quarta-feira, janeiro 23, 2008

Venha connosco à próxima bicicletada...


Pelo fim da imobilidade na cidade, pela convivência entre os seres humanos, pelo resgate do espaço público e pelos direitos de quem utiliza meio de transporte não motorizado.



O QUE É UMA BICICLETADA?

Uma Bicicletada é um passeio de bicicleta, patins, trotinetes, “skates” e afins pelas ruas da cidade para promover a qualidade de vida urbana.


PARA QUE SERVEM AS BICICLETADAS?

  • Divulgar e promover o uso da bicicleta e outros veículos não motorizados como meios de transporte viáveis;

  • Criar condições favoráveis ao uso da bicicleta como meio de transporte – tornando as cidades mais hospitaleiras;

  • Tornar mais ecológica e saudável a mobilidade urbana.


QUEM ORGANIZA A BICICLETADA?

Em Portugal é promovida pela Massa Crítica (MC), uma “coincidência não organizada”. É um conjunto não hierárquico de cidadãos que cooperam para realizar estes passeios. A MC é apartidária, não representa ou segue qualquer orientação ideológica nem tem fins lucrativos.


ONDE SE REALIZAM?

As Bicicletadas realizam-se em Lisboa, Porto, Coimbra, Aveiro e em mais cerca de 350 cidades de todo o mundo. Em Lisboa têm início no Marquês de Pombal, no Porto começa na Praça dos Leões, em Coimbra no Largo da Portagem e em Aveiro na Ponte Praça.


QUANDO SE REALIZAM?

As Bicicletadas realizam-se sempre na última sexta-feira de cada mês, às 18h, faça chuva ou faça sol.


QUEM PODE PARTICIPAR?

Qualquer pessoa animada pelas mesmas intenções que a MC pode participar. Basta aparecer no local e hora habituais com a sua bicicleta ou veículo similar. Se quiser trazer um/a amigo/a tanto melhor.


O TRAJECTO DE UMA BICICLETADA É DIFÍCIL?

Não. É sempre um percurso urbano traçado para poder ser cumprido por qualquer condição física. A velocidade é sempre baixa, determinada pelo mais lento dos participantes. Habitualmente o passeio dura 1,5 ou 2 horas.


Para mais informações visite:


Poupe Recursos, depois de ler este folheto passe-o a outro cidadão ou deposite-o no receptáculo apropriado. Não o deixe na via pública.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...