segunda-feira, agosto 17, 2009

Doentes de Miranda assistidos em Arganil só pode ser loucura


«A Comissão Municipal de Saúde, na sua ultima reunião, analisou os mais recentes desenvolvimentos na prestação de cuidados de saúde no Concelho de Miranda do Corvo.
Recentemente foi inaugurado o Serviço de Urgência Básico (SUB) de Arganil. Na inauguração do serviço foi dito que este novo serviço pode beneficiar também utentes de Miranda do Corvo. Esta afirmação é completamente ridícula e desprovida de qualquer bom senso ou conhecimento do território, na opinião de Fátima Ramos, que preside à Comissão de Saúde.
De acordo com afirmações publicadas nos jornais, este novo serviço receberá doentes do interior do distrito que, posteriormente, nos casos mais graves, serão encaminhados para os Hospitais da Universidade de Coimbra. “A unidade ficará sob alçada do Agrupamento do Pinhal Interior, que inclui os concelhos de Arganil, Oliveira do Hospital, Góis e Tábua, os que serão directamente beneficiados pelo serviço de urgência, mas também Miranda do Corvo, Lousã e Vila Nova de Poiares”.
Não existe qualquer racionalidade em enviar um doente urgente de Miranda do Corvo para Arganil para o reenviar depois para Coimbra. Miranda do Corvo dista cerca de 20 km de Coimbra. Indo a Arganil e ser depois reencaminhado para Coimbra, representa percorrer 105 Km. Esta situação só pode ser defendida por alguém completamente desprovido de bom senso. Esperamos que se trate de um lapso e que não seja esta a intenção do governo. Esta posição colheu a unanimidade dos membros do conselho.
O actual governo fechou as urgências em Miranda. Em cima dessa ofensa não pode querer ou exigir que os nossos doentes vão para a SUB de Arganil.
Como é que é possível que alguém sugira que um doente de Miranda, com uma situação aguda ou urgente vá à SUB de Arganil e depois vá para Coimbra. Trata-se de uma situação completamente maluca.
Não faz qualquer sentido que Miranda e a sua população dependam de um SUB localizado em Arganil. Não admitimos que os doentes de Miranda andem para trás para serem assistidos.
Recordamos aqui mais uma vez que Miranda do Corvo reúne todas as condições para a criação de um SUB. Temos um edifício propriedade do Estado que recentemente sofreu obras de beneficiação ficando com óptimas condições físicas para acolher um serviço deste tipo.
O conselho demonstrou também o seu desagrado pelo facto de ainda não terem iniciado as consultas de especialidade no Centro de Saúde, várias vezes solicitadas pela Câmara Municipal, bem como do alargamento da consulta aberta. Sobre estas questões a Câmara Municipal lamenta a falta de resposta da ARS do centro.
A Comissão Municipal de Saúde decidiu enviar novamente para a ARS ofícios solicitando o cumprimento de compromissos já assumidos e nunca respondidos, nomeadamente:
- Criação de consultas de especialidade nas áreas de Estomatologia, Ortopedia, Cardiologia, Psiquiatria, Endocrinologia e Oftalmologia. Recordamos que no que toca às consultas de oftalmologia, a ARS assumiu já o seu início.
- Prolongamento do horário da consulta complementar no Centro de Saúde.
- Necessidade de criação de um Serviço de Urgência Básico em Miranda do Corvo, aproveitando as boas instalações do Centro de Saúde e a localização de Miranda do Corvo. A localização de uma SUB em Miranda do Corvo permitia resolver várias situações agudas e de urgência no concelho, evitando a deslocação para os HUC. Para além disso permitia também dar resposta às necessidades das pessoas da Lousã e de Poiares sem que as mesmas tivessem que andar para trás, caso necessitassem de tratamento posterior em Coimbra. »


Posição tomada pela Câmara Municipal de Miranda do Corvo, a que se associa este blogue.
Agora vamos ver que posição tomam os candidatos às Autárquicas, mas como muitos deles ou são perfeitos desconhecidos ou não dormem no concelho, não vão fazer nada, estando-se nas tintas para os mirandenses. São ainda capazes de dizer que é uma questão de bairrismo!?
É Tempo de se fazer alguma coisa, um abaixo assinado, uma providência cautelar e de trazer os populares para a rua...
Não podemos deixar o nosso Centro de Saúde fechar um dia destes!

1 comentário:

Mário Nunes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tradutor

Causas

Número total de visualizações de páginas