quinta-feira, novembro 27, 2008

Auditório Municipal de Penela recebe "O Pranto de Maria Parda", com Maria do Céu Guerra

No próximo sábado, dia 29 de Novembro, pelas 21H30, o Auditório Municipal de Penela recebe a Companhia “A Barraca”, com a peça «O Pranto de Maria Parda», encenada por Maria do Céu Guerra.


Um espectáculo com Entrada Livre.


O PRANTO DE MARIA PARDA


de Gil Vicente



O mais famoso monólogo de Gil Vicente na voz e talento de Maria do Céu Guerra, este monólogo de Gil Vicente é uma “lamentação” posta na boca de uma velha mulata bêbeda (“parda” vem da tez negra da sua pele). Escrito em 1522, ano de terrível fome no reino, o monólogo foi muito popular e teve numerosas reedições. O desespero de Maria é cómico, o seu testemunho burlesco. Faz rir e isso é uma maneira de exorcizar o drama da fome. “O Pranto de Maria Parda” é uma paródia, no estilo da chocarrice popular, em que se esconjura e elimina o sofrimento e a morte através do humor.


Ficha Técnica e Artística

Texto: Gil Vicente

Encenação: Maria do Céu Guerra

Elenco: Maria do Céu Guerra

Adereços: Vitor Sá Machado | Luz: Manuel Mendonça

http://www.aovivoprod.com/artists/O_Pranto_De_Maria_Parda/



terça-feira, novembro 25, 2008

Agrário de Lamas na Liga dos Últimos (2)

Mobilidade?

domingo, novembro 23, 2008

Miranda do Corvo estreita laços com Santa Catarina do Fogo, em Cabo Verde

As geminações são uma ferramenta de inquestionável interesse para o aprofundamento das relações para o desenvolvimento entre as instituições do poder local das diversas regiões do mundo.

A Comissão europeia, atenta a essa certeza, decidiu promover a realização das “Geminações para o Desenvolvimento”, iniciativa que aprovou, designadamente, um conjunto de candidaturas de municípios portugueses com congéneres de países africanos de expressão lusíada.

No âmbito deste programa Miranda do Corvo geminou-se com Santa Catarina do Fogo, município de Cabo Verde.

A ratificação do acordo aconteceu durante as “Jornadas Europeias do Desenvolvimento” que tiveram lugar de 15 a 17 de Novembro, em acto que decorreu em Estrasburgo.

O trabalho desenvolvido pela ANMP junto dos países africanos é hoje uma referência a nível europeu.

Desta forma os dois municípios confirmam o empenhamento no desenvolvimento local no âmbito da cooperação para o desenvolvimento Norte/Sul e aprofundam a compreensão mútua e a amizade e a vontade de melhor conhecer a história e cultura de ambos.

Os dois municípios estão determinados em participar em intercâmbios económicos, culturais e sociais com vista a reforçar a troca de experiências e construir parcerias para o desenvolvimento, no espírito da Carta da EU para as autoridades locais.


«Gondramaz acessível a todos»

É inaugurado hoje, Domingo, dia 23 de Novembro, na Aldeia de Xisto do Gondramaz, concelho de Miranda do Corvo, o percurso pedestre “Caminho do Xisto Acessível do Gondramaz” especialmente pensado para ser utilizado por pessoas portadoras de incapacidade. A inauguração vai decorrer às 11 horas, seguida de um porto de honra, pelas 11 horas e 30.

O “Caminho do Xisto Acessível do Gondramaz” foi projectado tendo em vista a máxima acessibilidade, permitindo a sua utilização por pessoas portadoras de incapacidade.

Para se atingir este grau de acessibilidade, foram utilizadas algumas soluções técnicas ao nível do pavimento, da sinalética e dos equipamentos, conciliando no entanto estes aspectos com as normas de homologação pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.

Possui também um pavimento sensorial, possibilitando através da diferença de texturas, orientar as pessoas invisuais, tornando assim possível a sua utilização de uma forma autónoma.

