quinta-feira, outubro 23, 2008

IX Feira da Árvore, 24 a 26 de Outubro, Semide – Miranda do Corvo


Vai decorrer no próximo fim-de-semana, dias 24, 25 e 26 de Outubro, a IX edição da “Feira da Árvore” que se realiza novamente nas instalações da Escola Ferrer Correia, no Senhor da Serra.

A inauguração oficial da feira decorrerá no dia 24 de Outubro, pelas 19 horas, com a visita das entidades oficiais ao recinto.

Trata-se de um certame já com grande tradição organizado pela Câmara Municipal de Miranda do Corvo, Junta de Freguesia de Semide, Junta de Freguesia de Ceira e Associação de Viveiristas do Distrito de Coimbra. À semelhança do ano anterior, o certame conta com a colaboração da Junta de Freguesia de Ceira e o apoio do Agrupamento de Escolas Ferrer Correia, CIER – Turismo do Centro. Este ano a Feira conta também com a colaboração da Câmara Municipal de Coimbra.

A feira conta com cerca de 50 inscritos entre viveiristas, instituições públicas, e stands de equipamentos para a actividade.

O objectivo do certame passa por divulgar e defender uma actividade de grande importância no concelho de Miranda do Corvo e que assume um papel também importante em concelhos vizinhos, nomeadamente Coimbra (Freguesia de Ceira) e Lousã.

Salienta-se o facto de na freguesia de Semide se encontrar a maioria dos agricultores que desenvolve esta actividade no país, tornando-se assim uma área de grande expressão que importa apoiar e desenvolver. Do seu sucesso enquanto viveiristas depende não só um aspecto importante de riqueza concelhia e regional mas também da sua representatividade nacional.

Apesar de ser uma zona relativamente pequena, cerca de 80% da produção nacional de viveiros provêm da freguesia de Semide e região envolvente, como é o caso de Ceira e Lousã.

Para além da divulgação da actividade e produtos viveiristas, a feira serve também como ponto de encontro entre profissionais que desta forma podem trocar experiencias através da realização de jornadas técnicas. No presente ano estas jornadas realizam-se no dia 25, a partir das 9 horas e são globalmente subordinadas ao tema “A actividade viveirista: A experiência e a inovação.”

Também à semelhança do ano anterior, a gastronomia terá lugar de destaque na Feira da Árvore. Estando a origem da chanfana ligada à freguesia de Semide, a organização vai promover a realização da 2.ª prova gastronómica de chanfana, que decorrerá durante toda a feira.

A animação tem marcado também a realização da Feira da Árvore. Este ano, o programa é bastante rico e diversificado:

Dia 24

19H00 Abertura da Feira da Árvore com os Gaiteiros “TokAndar”

21H00 Grupo “Só Música” de Coimbra

Dia 25

17H00 Grupo de Cantares da Universidade Sénior da ADFP

21H00 Grupo “Sol na Eira”

22H00 “Ruizinho de Penacova”

Dia 26

14H00 Saltimbancos de Ceira

16H00 Grupo de Cordas e Cantares de Coimbra

17H30 Grupo “Roncos & Curiscos”

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tradutor

Causas

Número total de visualizações de páginas