sexta-feira, dezembro 25, 2009

Espinhal em Presépio

Casa da Quinta do Espinhal, um espaço a merecer outra atenção


«Até 3 de Janeiro de 2010, está patente na vila do Espinhal, em Penela, um presépio original que retrata a freguesia. Em exposição no rés-do-chão da Casa da Quinta do Espinhal, com entrada a 1,00 euro, toda a receita reverte para obras de recuperação da igreja local.


De acordo com José Antero, um dos seus autores, este não é um presépio animado, e “não pretende, de modo algum, fazer concorrência ao Penela Presépio”, mesmo porque, assegura, o presépio animado “não é a nossa preferência”.

Nem, o Castelo de Penela escapou, reparem nos pormenores...

Enquanto a ideia de transformar a própria vila de Espinhal num presépio, espalhando as várias figuras pelas ruas do local, é um sonho ainda não cumprido mas que, promete José Antero, ainda há de vir a concretizar-se assim que estiverem reunidas as condições para o fazer, a opção recai num presépio que reproduz a freguesia de Espinhal.

Com 250 metros quadrados, o presépio de Espinhal usa todas as técnicas tradicionais de movimento dos presépios, ou seja, a água, e os materiais tradicionais, mais precisamente a cortiça, simbolizando a rocha e a serra.

Nem o parque eólico de Espinhal escapa à reprodução que inclui também as placas indicativas das localidades, à entrada de cada uma e nos cruzamentos.

Procissão

São três a construir o presépio e demoram quatro semanas. Mas para o ano, antecipa José Antero, têm já a intenção de pegar apenas numa povoação, num lugar, e reproduzi-lo mais pormenorizadamente, ou, pegar numa rua da vila de Espinhal e reproduzi-la com todos os detalhes.Para a concretização do projecto, este ano instalado no rés do chão da Casa da Quinta de Espinhal, da família Oliveira Guimarães, os três artesãos contam com com apoio da Junta de Freguesia, com mais dois homens para o transporte dos materiais, e da autarquia.

Filarmónica do Espinhal

E como o espaço facilita, a reprodução histórico-bíblico do presépio será separada da reprodução da vila, tendo uma sala própria onde nem falta uma gruta e onde haverá, ocasionalmente, uma reprodução ao vivo.»

Casamento no Espinhal

Fonte: Despertar

Fotos: Mário Nunes

* Comentário meu: Apesar de menos publicitado, este Presépio é o mais bonito de todos aqueles que tenho visto,...




Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tradutor

Causas

Número total de visualizações de páginas