O traçado deste Caminho do Xisto possibilita aos seus utilizadores desfrutar da envolvente natural do Gondramaz, marcada por uma frondosa mancha de castanheiros e carvalhos, observando a aldeia de um plano superior, para depois se poderem embrenhar por ruas, tendo aí um contacto mais próximo com a aldeia. Esta caracteriza-se pelo tipo de construção bastante característico, sendo o Xisto utilizado como matéria-prima base na construção das casas. Contudo, as ombreiras das portas e janelas são de madeira (robustos barrotes de castanho ou carvalho), dada a pouca resistência do xisto para esta finalidade.

O percurso tem o seu início no caminho de terra que circunda o Gondramaz, numa zona de acolhimento especialmente construída para o efeito e percorre esta via numa extensão de apenas 40 metros, para inverter por uma vereda em direcção ao centro da aldeia, rodeada por uma mancha significativa de Castanheiros naquilo que sobrado antigo souto da aldeia e nos faz recuar para os tempos mais antigos. Este percurso pedestre acolhe-nos assim com as sombras e as cores de frondosos Castanheiros.

O Gondramaz é uma das 24 Aldeias do Xisto, distribuídas por 14 Municípios do Pinhal Interior, na Região Centro de Portugal num território de enorme beleza e que oferece infinitas possibilidades de lazer.

Ao longo dos últimos anos, os 24 núcleos foram alvo de um programa de requalificação que permitiu às aldeias adquirir potencial humano de desenvolvimento, transformando-se em pólos de atracção turística dinâmicos que permitem a criação de uma nova base económica que passa, nomeadamente, pela recuperação das tradições, pela valorização do património arquitectónico construído, pela dinamização das artes e ofícios tradicionais e pela defesa e preservação da paisagem em que se enquadram.

Este importante trabalho nunca perdeu de vista aquilo que era o seu principal objectivo: melhorar a qualidade de vida das populações das aldeias, elevando os seus níveis de auto-estima, qualificando o seu tecido social e agregando-as num processo participativo de desenvolvimento.



sábado, novembro 22, 2008

Rão Kyao actua com a Orquestra Clássica do Centro nas comemorações dos 872 anos da Carta de Foral


No dia 23 de Novembro pelas 15h30, no âmbito da Comemoração dos 872 anos da Carta do Foral, ocorrerá no Salão de Festas da ADFP de Miranda do Corvo, o espectáculo com a Orquestra Clássica do Centro, intitulado como “Mondego”, com a participação do solista Rão Kyao e do maestro Virgílio Caseiro.

A Orquestra Clássica do Centro foi fundada em Dezembro de 1989 como associação sem fins lucrativos. Após um longo interregno, em Outubro de 2001, relançou-se o projecto da actual orquestra, desta vez constituída em moldes profissionais e composta por 25 elementos. O seu concerto inaugural foi realizado a 13 de Dezembro de 2001, no Teatro Académico de Gil Vicente em Coimbra. É seu maestro titular desde a fundação, o Dr. Virgílio Caseiro.

Neste concerto irão ouvir-se obras de grandes compositores como J. Afonso, Carlos Paredes, José Calvário e do solista Rão Kyao.

O evento é organizado pela Câmara Municipal de Miranda do Corvo e conta com os apoios do Ministério da Cultura, do Programa Território Artes e da ADFP.


Novo Caminho em xisto para acesso ao Gondramaz

sábado, novembro 15, 2008

Descontentamento no Ramal da Lousã


«O Movimento de Defesa do Ramal da Lousã (MDRL) aprovou hoje à noite, durante uma vigília, um documento a exigir a "modernização e electrificação" daquela linha-férrea, em oposição ao projecto de um metro de superfície previsto pelo Governo.

