segunda-feira, dezembro 08, 2008

Presépio Tradicional Espinhal 2008

O "Presépio", palavra que deriva do latim praesepium é desde os tempos mais longínquos fruto de várias formas de expressão iconográfica com o propósito de representar o nascimento de Jesus Cristo.

Fotos da construção do presépio do Espinhal:
Calcula-se que a mais antiga representação do Presépio date de 380 tendo sido descoberta nas catacumbas de S. Sebastião. Contudo, o grande impulso na sua representação dá-se a partir de 1223, ano em que S. Francisco de Assis decidiu fazer um presépio vivo em Gréccio na noite de 24 para 25 de Dezembro.

Em Portugal, sabe-se que no séc.XVII existia um Presépio no Convento de Salvador em Lisboa, sendo a partir do séc.XVIII pelas mãos de escultores e oleiros que a construção de Presépios ganha impulso.
Este costume está também intimamente enraizado na Vila do Espinhal, desde a representação do Presépio eternizada na Capela de Nª Sra das Neves (séc. XVI, XVII) na Igreja Matriz do Espinhal, até à tradição de construir o Presépio, data que se perde no tempo.

O "Presépio Tradicional do Espinhal 08" apresenta-se este ano como uma reinterpretação do "Presépio" enquanto "Tela Intemporal" da Vila do Espinhal.

Trata-se pois de um Presépio com cerca de 150m2, onde se poderá apreciar uma fusão conceptual e formal entre valores como a tradição e a modernidade. Um espaço onde o sonho e a realidade se misturam e múltiplas sensações próprias da quadra natalícia como PAZ, AMOR, SOLIDARIEDADE ganharão um outro significado.


A centenária vila do Espinal, faz parte do concelho de Penela e dista desta cerca de 8 km. Pelo presépio, pelas festas, pelas gentes, pelos monumentos centenários e sobretudo pela paisagem magnífica, o Espinhal merece inúmeras visitas.

Fotos pescadas aqui:

http://jf-espinhal.com


Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tradutor

Causas

Número total de visualizações de páginas