domingo, novembro 23, 2008

«Gondramaz acessível a todos»

É inaugurado hoje, Domingo, dia 23 de Novembro, na Aldeia de Xisto do Gondramaz, concelho de Miranda do Corvo, o percurso pedestre “Caminho do Xisto Acessível do Gondramaz” especialmente pensado para ser utilizado por pessoas portadoras de incapacidade. A inauguração vai decorrer às 11 horas, seguida de um porto de honra, pelas 11 horas e 30.

O “Caminho do Xisto Acessível do Gondramaz” foi projectado tendo em vista a máxima acessibilidade, permitindo a sua utilização por pessoas portadoras de incapacidade.

Para se atingir este grau de acessibilidade, foram utilizadas algumas soluções técnicas ao nível do pavimento, da sinalética e dos equipamentos, conciliando no entanto estes aspectos com as normas de homologação pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.

Possui também um pavimento sensorial, possibilitando através da diferença de texturas, orientar as pessoas invisuais, tornando assim possível a sua utilização de uma forma autónoma.

O traçado deste Caminho do Xisto possibilita aos seus utilizadores desfrutar da envolvente natural do Gondramaz, marcada por uma frondosa mancha de castanheiros e carvalhos, observando a aldeia de um plano superior, para depois se poderem embrenhar por ruas, tendo aí um contacto mais próximo com a aldeia. Esta caracteriza-se pelo tipo de construção bastante característico, sendo o Xisto utilizado como matéria-prima base na construção das casas. Contudo, as ombreiras das portas e janelas são de madeira (robustos barrotes de castanho ou carvalho), dada a pouca resistência do xisto para esta finalidade.

O percurso tem o seu início no caminho de terra que circunda o Gondramaz, numa zona de acolhimento especialmente construída para o efeito e percorre esta via numa extensão de apenas 40 metros, para inverter por uma vereda em direcção ao centro da aldeia, rodeada por uma mancha significativa de Castanheiros naquilo que sobrado antigo souto da aldeia e nos faz recuar para os tempos mais antigos. Este percurso pedestre acolhe-nos assim com as sombras e as cores de frondosos Castanheiros.

O Gondramaz é uma das 24 Aldeias do Xisto, distribuídas por 14 Municípios do Pinhal Interior, na Região Centro de Portugal num território de enorme beleza e que oferece infinitas possibilidades de lazer.

Ao longo dos últimos anos, os 24 núcleos foram alvo de um programa de requalificação que permitiu às aldeias adquirir potencial humano de desenvolvimento, transformando-se em pólos de atracção turística dinâmicos que permitem a criação de uma nova base económica que passa, nomeadamente, pela recuperação das tradições, pela valorização do património arquitectónico construído, pela dinamização das artes e ofícios tradicionais e pela defesa e preservação da paisagem em que se enquadram.

Este importante trabalho nunca perdeu de vista aquilo que era o seu principal objectivo: melhorar a qualidade de vida das populações das aldeias, elevando os seus níveis de auto-estima, qualificando o seu tecido social e agregando-as num processo participativo de desenvolvimento.



2 comentários:

Nós Tetraplégicos disse...

Que noticia maravilhosa!
Obrigado a todos que tornaram esse projecto possível.

Lume disse...

Adoro esta pauenas aldeias tipicamente Portuguesas.Boa continuação.
http://erada.e-monsite.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tradutor

Causas

Número total de visualizações de páginas