uma relação que deve ser tida em conta também face aos utilizadores, segundo Paulo Trezentos, que considera ser outra vantagem a partilha de conhecimentos entre os adeptos do Linux, que funciona como uma rede de suporte não comercial.

Mas é esta sua faceta não comercial que implica que o Linux "fique aquém na divulgação", pelo que se justifica a iniciativa, acrescentou. Contudo, esclarece, "isto não é uma guerra contra a Microsoft".(...)»


«O Windows Vista, o último sistema operativo da Microsoft, vem carregado de sistemas de protecção anti-cópia e de bloqueio de conteúdos por pressões de entidades como a congénere da SPA americana e outras, supostamente para combater a pirataria. Estes sistemas estão integrados na programação básica do sistema, pelo que são muito difíceis de cancelar ou contornar.

O resultado é que, se instalas o Windows Vista ou compras um computador que o traga pré instalado, já não poderás ver ou gravar vídeos nem ouvir ou gravar música descarregada da Internet.

O mais grave é que, em muitos casos, tão pouco poderás fazê-lo mesmo que tenhas comprado legalmente o conteúdo, porque o DRM (sistema de protecção de direitos de autor) integrado não permite, por exemplo, que possas copiar uma canção de um CD (comprado legalmente) para o teu leitor de MP3. Nem que possas gravar uma compilação de canções (compradas legalmente) para o leitor de CD's do teu carro. E, frequentemente, nem sequer poderás reproduzir um filme (comprado legalmente) no teu computador ou em qualquer outro meio que não seja um reprodutor específico autorizado pela Microsoft e pelos fabricantes de conteúdos. Se tentares fazê-lo, a reprodução será de má qualidade ou será pura e simplesmente impedida.

A única solução segura para evitar estes abusos é não instalar o Vista e recusar a compra de qualquer computador que o traga pré-instalado. Continua a utilizar o XP ou considera a hipótese de mudar para um sistema operativo "livre", como o Linux.

Se, como eu, consideras inaceitável este procedimento por parte da Microsoft, reenvia este e-mail aos teus contactos. Talvez que, se a Microsoft se der conta de que não consegue vender o Vista por causa desta barbaridade, pensem melhor no assunto para a próxima vez...»

(e-mail a circular na rede)

Para mais informações:

http://www.tuxresources.org/blog/winlin/




Porque o computador é seu, decida o que faz com ele...


O que veio o patrão da Microsoft fazer a Portugal?
Dar milho aos pombos?


Liberdade na Era Tecnológica?

1 comentário:

spring disse...

olá

se gostas de cinema vem visitar-nos em

www.paixoesedesejos.blogspot.com

todos os dias falamos de um filme diferente

paula e rui lima

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tradutor

Causas

Número total de visualizações de páginas