quinta-feira, abril 10, 2008

Venha Descobrir as Aldeias Serranas!


Eventos

16.02.2008 a 10.05.2008

Acção de Formação - Caminhos do Xisto e Grande Rota das Aldeias do Xisto

A ADXTUR – Agência de Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, em parceria com a Pinus Verde – Associação de Desenvolvimento, vai promover uma acção de formação destinada a entidades promotoras de Caminhos do Xisto e da Grande Rota das Aldeias do Xisto.Os destinatários desta acção de formação são empresas de animação turística, bem como docentes e discentes da área de Turismo.



Esta acção de formação vai realziar-se em duas datas e locais:

  • 16 e 17 de Fevereiro, no Auditório da Biblioteca da Lousã;

  • 10 e 11 de Maio, no Centro Dinamizador das Aldeias do Xisto, Barroca, Fundão.



    Objectivos:
    - reconhecimento dos conceitos subjacentes à prática do BTT e aos percursos pedestres;

    - escolha e definição do traçado para um Percurso pedestre e/BTT;

    - identificação dos pressupostos para a homologação de um percurso pedestre;

    - aplicação da metodologia de implementação de percursos;

    - utilização do GPS como ferramenta básica na implementação dos Percursos Pedestres e/BTT.

    Duração de cada acção de formação: 16 horas

    Horário: 9.00h às 13.00h e das 14.00h às 18.00h

    Preço de inscrição:

    - 25 euros (Parceiros ADXTUR)

    - 50 euros

    Inscrições:
    - 1ª Acção, até 8 de Fevereiro

    - 2ª Acção, até 2 de Maio

    Entidade Promotora: ADXTUR

    Entidade Formadora: Pinus Verde

    Destinatários: Empresas de Animação Turística, Associações, docentes e discentes da área de Turismo

    Esta formação é mais uma acção caracterizadora da Rede Aldeias do Xisto promovendo, desta forma, o turismo activo.



04.04.2008 a 13.04.2008

III Festival Gastronómico do Cabrito

A Câmara Municipal da Lousã organiza o III Festival Gastronómico do Cabrito, dando continuidade ao trabalho de promoção das potencialidades deste território, aliando o saber fazer tradicional que se encontra nos estabelecimentos de restauração do concelho, ao saber comer de todos quantos apreciam e dão valor à gastronomia regional.


A adesão ao evento contabiliza 12 restaurantes de vários locais do concelho e, mais uma vez, iremos associar a esta jornada alguns dos produtos que nos são caros – as ervas aromáticas de produção biológica da Serra da Lousã, o Mel DOP Serra da Lousã, a Aguardente de Mel, o Licor Beirão e a Aguardente de Pêra, os Talasnicos, os Beirões, os Serranitos, as Delícias Serranas e as Broínhas Doces.



01.04.2008 a 12.04.2008

Exposição sobre o Mel no Posto de Turismo

Integrando o Ciclo de Exposições Temáticas que têm ocorrido no Posto de Turismo de Oleiros, vai estar patente até ao dia 12 de Abril uma exposição alusiva ao mel. Esta iniciativa vem no seguimento da aposta de Oleiros nos seus produtos locais e na valorização dos recursos endógenos.
O mel de Oleiros possui características organolépticas de excepção, devidas em parte à flora local, muito rica em matos da família Ericaceae. Talvez por esse facto, haja tanta tradição apícola no concelho, atestada nalguns casos ao nível da toponímia local.



02.03.2008 a 02.03.2012

Maravilhas da Ribeira da Galega

Com cerca de 9Km este passeio pedestre reúne tudo quanto é necessário para uma jornada de intenso prazer. Com partida de Amêndoa (Mação) o percurso desenvolve-se maiotitariamente ao logo da Ribeira da Galega até Água Formosa (Vila de Rei). O troço ao longo deste Ribeira apresenta, para além da densa floresta, velhas azenhas, levadas e açudes, memórias históricas de um passado feito de mós, moleiros e farinha.



03.02.2008 a 03.02.2012

Canyoning na Ribeira da Pena – Serra da Lousã

Actividade que envolve a descida a pé da Ribeira da Pena.Actividade que envolve a descida a pé da Ribeira da Pena, com recurso a saltos, descidas em rapel e travessias por dentro de água. Esta ribeira percorre um vale encaixado e abrupto cujo leito, margens e encostas são formados por impressionantes fragas que tornam este local quase inacessível. Por esta razão, este vale ainda serve de refugio a plantas e animais exclusivos e raros. Esta é a ribeira mais espectacular da Região Centro, onde se conjugam o cenário inóspito e selvagem (formado por inúmeras cascatas, lagoas e rochedos imponentes) com a vegetação exuberante e a vida selvagem peculiar, valendo a pena o esforço dispendido na realização desta actividade.

Descubra as Aldeias do Xisto de Góis



12.04.2008 a 12.04.2008

Caminhada - Rota das Gravuras Rupestres II

Um passeio com 15000 anos de história!

Vamos fazer um passeio pelas diferenças da paisagem e da história: por um lado as marcas da exploração mineira que complementam a beleza natural do Zêzere; e, por outro lado, os vestígios históricos de outras ocupações, com 15 mil anos de idade (período Paleolítico) e descobertos na Barroca em 2003.





Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tradutor

Causas

Número total de visualizações de páginas