domingo, abril 20, 2008

Feira de Produtos Endógenos e Gastronomia de Penela

Entre os dias 24 a 27 de Abril, o Parque Multiusos de Penela irá receber mais uma Feira de Produtos Endógenos e Gastronomia. No recinto da Feira, para além dos expositores estarão presentes as afamadas “Tasquinhas”, locais onde as ementas são constituídas por pratos típicos da nossa região.

Este certame, essencialmente gastronómico, pese embora a venda de produtos endógenos (Queijo Rabaçal, Mel “Serra da Lousã”, Vinho “Terras de Sicó”, Nozes) e seus derivados contribuam significativamente para o seu sucesso, é idealizado como espaço privilegiado de valorização e promoção dos produtos certificados do concelho e da região e, em simultâneo, como uma oportunidade de devolver auto-estima às populações, este evento constituiu-se ainda como um momento ímpar de demonstração colectiva de uma enorme capacidade de organizar e realizar.

Para além dos produtores/expositores de produtos endógenos, a Mostra tem o seu expoente máximo no excelente desempenho das diversas associações culturais que, em colaboração com as respectivas Juntas de Freguesia, assumem o funcionamento das seis tasquinhas (uma representando cada freguesia) e reproduzindo alguns dos pratos mais tradicionais da nossa gastronomia, incluindo a recriação de alguns que praticamente já haviam caído em desuso.

Os Restaurantes Concelhios também participam na Feira de Produtos Endógenos e Gastronomia, com a iniciativa da elaboração de um Menu Sicó, especialmente confeccionado para o efeito e através do qual se associam à valorização das potencialidades naturais do concelho de Penela.

PROGRAMA DA FEIRA

24 de Abril

18h00 - Arruada com Gaiteiros e Gigantones
19h00 - Inauguração da Feira de Produtos Endógenos e Gastronomia
22h00 - Música Tradicional Portuguesa - Grupo GTT de Soure
24h00 - Encerramento da Feira

25 de Abril

12h00 - Abertura da Feira
18h00 - Animação Cultural
22h00 - Tributo a Zeca Afonso - Banda Futrica
24h00 - Encerramento da Feira

26 de Abril

12h00 - Abertura da Feira
15h00 - Animação Cultural
22h00 - "A Sala da Brincadeira", Espectáculo Etnográfico pelo Projecto Eiranças
24h00 – Encerramento da Feira

27 de Abril

12h00 - Abertura da Feira
15h00 - Encontro de Tunas Académicas
22h00 - Grupo de Fados Aeminium
24h00 - Encerramento da Feira

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...