sábado, fevereiro 25, 2012

Feira de Antiguidades na Lousã


Agora na Lousã também...
Dia 26 de Fevereiro e daqui para a frente no terceiro Domingo de cada mês.

sexta-feira, fevereiro 24, 2012

ARCIL inaugura Metro na Lousã



“Ministros e Secretários de Estado não se atrasaram para inaugurarem o metro da linha da Lousã.
Um acontecimento que ficou marcado por forte presença popular, que comentava entre si que a obra só foi possível graças a capitais chineses. Esta encenação foi protagonizada por elementos da ARCIL que alertaram, assim para a necessidade da execução da obra.
Fátima Carril presidiu à inauguração acompanhada por Maria Sulipa e restante comitiva que fez questão de cortar a fita, perante os meios de comunicação social. À cerimónia só faltou mesmo o meio de transporte, o que forçou os membros do Governo a fazerem uma caminhada a pé até Coimbra a ver se o encontravam.
Mais uma vez se prova que as gentes da Lousã, munidas do seu sentido prático, de reivindicação e de não resignação perante a crise que o país atravessa, ultrapassam todas as intempéries com coragem e determinação” afirmava um dos Homens da Luta, que não perdem ocasião de estarem nos grandes eventos.”
Fonte: Trevim

quinta-feira, fevereiro 23, 2012

Triste Entrudo em Miranda do Corvo



O Carnaval parecia muito prometer em Miranda do Corvo, no entanto foi um verdadeiro flop.
O desfile de Domingo não parecia ser realidade, apenas três carros. Pelas minhas contas participaram a Rádio Dueça, como sempre, num carro fazendo alusão à falta de dinheiro, os Bombeiros, sempre animados e a Associação…
Uma verdadeira pobreza franciscana…
O tempo estava bom e solarengo, a tarde quente, do Metro nem sinal, quanto aos Cavacos e aos Senhores dos Passos… ficaram as promessas no ar… Apesar do povo ter vindo para a rua, foi a desilusão total.
Uma verdadeira pobreza, não há quem nos anime, que tristeza, que desilusão, este Carnaval já foi uma animação – Parecia dizer o pagode.
Na 3ª feira de Carnaval, Miranda do Corvo foi uma terra produtiva, sempre em progresso (mais e melhor) e não houve desfile carnavalesco, apesar dos Bombeiros “picarem” e brincarem, pois foi Carnaval e espero que ninguém tenha levado a mal.
Será que a troika matou o Entrudo?

quarta-feira, fevereiro 22, 2012

Noite de Fados

A Cumeeira parece estar na mó de cima neste próximo fim-de-semana, Sábado, dia 25 de Fevereiro, terá lugar no Centro Cultural daquele lugar, pelas 21:30 horas, uma noite de fados, com os fadistas: Susana Patrão, Cátia Montemor e Nuno Sérgio, acompanhados pelos guitarristas Catarino e Luís Carlos.

Rota da Broa


26 de Fevereiro de 2012 é o dia escolhido para o 2º passeio TT (Rota da Broa), a ter lugar na Cumeeira (Penela), destinado a motos, quads e jipes.

Inverno Cultural na Louriceira



Seminário sobre a vila de Penela, território e poderes


sábado, fevereiro 18, 2012

Chanfana na Lousã



Decorre na Lousã, entre os dias 24 de Fevereiro e 4 de Março de 2012, o 1º Festival Gastronómico da Chanfana (junto dos restaurantes aderentes).
Até porque, a chanfana não é prato exclusivo duma só terra, Miranda do Corvo ou Vila Nova de Poiares...
Que o digam por exemplo, os nossos vizinhos do concelho aqui mesmo ao lado, Penela, que me abordam sorrindo:
"- Então agora vocês têm o exclusivo da chanfana?"
"É que nunca vimos lá cabras, nem queijo..."
E o mesmo pensam eles sobre Vila Nova de Poiares.
Embora bairrista, a Chanfana, quanto a mim e historicamente é o prato típico desta região, que provavelmente envolverá os vales do Ceira e do Dueça e Terras de Sicó.
Para que conste...
Mau grado os pruridos.

Minicarnavolei 2012



Nos dias 20 e 21 de Fevereiro de 2012 o Lousã Volley Clube irá promover, nas instalações do Pavilhão n.º1 (anexo à Escola Secundária da Lousã), mais uma edição do torneio “MiniCarnavolei”.
O “Minicarnavolei 2012”, destina-se a atletas masculinos e femininos com idades compreendidas entre os 10 e 13 anos. Este evento teve a primeira edição no ano 2008 e pretende ser a médio prazo um convívio de equipas minis de todo o país.
Com duração de dois dias e a realização de uma festa de carnaval para os mais novos, a organização prevê momentos de lazer, diversão e competição para cerca de 16 equipas masculinas e 24 equipas femininas que irão, de acordo com o quadro competitivo, realizar o máximo de jogos possível por equipa.