Em Março de 2006, o ministro Mário Lino anunciou o Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM), que prevê para a ferrovia que liga Coimbra a Serpins (Lousã) e para a cidade de Coimbra a instalação de um metro ligeiro de superfície do tipo "tram-train" -- com capacidade para circular nos eixos ferroviários, urbanos, suburbanos e regionais.

Hoje à noite, durante uma vigília junto à estação de Moinhos, no Concelho de Miranda do Corvo, cerca de seis dezenas de utentes empunhando velas acesas aprovaram uma proclamação a enviar ao Presidente da República e ao primeiro-ministro que reitera o pedido de uma "avaliação das alternativas técnicas para a electrificação e reabilitação" da linha ferroviária.

O movimento questiona como "se pode aceitar a destruição deste meio de transporte e os gastos milionários que se anunciam, num tempo de tão grave crise financeira, quando sabemos que procedendo a CP/REFER à electrificação e melhoria da linha os contribuintes pouparão muito dinheiro e os utentes do Ramal mantêm o seu precioso transporte".

"Por uma qualquer decisão política sem fundamento técnico-económico, não podem os passageiros do comboio ter de suportar, durante dois ou mais anos (ou para toda a vida!) um muito penoso acesso ao locais de trabalho e de estudo, em transportes de má qualidade e com horários que vão prejudicar a vida profissional, académica e familiar de toda a gente", acrescenta o documento.

António Luís Mendes, ferroviário durante 42 anos, de Ceira, disse à agência Lusa que "é um erro de toda a dimensão" o projecto do SMM no Ramal da Lousã.

"O dinheiro que vão gastar aqui a mais dá para prolongar a linha até Arganil e ligar Miranda a Tomar", sustenta, convicto de que, se começarem as obras, "nunca mais há comboio, nem metro, nem nada".

"A solução era electrificar a linha e colocar novo material circulante. Para o país que temos era muito melhor assim, do que estarmos a estragar dinheiro que é do povo", acrescenta o antigo ferroviário.

Citando um técnico de uma empresa alemã, António Luís Mendes afirma que "em seis meses" se electrifica a linha e se colocam comboios a andar "sem qualquer interrupção ou má circulação".

Utente há quase 70 anos, Maria Adelina, de Miranda do Corvo, considera que as questões económicas e a comodidade dos utentes justificam a opção da electrificação e novo material circulante em vez de um metro ligeiro de superfície.

"Não é viável andarmos anos de camioneta, mal acondicionados, com crianças para as escolas", refere.

Para Maria Adelina, "se electrificassem a linha o investimento ficaria possivelmente por muito menos dinheiro e os utentes mais bem servidos".

O MDRL considera que o anunciado encerramento do Ramal da Lousã, que serve por ano um milhão de passageiros, por um período mínimo de dois anos para obras, "constituiria um grave atentado às condições de mobilidade de tantos trabalhadores, estudantes e outros utentes que diariamente utilizam este transporte".

"O transporte rodoviário não é alternativa numa estrada muito acidentada e sinuosa, com troços onde nem é possível o cruzamento de veículos, obrigando a tempos de viagem que podem chegar a ser o dobro ou triplo do comboio", salienta o movimento.

No final de Junho, o MDRL promoveu uma viagem de autocarro entre Coimbra e Serpins, término da linha, em hora de ponta, para os utentes verificarem "o transtorno e o inferno rodoviário" que serão os transportes alternativos quando a linha for encerrada.

"Dado que a capacidade de uma automotora será equivalente a seis ou sete autocarros, fácil será antecipar o caos rodoviário que o encerramento da ferrovia criaria no acesso sul a Coimbra, transformando as horas de ponta num verdadeiro inferno para todos: actuais utentes da CP e automobilistas", lê-se no documento aprovado esta noite.

