Pelo fim da imobilidade na cidade, pela convivência entre os seres humanos, pelo resgate do espaço público e pelos direitos de quem utiliza meio de transporte não motorizado.
O QUE É UMA BICICLETADA?
Uma Bicicletada é um passeio de bicicleta, patins, trotinetes, “skates” e afins pelas ruas da cidade para promover a qualidade de vida urbana.
PARA QUE SERVEM AS BICICLETADAS?
Divulgar e promover o uso da bicicleta e outros veículos não motorizados como meios de transporte viáveis;
Criar condições favoráveis ao uso da bicicleta como meio de transporte – tornando as cidades mais hospitaleiras;
Tornar mais ecológica e saudável a mobilidade urbana.
QUEM ORGANIZA A BICICLETADA?
Em Portugal é promovida pela Massa Crítica (MC), uma “coincidência não organizada”. É um conjunto não hierárquico de cidadãos que cooperam para realizar estes passeios. A MC é apartidária, não representa ou segue qualquer orientação ideológica nem tem fins lucrativos.
ONDE SE REALIZAM?
As Bicicletadas realizam-se em Lisboa, Porto, Coimbra, Aveiro e em mais cerca de 350 cidades de todo o mundo. Em Lisboa têm início no Marquês de Pombal, no Porto começa na Praça dos Leões, em Coimbra no Largo da Portagem e em Aveiro na Ponte Praça.
QUANDO SE REALIZAM?
As Bicicletadas realizam-se sempre na última sexta-feira de cada mês, às 18h, faça chuva ou faça sol.
QUEM PODE PARTICIPAR?
Qualquer pessoa animada pelas mesmas intenções que a MC pode participar. Basta aparecer no local e hora habituais com a sua bicicleta ou veículo similar. Se quiser trazer um/a amigo/a tanto melhor.
O TRAJECTO DE UMA BICICLETADA É DIFÍCIL?
Não. É sempre um percurso urbano traçado para poder ser cumprido por qualquer condição física. A velocidade é sempre baixa, determinada pelo mais lento dos participantes. Habitualmente o passeio dura 1,5 ou 2 horas.
Para mais informações visite:
Poupe Recursos, depois de ler este folheto passe-o a outro cidadão ou deposite-o no receptáculo apropriado. Não o deixe na via pública.
Sem comentários:
Enviar um comentário