O concelho de Miranda do Corvo tem, desde há 8 dias atrás, o único percurso pedestre do país pensado para pessoas portadoras de deficiência. O percurso é feito em torno da aldeia de xisto do Gondramaz e prolonga-se por
As barreiras arquitectónicas do Gondramaz, que faz parte da Rede das Aldeias do Xisto, foram eliminadas permitindo a pessoas portadoras de deficiência desfrutar da magnífica envolvente.
Este percurso será o primeiro caminho a ser homologado pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal como sendo uma Pequena Rota (PR) toda ela estruturada para indivíduos com mobilidade reduzida. Pessoas em cadeira de rodas, idosos e invisuais podem agora desfrutar de um caminho que desbrava uma frondosa mancha de castanheiros e carvalhos
Trata-se de uma intervenção pioneira em meio natural em que se procurou conciliar a intervenção com o existente e utilizar materiais adequados ao local. Trata-se assim de um caminho que se adaptou a uma realidade e a transformou, tornando-a o mais acessível possível.
Liderados pelo invisual e pelas pessoas em cadeiras de rodas todos percorreram a etapa inicial do caminho, passando pelas diversas estações e pela agradável zona de carvalhos e castanheiros.
Sem comentários:
Enviar um comentário