terça-feira, maio 29, 2012

Expo 2012


A Câmara Municipal, em conjunto com a Comissão Organizadora composta por representantes da autarquia e empresários do concelho, vai realizar a XXII Expo-Miranda, entre os dias 30 de Maio e 3 de Junho, na Praça da Liberdade e no interior do Mercado Municipal.
A 1.ª Expo-Miranda realizou-se em 1990, comemorando-se assim este ano o 22.º aniversário do certame. Ao longo destes 22 anos a Expo-Miranda tem mostrado aos visitantes a actividade económica, industrial, agrícola, cultural e artesanal, bem como o dinamismo das instituições de solidariedade social e das colectividades desportivas, recreativas, culturais e humanitárias do Concelho e da Região.
A realização da Expo-Miranda proporciona também grandes momentos de animação e convívio.
Fazendo uma retrospetiva das edições anteriores, verificamos que desde a sua implantação a Expo-Miranda tem registado crescimento do número de visitantes.
O número de expositores tem-se mantido constante devido às limitações do espaço. Este ano, face ao momento de crise que vivemos, é natural que alguns expositores contratem espaços menores. Temos tido no entanto procura de expositores que irão estar pela primeira vez na feira. O número de expositores é cerca de 120.
A Câmara Municipal tem procurado melhorar a qualidade do evento, através do aluguer de stands com mais qualidade.
A grave situação económica e financeira que o país atravessa obriga a uma forte contenção de custos. Ao longo dos últimos anos a Câmara Municipal tem realizado um grande esforço no sentido de reduzir as despesas com a realização do evento, tentando manter a qualidade.
Refira-se que de 2010 para 2011 o orçamento foi reduzido em cerca de 30%, ou seja, praticamente um terço. Não estando ainda fechadas as contas de 2012, prevemos uma redução que deverá ser superior a 15%, relativamente a 2011.
Ainda assim, apesar das reduções, trata-se de uma realização deficitária. Contudo é entendimento da Câmara Municipal que se trata de uma organização importante e que deve ser mantida.
Ao caminhar pela feira terá oportunidade de contactar com espaços vocacionados para uma multiplicidade de áreas desde os setores mais tradicionais às novas tecnologias, sem esquecer as preocupações ambientais bem patentes em stands como o da AREAC - Agência Regional de Energia e Ambiente do Centro.
A edição de 2012 incluirá também diversos workshops nomeadamente, “reciclar materiais usados” e “cozinha solar – vem fazer um bolo com a ajuda do sol” da AREAC e “Acepipes com sabores das Beiras” e “Desafios decorativos para momentos especiais”, do CEARTE.
Para além destas actividades realiza-se no certame deste ano o Festival da Alegria que inclui animação de rua, “mini disco”, face painting, modelagem de balões, dança e várias demonstrações de modalidades desportivas. Destaca-se aqui a aula de judo “Campeões de uma Vida”, destinada a avós e netos, inserida no âmbito do Ano Europeu do Envelhecimento Activo.
No dia 2 de Junho realiza-se também a Final Intermunicipal do Concurso de Ideias da CIMPIN que reunirá no Salão de Festas da Fundação ADFP jovens empreendedores dos concelhos desta Comunidade.
A nível de espectáculos musicais, destaque este ano para a realização de duas noites com artistas de Miranda do Corvo, denominadas “Noites de Estrelas”, demonstração dos muitos talentos existentes no Concelho.
Ao nível dos artistas nacionais, no dia 1, sexta-feira, actuam os Azeitonas, no dia 2, sábado, Áurea e a finalizar, no dia 3, Romana.
A Expo-Miranda serve igualmente para promover e divulgar a gastronomia de Miranda do Corvo através de uma zona de “tasquinhas”, exploradas pelas colectividades do concelho. Algumas destas “tasquinhas” oferecerão aos visitantes a possibilidade de provar a famosa chanfana, os negalhos, a sopa de casamento e o sarrabulho, entre muitos outros petiscos.
Miranda, berço da chanfana, é terra de boa cozinha tradicional. A promoção e defesa da gastronomia serão feitas fundamentalmente através da presença de coletividades que assumirão a gestão de algumas tasquinhas. Estas “tasquinhas” dinamizadas pelas associações demonstram quão generosas são as pessoas do concelho sempre disponíveis para, sem esperar qualquer retribuição, dar o seu trabalho voluntário para que as suas colectividades possam ser mais prósperas, dinâmicas, capazes de contribuir para a melhoria da qualidade de vida das suas terras.
Os espaços das tasquinhas são alugados pela Câmara Municipal a empresas da especialidade e reúnem boas condições para a confecção de alimentos com boas condições de higiene.
Ao nível da animação, como já referido, seleccionámos vários grupos de forma a agradar aos mais variados públicos, como se pode verificar pelo programa.
No dia 1 de Junho, em que se comemora o feriado municipal, comemora-se igualmente o Dia Mundial da Criança. As actividades decorrem a partir das 10h no Parque de Lazer da Quinta da Paiva. As crianças podem usufruir gratuitamente de todos os equipamentos desportivos e de insufláveis que serão colocados no local. A partir das 15h serão dinamizados vários jogos didácticos nos campos de relva e areia, como por exemplo, gincanas, jogos do berlinde, ateliers de desenhos e pinturas e uma híper-mega-aula de aeróbica para crianças e pais. A piscina será aberta a partir das 15h e tem entrada gratuita.
Será, sem dúvida, mais uma grande realização que enobrecerá o concelho. A Câmara Municipal e a Comissão Organizadora agradecem antecipadamente o apoio de todos os Mirandenses e daqueles que directa ou indirectamente contribuem para o êxito desta feira. 

