sexta-feira, abril 11, 2008

Paulo Júlio é o Autarca do Ano

«O presidente da Câmara Municipal de Penela recebeu ontem no Tagus Park, em Oeiras, o prémio Autarca Empreendedor do Ano, atribuído pela empresa GesVenture no âmbito do 8.º Congresso Internacional de Capital de Risco e Empreendedorismo.



Trata-se do terceiro autarca a receber o galardão, depois dos líderes municipais de Cascais e Covilhã, saltando à vista o facto de Penela ser um concelho de dimensão reduzida, o que surpreendeu o próprio Paulo Júlio.


O edil referiu à comunicação social que o prémio «é claramente importante para o concelho», porque «não tenho dúvidas de que dará visibilidade» ao concelho e, «quando muito, suscitará curiosidade, o que é importante quando a nossa estratégia é ligada ao sector económico».


Paulo Júlio considera também que a atribuição do galardão é justa, uma vez que «temos desenvolvido em Penela vários projectos» a este nível, apesar de «não parecer tão óbvio».


São os casos do curso de Empreendedorismo da Universidade de Coimbra, descentralizado no concelho, as acções de empreendedorismo nas escolas e o Fórum de Desenvolvimento Económico, que levou a Penela várias personalidades nacionais, assim como a iniciativa "Penela Presépio", que «é um exemplo de como uma pequena autarquia pode ser empreendedora», refere. Visitado por cerca de 50 mil pessoas, representa, de acordo com o autarca, o caso de «não ter exactamente nada e conseguir realizar um evento daquela natureza».


Em relação ao prémio, Paulo Júlio considera que, «não quer dizer que não haja outros autarcas merecedores», mas são muitos os exemplos de empreendedorismo em Penela, tanto os já citados, como o sistema inovador de mobilidade "Penela não Pára", ou o programa de fixação de jovens.
Para o futuro, o edil pretende cimentar os investimentos já realizados, mas promete vir a gastar muitas horas no novo parque empresarial e no projecto de incubação de empresas, denominado Habitat Empresarial", para os quais promete muito voluntarismo.


Paulo Júlio divide o galardão com a sua equipa de «pessoas» que garante estarem motivadas e com uma dinâmica alta, fruto das alterações de funcionamento herdadas da sua experiência no sector privado e implementadas na administração pública.


Na cerimónia de entrega do prémio, o autarca teve ainda o ensejo de lembrar que os dois anos e meio de trabalho realizado à frente da Câmara Municipal de Penela já começam a dar os seus frutos, estando em fase de licenciamento investimentos de 12,5 milhões de euros, «valor significativo para um concelho com a nossa dimensão», sublinha.


O presidente da GesVenture, empresa que organiza o congresso e atribui o prémio Autarca Empreendedor do Ano, explicou que se trata de «premiar aqueles que fazem empreendedorismo sustentado e servem de exemplo aos outros».


Francisco Banha justificou a escolha de Paulo Júlio com diversas razões, desde logo pela iniciativa de, aos 38 anos, deixar o sector público e apostar na administração pública na terra dos pais, mas também pelas medidas tomadas entretanto, como a aposta no empreendedorismo nas escolas, o ter «levado atrás alguns municípios vizinhos» e ter feito tudo segundo um plano estratégico perfeitamente definido.


O responsável da empresa de angariação de capital frisou ainda o cariz social de algumas medidas, como o sistema de mobilidade, o "Penela Presépio" e o Fórum de Desenvolvimento Económico.


«Demonstrou que as coisas podem acontecer em municípios pequenos», afirmou, considerando que «é um privilégio para a população de Penela tê-lo como presidente». É, por isto, «um prémio justo e merecido», concluiu.

In Diário de Coimbra

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tradutor

Causas

Número total de visualizações de páginas