sexta-feira, agosto 21, 2009

A transparência exige um debate público entre todos os candidatos

E porque não realiza deste vez a Rádio Dueça, um debate público com todos os candidatos?

Num local em que o público possa assistir e confrontar os candidatos às Autárquicas 2009, com as dúvidas que os eleitores possam ter, bem como com as questões mais pertinentes do dia a dia dos mirandenses.

A imagem que as pessoas, os eleitores, os mirandenses, que o debate que a Rádio Dueça leva a cabo de 4 em 4 anos e bem, não passa...

Seria a oportunidade de aproximar sem demagogias, os políticos do eleitorado.

Seria oportuno fazer-se um inquérito de rua e saber quem ouviu o último debate...

A bem da democracia e por uma cidadania participativa, os Mirandenses agradecem...


OBS: O Espaço Aberto irá contactar a Rádio Dueça, com vista a realização do mesmo, por menos vou tentar, a ver vamos, qual será a resposta, da qual vos darei conta nos próximos dias.

6 comentários:

José Ferreira disse...

Ora ai está uma optima ideia. Apenas acho que seria mais vantajoso seguir um modelo já usado de um debate entre os dois principais candidatos e outro entre todos os candidatos. E porque nao um debate entre os representantes das juventudes partidarias? Penso que é preciso abranger o maximo de pessoas nas eleiçoes. É vantajoso e esclarecedor para todos.

Mário Nunes disse...

Um debate entre os dois principais candidatos hummm não me parece, a bipolarização não leva a lado nenhum, para além disso parece que há um empate técnico entre o PS e o PSD a nível nacional com as forças de esquerda a crescer.
O ideal seria um debate em que o público pudesse colocar questões aos candidatos e ver as suas dúvidas desfeitas.
Assim poderia aferir o peso dos candidatos e ver se estes estão ou não sincronizados com o concelho de Miranda do Corvo.
Por certo as respostas dalguns candidatos será esclarecedora para todos os mirandenses.
A questão vai ser posta por escrito à Rádio Dueça.
Tal como eu muitos mirandenses gostariam de colocar algumas questões aos candidatos à Câmara Municipal e à Assembleia Municipal.
Seria uma oportunidade da Rádio Dueça fazer um brilharete porque meios técnicos deve haver e espaço físico também.
Vamos ver que resposta eles vão dar...

Anónimo disse...

de Rádio Dueça
data:25 de Agosto de 2009 08:23
assunto Re: Debates Autárquicas 2009
enviado por sapo.pt


Bom dia.

O seu email foi recebido e encaminhado para a Direcção de Informação da Rádio Dueça.
Oportunamente será contactado.
Gratos pelo contacto.

Rádio Dueça/Meios & Produção
Santos Lucas

H Val-do-Rio disse...

Do debate entre o PS e o PSD já Miranda viu o suficiente, entre boletins municipais, jornais da ADFP e outras pseudo-publicações de utilidade pública discutível. Concordo consigo, Mário, quanto à necessidade de um debate mais plural e, já agora, mais responsável e sério, mais genuinamente preocupado com as questões que se colocam no dia-a-dia aos Mirandenses; não aos que nasceram aqui e hoje pouco ou nada vivem o Concelho, mas aos que aqui vivem e trabalham, ou aos que se deslocam diariamente a Coimbra para o fazer, sem redomas nem benesses de status, com trânsito, com obras, com horários.

Anónimo disse...

Acho curioso que passem dias, meses e anos que ninguém se lembre da existência da Rádio Dueça, mas em tempo de eleições aparece sempre um interesse renovado em a "empurrar" para a ribalta. Ainda que mal pergunte, quantas são as rádios que promovam debates politicos com a participação do público? Se já por vezes os debates a dois, a três ou a quatro são um triste exemplo, o que não seria um debate com a participação do público? Será que iria contribuir para o esclarecimento das pessoas?

Mário Nunes disse...

Desta vez está muita coisa em jogo em diversos sectores, tais como: Saúde (Agrupamento dos Centros de Saúde do Pinhal Norte Interior), Justiça - Criação das NUT - Pinhal Norte Interior, Ambiente (Água, solos e floresta), Ordenamento do território, Urbanismo, Segurança (encerramento de esquadras e postos da GNR), emprego e criação de novas uniodades industriais, Transportes e acessibilidades - Metro Mondego (expropriações), IP3, etc.
E receio que mais uma vez as principais forças em contenda se percam em lutas fratricidas, sem que os problemas dos mirandenses sejam devidfamente esclarecidos.
Acabar-se-à mais uma vez por se falar de banalidades, sem se falar do essencial.
Daí o pedido à Rádio Dueça para que o debate fosse público e com assistência, seria mais um debate vivo e interactivo do que um debate morto.
Quantas pessoas escutam actualmente a Rádio Dueça?
Quantas pessoas ouviram o último debate entre os diversos candidatos à Câmara Municipal e à Assembleia Municipal nas últimas autárquicas?
Seria a oportunidade dos números de radio-ouvintes subirem novamente, bem como um interesse maior para todos os mirandenses.
Inovar não custa.
Ousem.
Mais a Rádio Dueça sempre me mereceu a maior consideração e respeito, tendo sido alvo no passado de um poste já publicado neste espaço.
http://espacoaberto-umanovamiranda.blogspot.com/2006/12/rdio-duea-um-rio-de-som.html
Agradecia que todos os comentários fossem assinados, caso contrário não serão publicados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tradutor

Causas

Número total de visualizações de páginas