30.05
18h30 - Abertura oficial da feira
20h30/21h30 – Pinturas faciais na Partyzone
21h30/22h30 – “Mini-Disco” na Partyzone
21h30 – Espectáculo “Noite de Estrelas”
- Actuação das bandas “ThinkB4” e “ 100 Nome”
22h30 – Modelagem de balões na Partyzone
01h00 – Actuação do DJ Coimbra na Partyzone 

31.05
19h00 – Abertura da feira
20h30/21h30 – Pinturas faciais na Partyzone
21h00 – Workshop “Acepipes com sabores das Beiras” – organizado pelo CEARTE – inscrições no stand
21h30 – actuação do grupo de ginástica da escola
21h30/22h30 – “Mini-Disco” na Partyzone
22h00 – Espectáculo “Duetos de estrelas”
- Actuação de Adriana Fernandes e de Paulo Sousa
- Actuação do grupo Los Bravos
01h00 – Actuação do DJ Coimbra na Partyzone 

01.06 – Feriado municipal e dia mundial da criança
10h00 - - Hastear da Bandeira
10h15 - Sessão Solene
16h30 - Inauguração da 1.ª fase da Zona Industrial de Vale Marelo
17h30 - Visita à Quinta da Paiva – Actividades do Dia Mundial da Criança
19h00 - Visita às novas instalações do Lar Dr. Clemente de Carvalho.
20h30/21h30 – Pinturas faciais no Stand do Município de Miranda do Corvo
21h00 – Workshop “Desafios decorativos para momentos especiais” – organizado pelo CEARTE – inscrições no stand
21h30/22h30 - Animação de rua pela Confraria de Vinho de Lamas
– “Mini-Disco” na Partyzone
21h30 – Demonstração de Kickboxing com FIRE TEAM
Org.: Secção de Kickboxing dos Bombeiros Voluntários
22h00 – Actuação do grupo de dança da Escola José Falcão
23h00 – Actuação do grupo OS AZEITONAS – Palco principal
01h30 – Actuação do DJ Coimbra na Partyzone 

02.06
15h00 – Final Intermunicipal do Concurso de Ideias da CIMPIN (Salão de Festas da Fundação ADFP)
16h00 – Workshop reciclar materiais usados (dirigido aos mais novos, sem inscrição) Stand da AREAC – Organizado pela AREAC
20h30/21h30 – Pinturas faciais no Stand do Município de Miranda do Corvo
21h30/22h30 - Animação de rua pela Confraria de Vinho de Lamas
– “Mini-Disco” na Partyzone
22h30 – Modelagem de balões na Partyzone
23h00 – Actuação da Áurea – Palco principal
01h30 – Actuação do DJ Coimbra na Partyzone 

03.06
15h00 – Cozinha solar – vem fazer um bolo com a ajuda do sol (Local: Stand AREAC – Organizado pela AREAC
18h00 – Sorteio de rifas Local: Stand AREAC – Organizado pela AREAC
15h00 – Actuação do Rancho Típico de Semide e do Grupo de Cavaquinhos da Universidade Sénior da Fundação ADFP (palco principal)
18h00 – “Campeões de uma vida” – aula de judo - Ano Europeu do envelhecimento activo
18h00 – Workshop “Acepipes com sabores das Beiras” – Local: Stand CEARTE – organizado pelo CEARTE
20h30/21h30 – Pinturas faciais no Stand do Município de Miranda do Corvo
21h30/22h30 – “Mini-Disco” na Partyzone
22h30 – Actuação da ROMANA
00h00 – Actuação do DJ Coimbra na Partyzone

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...