"Em vez de destruir o que existe, que se promova antes na região o transporte público ferroviário, à semelhança do que sucede nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, sem esquecer a cada vez mais importante componente do transporte de mercadorias, reabilitando as linhas existentes", defende o movimento.» In JN

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Interior.aspx?content_id=1044653

Uma Novela Preocupante

«O processo de implementação do Sistema de Mobilidade do Mondego, mais conhecido por Metro Mondego, voltou a marcar o período antes da ordem do dia da reunião da Câmara Municipal da Lousã, realizada na última segunda-feira, dia 3 de Novembro

Durante a discussão do assunto, os vereadores do Partido Social Democrata, Pedro Curvelo e Filipe Soares, chegaram mesmo a classificar “uma bizarria” o processo do Metro Mondego, manifestando a sua “estranheza e preocupação” pela anunciada anulação do concurso de fornecimento de material circulante do Sistema de Mobilidade do Mondego, devido a irregularidades diversas. “É no mínimo estranho e preocupante que empresas multinacionais com tamanha experiência nesta área de negócio, simultaneamente, não cumpram os diversos requisitos do concurso”, adiantaram.(…)» In Trevim



Actividades a Metro...

No Espaço Criança da Metro Mondego...

sexta-feira, novembro 14, 2008

Eça de Queiroz em Exposição na Biblioteca Municipal de Penela

Está exposta na Biblioteca Municipal de Penela desde o passado dia 6 de Novembro, a Exposição Bibliográfica “Eça de Queirós – O passos de um trajecto”.

Esta exposição, cedida pela Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas, descreve ao longo de 20 painéis a evolução literária queirosiana, desenvolvendo-se segundo uma perspectiva diacrónica e elegendo 4 momentos:

1º - 1866/1871 – Aprendizagem da escrita;
2º - 1871/1880 – Escrita do real;
3º - 1880/1888 – Outros mundos possíveis;
4º - 1888/1900 – Eterno Retorno

Apresentando reproduções de manuscritos, de frontispícios e de páginas de livros, de retratos do autor e dos seus contemporâneos, de publicações periódicas em que colaborou, de personagens da sua ficção, de lugares biográficos e ficcionais, etc.


Até ao final do mês de Novembro poderá conhecer um pouco mais da obra literária deste tão conhecido e reconhecido escritor português, na Biblioteca Municipal de Penela.


terça-feira, novembro 11, 2008

Show Rural


O Município de Penela promove nos próximos dias 15 e 16 de Novembro um Show Rural no Rabaçal.
Um evento em que se pretende reviver e dar a conhecer a tradição rural e a gastronomia regional através de actividades como a tibornada no lagar de azeite, a socialização na matança do porco, o magusto, assando as castanhas e bebendo jeropiga e a prova do vinho novo, a chamada Água-pé.

PROGRAMA:

15 Novembro
14H00 - Mercado da Agricultura Familiar e Tradicional
Local: Rua da Igreja – Rabaçal

17H00 - Magusto / Abertura de Pipo de Água – Pé
Local: Rua da Igreja – Rabaçal

16 Novembro
13H00 - Tibornada no Lagar de Azeite
- Prova de Porco Regional
- Abertura de Pipo de Água – Pé
Local: Lagar de Agrirabaçal – Rabaçal


As inscrições deverão efectuar-se na Câmara Municipal de Penela, no Gabinete de Desenvolvimento Rural.
O preço da actividade é de 7 euros e para a tibornada também, sendo grátis as restantes actividades.

Contactos:
Município de Penela
Gabinete de Desenvolvimento Rural
Tel. 239 560 120 Fax. 239 560 400
Email: joao.amilcar@cm-penela.pt

Turismo
Tel.239 561 132
Email: turismo@cm-penela.pt

Para mais informações consulte o nosso site.
Venha reviver as tradições rurais connosco!

domingo, novembro 09, 2008

As pessoas que nos batem à porta ou Burlões à Solta


Quem já não foi abordado telefonicamente pela (supostamente) empresa "Águas do Mondego" - que nada tem a ver com a Águas do Mondego, S.A., para efectuar um teste gratuito em sua casa à água da torneira que consumimos em Miranda do Corvo?