Sobre a deslocação à Assembleia da República no passado dia 15 de Fevereiro de 2012



“A deslocação de hoje (15 de Fevereiro de 2012) à AR correu bem.
Na audiência na Comissão de Economia e Obras Publicas estiveram deputados de todos os partidos.
Todos mostraram vontade de apoiar o Movimento e a necessidade de se assegurar a ligação entre Serpins e Estação Velha.
Os Deputados incentivaram o Movimento a não desistir e continuar a lutar. Agradeceram mesmo o exemplo de cidadania que temos revelado.
Aproveitamos para convidar todos os Deputados a visitar as obras e a dialogar com as populações, autarcas e com o Movimento cívico, sem sectarismos nem divisões injustificadas.
Os quatros Presidentes de câmara (Coimbra. Miranda, Lousa, Góis) estiveram juntos a dialogar com os Deputados... Mais uma vez uma forte demonstração de unidade por parte das autarquias da região.
Vamos aguardar as notícias de amanhã. Salientar o Diário de Coimbra que enviou uma jornalista à AR a acompanhar a delegação do Movimento.”


Palavras de Jaime Ramos, ao Facebook (Movimento Cívico de Lousã e Miranda), sobre a deslocação à Assembleia da República no passado dia 15 de Fevereiro de 2012.

quinta-feira, fevereiro 16, 2012

domingo, fevereiro 12, 2012

Movimento Civico visita a Assembleia da República no próximo dia 15 de Fevereiro de 2012



Está confirmado que a delegação do Movimento Cívico será recebida pela Comissão de Economia e Obras Publicas e por vários grupos parlamentares.
Nesta deslocação o Movimento irá à Assembleia da Republica garantir que a "honra" perdida da classe política será desta vez assumida. A AR votou por unanimidade a continuidade das obras do Ramal da Lousã/Metro pelo que os Deputados de todos os partidos irão exigir ao Governo que concretize a resolução parlamentar.
O Movimento irá também procurar o tesouro perdido de 50 milhões de euros que estiveram destinados a estas obras, em 2010, na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro e que voaram para outras paragens. Os nossos Deputados, de todos os partidos, especialmente os eleitos pelo distrito, terão de dar as mais para descobrir este tesouro e coloca-lo ao dispor para a colocação de carris e catenárias entre Serpins e Coimbra e para garantir a continuação das obras até à Estação velha.
Deslocação à Assembleia da Republica 15.02.2012, com chegada as 13:45 horas ao palácio de São Bento
No seguimento da reunião do dia 24 de Janeiro, foi deliberado que uma delegação do Movimento Cívico se deve deslocar à Assembleia da República pelo aniversário da aprovação da Resolução que recomendou ao Governo a continuidade das obras.
Esta resolução aprovada por unanimidade na Assembleia da República, foi publicada em 16 de Fevereiro 2011, no Diário da República.
Foram publicadas ainda outras quatro resoluções a favor da continuidade do Projecto Metro Mondego, nos termos do art. 166º, nº 5, da Constituição da República.
A Assembleia da República recomendou que o Governo concretize a continuação das obras desde logo nos troços Miranda do Corvo - Serpins e Alto São João / Coimbra -Miranda do Corvo e aprovação dos projectos relativos à linha urbana de Coimbra.
A delegação do Movimento Cívico pretende com esta deslocação à Assembleia da República lembrar aos Deputados que têm a obrigação de fazer cumprir ao Governo esta resolução aprovada por unanimidade.
Não basta que a Assembleia da República tenha boa vontade. Impõe-se que assuma esta resolução impondo ao Governo a execução da obra.
Por esta razão vamos organizar a deslocação de uma delegação constituída por autarcas e cidadãos à Assembleia da República no dia 15.02.2012, quarta-feira.

Encontro de Mercedes W123 - De Conimbriga a Penela



Está marcado para 19 de Fevereiro (domingo), o Encontro ao Centro para Mercedes W123, organizado pelo Clube W123 Portugal.
Com partida de Conímbriga e término em Penela, o programa do evento é o seguinte:
08h30-09h30 – recepção dos participantes no parque de estacionamento das Ruínas Romanas de Conímbriga;
10h00-10h30 – visita ao museu monográfico de Conímbriga;
10h30-11h30 – visita à estação arqueológica de Conímbriga;
11h30-12h00 – passeio em caravana até ao Rabaçal;
12h00-13h00 – visita à SERQUEIJOS, uma das fábricas de queijos do Rabaçal, seguida de uma pequena prova de queijos;
13h00-15h00 – Almoço seguido de visita ao museu monográfico das ruínas romanas do Rabaçal;
15h00-15h30 – passeio em caravana até ao Castelo de Penela;
15h30-16h30 – Visita ao Castelo de Penela, onde será tirada a foto do encontro.
Ementa: entradas; prato de peixe: bacalhau no forno; prato de carne:
chanfana de cabrito; vinho, cerveja, sumos e águas; sobremesas: salada de frutas e arroz doce; cafés.
Preço: 15 euros, já com a entrada na fábrica e com a prova de queijos incluída.
Informações e inscrições através do
email geral@clubew123portugal.com ou do telemóvel 919853299.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...