segunda-feira, dezembro 01, 2008

Aldeia de Xisto do Gondramaz tem o primeiro percurso acessível para pessoas com mobilidade reduzida homologado em Portugal

O concelho de Miranda do Corvo tem, desde há 8 dias atrás, o único percurso pedestre do país pensado para pessoas portadoras de deficiência. O percurso é feito em torno da aldeia de xisto do Gondramaz e prolonga-se por 900 metros.

As barreiras arquitectónicas do Gondramaz, que faz parte da Rede das Aldeias do Xisto, foram eliminadas permitindo a pessoas portadoras de deficiência desfrutar da magnífica envolvente.

Este percurso será o primeiro caminho a ser homologado pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal como sendo uma Pequena Rota (PR) toda ela estruturada para indivíduos com mobilidade reduzida. Pessoas em cadeira de rodas, idosos e invisuais podem agora desfrutar de um caminho que desbrava uma frondosa mancha de castanheiros e carvalhos em plena Serra da Lousã.

Trata-se de uma intervenção pioneira em meio natural em que se procurou conciliar a intervenção com o existente e utilizar materiais adequados ao local. Trata-se assim de um caminho que se adaptou a uma realidade e a transformou, tornando-a o mais acessível possível.

Liderados pelo invisual e pelas pessoas em cadeiras de rodas todos percorreram a etapa inicial do caminho, passando pelas diversas estações e pela agradável zona de carvalhos e castanheiros.



Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tradutor

Causas

Número total de visualizações de páginas