quinta-feira, dezembro 31, 2009

Parque Biológico da Serra da Lousã, no You Tube



Sem pudores, é tempo de divulgar o que é nosso, já várias pessoas mo tinham referenciado, ao passar pelo You Tube descobri este filme que foi feito no Parque Biológico da Serra da Lousã, o trabalho foi coordenado por uma professora da Escola Jose Falcão, de Miranda do Corvo, a Dra. Helena Pocinho e teve o apoio da ADFP e da Câmara Municipal de Miranda do Corvo.
Para aqueles que o queiram visitar o parque biológico da Serra da Lousã situa-se na Quinta da Paiva, na vila de Miranda do Corvo (próximo da via rápida que liga Condeixa à Lousã).

Comunicado do SNTF

Para conhecimento, junta-se comunicado distribuído pelo SNTF aos utentes do Ramal da Lousã, no início desta semana, que Álvaro Francisco recolheu e tratou de digitalizar.

A este propósito saiu notícia no Diário de Coimbra, com citações do presidente do sindicato dos trabalhadores ferroviários.



segunda-feira, dezembro 28, 2009

Libertação duma águia de asa redonda (Buteo buteo) no Parque Biológico da Serra da Lousã



Fonte: RTP

O Parque Biológico da Serra da Lousã situa-se na Quinta da Paiva, em Miranda do Corvo.

O CERVAS/PNSE recebeu 310 animais durante o ano de 2008. Dos 249 animais que ingressaram vivos, cerca de 150 foram libertados correspondendo a uma taxa de libertação superior a 55%). As acções de educação ambiental associadas às libertações de animais recuperados permitiram apresentar o trabalho realizado neste centro a mais de 2700 pessoas, em diversas regiões do país.
Neste momento, encontram-se cerca de 40 animais em recuperação no CERVAS. Os animais internados podem ser apadrinhados por particulares e empresas que se queiram associar ao trabalho do CERVAS. As informações sobre as campanhas de apadrinhamentos podem ser obtidas em:
http://www.aldeia.org/portal/PT/30/EID/29/DETID/1/default.aspx


Sempre que é encontrado um animal selvagem ferido ou debilitado, o CERVAS deve ser contactado de imediato através dos telefones 962714492 / 275980060/ 238492411.


O Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS) é uma estrutura que pertence ao ICNB – Parque Natural da Serra da Estrela e tem como objectivos detectar e solucionar diversos problemas associados à conservação e gestão das populações de animais selvagens e dos seus habitates. As linhas de acção do CERVAS são a recuperação de animais selvagens feridos ou debilitados, o apoio e/ou a realização de trabalhos de monitorização ecológica e sanitária das populações de animais selvagens, o apoio e fomento à aplicação do Programa Antídoto – Portugal - http://www.antidoto-portugal.org, a promoção da sensibilização ambiental em matéria de conservação e gestão dos animais selvagens e o funcionamento como unidade intermédia de gestão e transferência de informação e amostras tratadas
através de parcerias científicas.

domingo, dezembro 27, 2009

Espinhal em Presépio (3)

Casa de Nazaré e a Gruta de Belém, onde Jesus nasceu...

E como o espaço facilita, na Casa da Quinta, no Espinhal , a reprodução histórico-bíblico do presépio está separada da reprodução da vila, tendo uma sala própria onde nem falta uma gruta e onde haverá, ocasionalmente, uma reprodução ao vivo. Há entrada da exposição decorria ainda a 1ª Feira do Livro de Natal, do Espinhal.

Espinhal em Presépio (2)

Presépios tradicionais expostos, na Casa da Quinta, no Espinhal, absolutamente fabulosos...


Fotos: Mário Nunes

Parque Biológico da Serra da Lousã



Imagens do Parque Biológico da Serra da Lousã.
O Parque mais português de Portugal encontra-se sediado na Quinta da Paiva, em Miranda do Corvo.


http://www.parquebiologicodaserradalousa.com/


sexta-feira, dezembro 25, 2009

Ir a Penela para ver o Presépio


«É o regresso do Penela Presépio , evento repleto de encanto e magia que decorre entre os dias 12 de Dezembro e 3 de Janeiro e que justifica uma visita em busca de fantasia e fascínio.

A 3ª edição do evento Penela Presépio oferece um programa indicado para toda a família e onde não falta brincadeira, animação, cor, música e alegria, com a promessa de melhores e maiores atracções.



É o caso do maior presépio animado de Portugal, exposto no centenário Castelo de Penela, que terá perto de 500 m2 e será composto por mais de 100 figuras animadas, em representação dos vários ofícios da época.

A par desta atracção, destaque ainda para o Presépio Vivo, iniciativa a cargo da companhia teatral Viv'arte, que irá recriar o quotidiano dos artesãos, soldados, entre outras personagens da época do nascimento de Jesus Cristo.

Maior Presépio Animado de Portugal
Horário: De segunda a sexta-feira, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 19h00 e sábados e domingos, das 10h00 às 19h00.

Recriação de Presépio ao Vivo
Horário: Sábados e Domingos, das 10h00 às 19h00

Núcleo de animação: A Aldeia da Fantasia
Momentos de diversão a cargo de contadores de histórias, actores e farsantes.
Horário: Sábados e domingos, das 10h00 às 19h00

Praça da Brincadeira
Pistas de snowtube e trenó, para além dos típicos jogos infantis de Natal, compõem este espaço de entretenimento para os mais pequenos.
Horário: De segunda a sexta-feira, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 19h00; sábados e domingos, das 10h00 às 19h00.


Presépio Tradicional do Espinhal
Cerca de 250m2 de um presépio que representa a Freguesia do Espinhal.
Horário: Todos os dias, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 19h00.
Local: Espinhal, Casa da Quinta do Castelo

Roteiro de Presépios
Aceite o desafio da Vila de Penela e visite os mais emblemáticos espaços do Concelho, dos mais tradicionais aos alternativos.
Horário: De 12 de Dezembro de 2009 a 3 de Janeiro de 2010, das 10h00 às 19h00.

Mercadinho de Natal
Conheça os produtos típicos e as artes tradicionais da região. Visite este mercado de agricultura tradicional, de produtos agro-pecuários e biológicos.
Horário: Domingos, das 10h00 às 19h00.
Local: Frente aos Paços do Concelho, sita na Praça do Município

Entrada: Os bilhetes variam entre 1 e 4 euros, com possibilidade de descontos para famílias ou grupos.»


Fonte: Revista Caras(!)

* Comentário meu: toda a gente se rende à magia da vila de Penela

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...