sábado, junho 06, 2009

Aldeias do Xisto também são notícia


Actividades

15.05.2009 a 19.07.2009

Visita aos Cerejais - Fundão

Venha desfrutar de vários programas que foram pensado em si, tendo como tema principal a 'Apanha da Cereja'.

Despido o manto branco das cerejeiras, é agora a vez de se vestirem com o ouro vermelho único da cereja do Fundão.

Dispostas em mosaico, as cerejeiras recebem-nos de braços abertos numa fascinante envolvência de cor e sabor.

Venha participar na tradicional apanha da cereja, onde é possível colocar a cesta de verga no braço e subir a escada de madeira para colher as cerejas, que tanta importância têm na economia local.


Saiba mais Aqui.


07.06.2009 a 07.06.2009

Em torno das Buracas do Casmilo - Caminhada

As paisagens únicas na Serra de Sicó, fruto do modo como são afectadas pela acção dos elementos, as serras calcárias oferecem paisagens muito peculiares.

Dia 3 de Maio, descubra o Vale das Buracas do Casmilo, onde a espectacularidade das formas assumidas pela rocha, as cores e os aromas não o vão deixar indiferente.

Percorra os caminhos antigos entre grutas e algares, campos de lapiás, dolinas e bosques de carvalho cerquinho.

Aprenda um pouco sobre a geologia, a flora e a fauna tão característica desta região e saboreie ainda os seus produtos regionais no piquenique que lhe é preparado.



PROGRAMA
10h - Recepção dos participantes no Casmilo

10h30 - Início do percurso

13h30 – Piquenique

16h00 - Regresso a casa


10.06.2009 a 10.06.2009

Caminho do Pão

Dia 10 de Junho, a aldeia do Casal de S. Simão, no concelho de Figueiró dos Vinhos, é o ponto de partida para este passeio que combina na perfeição as componentes lúdica, desportiva, paisagística e gastronómica.

O Caminho do Pão é uma actividade criada a pensar nos que buscam o que de mais genuíno e tradicional tem o nosso território e nos que gostariam de experimentar, ou de mostrar aos mais novos todo o percurso do pão, desde o cereal até à mesa.

Ao longo de trilhos e caminhos tradicionais que ligavam as povoações aos moinhos de água, os visitantes vão poder apreciar as riquezas paisagísticas do vale da Ribeira de Alge cuja água rega os campos e move os moinhos, onde poderão assistir ao processo tradicional de moagem do cereal.

De regresso à Aldeia, os participantes terão o prazer de almoçar numa casa de xisto típica uma refeição à base de produtos regionais e, de tarde, já com as energias reforçadas, poderão experimentar preparar a massa e o forno a lenha, cozer o Pão e finalmente prová-lo.

10.06.2009 a 10.06.2009

Peddy-Paper em Pedrógão Grande

Venha descobrir com o peddy-paper "Descubra as Maravilhas de Pedrógão Grande", dia 10 de Junhom os encantos desta localidade.

É na vila de Pedrógão Grande que se concentra a grande maioria dos elementos patrimoniais mais emblemáticos.

O evento realiza-se dia 10 de Junho de 2009, quarta-feira, com o início pelas 14 horas e termina pelas 16h30, no centro histórico de Pedrógão Grande e zona das escolas.

Não é novidade que o concelho de Pedrógão Grande apresenta um vasto e rico património arquitectónico. Venha também conhece-lo.

As inscrições estão abertas até dia 8 de Junho e são gratuitas.


11.06.2009 a 11.06.2009

Rota das Tradições do Xisto - Serra da Lousã

Percorrendo as Aldeias do Xisto da Serra da Lousã no concelho de Góis: Aigra Nova, Aigra Velha, Comareira e Pena, com a companhia dos imponentes Penedos de Góis.

O percurso passa por um conjunto de aldeias vivas do concelho de Góis onde os participantes podem desfrutar de características e tradições únicas do território do xisto: alambique, eira, forno e moinho comunitários, hortas e culturas serranas, visita à uma exploração de cabras, soutos, cozinhas e caniços tradicionais, gateiras, pocilga do porco, produtor artesanal de mel da Serra da Lousã.

Momento único será a visita à aldeia de Aigra Velha que ainda dispõe de um sistema defensivo apenas visto nas aldeias e vilas medievais mais antigas do nosso país e a visita aos fósseis marinhos existentes no Penedo de Góis.

Com alguma probabilidade será possível avistar uma rapina ou uma manada de veados neste percurso.

Descubra as Aldeias do Xisto de Góis.

11.06.2009 a 13.06.2009

Transzêzere

O Rio Zêzere é o cenário para uma aventura de três dias onde a tranquilidade da água, a beleza da paisagem e o convívio entre amigos se conjugam numa experiência única.

Experimente a liberdade e a sensação de perfeita comunhão com a Natureza proporcionada pela canoagem de travessia em autonomia.

Transportando nos kayaks toda a comida e material necessários aos dias que se seguem, pode esquecer os horários e quebrar as rotinas, aproveitando ao máximo todos os momentos que lhe preparámos.

Com início na Aldeia do Xisto de Álvaro, o percurso atravessa alguns dos locais mais bonitos do Rio Zêzere, como a foz da Ribeira de Pêra, a Bouçã e a Foz do Alge, passando ainda pela Aldeia do Xisto de Pedrógão Pequeno, até chegar à histórica vila de Dornes.

O acampamento será feito em locais fantásticos junto ao rio.

Saiba mais Aqui.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tradutor

Causas

Número total de visualizações de páginas