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Automotora DMV Allan CP 0301V21, com a pintura vermelha
As locomotivas a vapor surgiram em Inglaterra, em 1825. Um comboio da época alcançava 45 km/h e podia fazer centenas de quilómetros seguidos, ao contrário dos veículos de tracção animal utilizados na época. A Revolução Industrial tornou o mundo mais veloz.
Os caminhos de ferro em Portugal foram inaugurados há 150 anos, mais precisamente em 28 de Outubro de 1856, entre Lisboa e o Carregado. Cinquenta anos depois foi concluída a rede ferroviária nacional.
16.12.1906 – Inauguração do Ramal da Lousã, com o percurso Lousã-Coimbra-Lousã.
No espaço de tempo compreendido entre 1907 e 1927 foram feitas várias tentativas para levar o caminho de ferro da Lousã, até Gois e Arganil, empreendimento que nunca foi finalizado, devido à mudança da monarquia para a república, ao deflagrar da I Grande Guerra Mundial, às graves crises económico-sociais que agitaram o início do Século XX e ao «crash» da bolsa de 1929, que teve graves repercussões na economia mundial.
Em 10 de Agosto de 1930 é inaugurado o troço Lousã-Serpins e, apesar dos protestos dos habitantes de Arganil, até hoje a ligação não foi concluída.
Na década de 50 chegou-se a falar da ligação do Ramal da Lousã ao Ramal de Tomar, concretizando a ligação à linha ferroviária nacional, mas, tudo não passaram de meras conjecturas.
Os caminhos de ferro em Portugal foram inaugurados há 150 anos, mais precisamente em 28 de Outubro de 1856, entre Lisboa e o Carregado. Cinquenta anos depois foi concluída a rede ferroviária nacional.
16.12.1906 – Inauguração do Ramal da Lousã, com o percurso Lousã-Coimbra-Lousã.
No espaço de tempo compreendido entre 1907 e 1927 foram feitas várias tentativas para levar o caminho de ferro da Lousã, até Gois e Arganil, empreendimento que nunca foi finalizado, devido à mudança da monarquia para a república, ao deflagrar da I Grande Guerra Mundial, às graves crises económico-sociais que agitaram o início do Século XX e ao «crash» da bolsa de 1929, que teve graves repercussões na economia mundial.
Em 10 de Agosto de 1930 é inaugurado o troço Lousã-Serpins e, apesar dos protestos dos habitantes de Arganil, até hoje a ligação não foi concluída.
Na década de 50 chegou-se a falar da ligação do Ramal da Lousã ao Ramal de Tomar, concretizando a ligação à linha ferroviária nacional, mas, tudo não passaram de meras conjecturas.