Os testes efectuados à água que bebemos são muito caros e são efectuados em modernos laboratórios.

A suposta «empresa» que oferece os testes gratuitos nada tem a ver com a Águas do Mondego e por último acaba por lhe oferecer, por uma pipa de massa, um sistema purificador, para instalar sobre a sua torneira…

Para aquilo que pagamos merecíamos melhor água e sem impurezas e ingredientes estranhos, como o azeite…

Mas, adiante, quem já não foi aliciado por umas simpáticas senhoras que lhe prometem um sono divino e magníficos sonhos, num colchão ultra moderno, que custa a módica quantia de 3.000,00 €.

- «Não se atrapalhe nós oferecemos-lhe, tudo. Pode pagar em suaves prestações…»

Há ainda quem ofereça uma máquina a vapor, fotografias aéreas de sua casa por uns meros 300 Euros e depois lhe proponha tirar uma fotografia em sua casa ou ainda uns magníficos lençóis para o seu sono, pela módica quantia de 250 Euros.

Consta-se que há também quem se proponha trocar os seus escudos velhos pelos novos euros… Resultado final, nem escudos, nem euros, casa assaltada…

Mas como não estou aqui para vender nada, apenas para deixar um alerta, as coisas vão mais longe, quando nos oferecem uma viagem num autocarro e depois acaba o grupo de excursionistas conduzido a um Hotel, onde depois de uma lavagem ao cérebro, os incautos assinam cheques, letras, compromissos e tudo aquilo que não devem, ficando empenhados até à raiz dos cabelos e acabam por comprar aquilo que não querem e não precisam.

Por último um conselho sensato, ninguém quer dar nada a ninguém, desconfie sempre, chame as autoridades e exponha o caso, vai ver se os visitantes não batem em retirada a sete pés…


sábado, novembro 08, 2008

Na Agenda de Penela - Mês de Novembro de 2008

Espinhal, quinta centenária


A Agenda de Penela, para Novembro de 2008:

http://www.cm-penela.pt/agenda.php




Na Agenda de Miranda do Covo - Mês de Novembro de 2008

Mosteiro de Santa Maria de Semide


A Agenda de Miranda de Corvo, para Novembro de 2008:

http://www.mirandadocorvo.com/index.php?pagina=agendacultural



sexta-feira, novembro 07, 2008

Na Agenda da Lousã - Mês de Novembro de 2008


CULTURA

01 a 16 de Novembro - Exposição de Pintura “Tchum Nhu Liem – 20 anos depois”

Local Sala de Exposições Temporárias do Museu Etnográfico Dr. Louzã Henriques
Organização Câmara Municipal da Lousã / Arte Via Cooperativa


01 a 21 de Novembro - Exposição “As Palavras do Reencontro”

Local Átrio da Biblioteca Municipal da Lousã
Organização Alliance Française de Coimbra/Câmara Municipal da Lousã


01 a 30 de Novembro - Actividades na Biblioteca Municipal da Lousã

3ªs e 5ªs


O Coelhinho Branco Zanga-se, de Marie-France Floury e Fabienne Boisnard e ilustrações de Maryvonne
O Sonho De Mariana, de António Mota e ilustrações de Danuta Wojciechowska

01 a 30 de Novembro - Peça do Mês - “Uma forma dieferente de conhecer os objectos do dia-dia deste povo que somos” — “Assador de castanhas”

Local Museu Etnográfico Dr. Louzã Henriques
(Núcleo de Investigação do Ecomuseu da Serra da Lousã)


08 de Novembro , 14h30 - Aldeia do Xisto do Candal – Matança Tradicional do Porco

Recriação pelo GERL — Grupo Etnográfico da Região da Lousã
Inserida no Ciclo Etnográfico do Calendário de animação das Aldeias do Xisto

Organização GERL e PINUS VERDE / ADXTUR
Apoio Câmara Municipal da Lousã/Junta de Freguesia da Lousã/TRANSDEV


18 a 30 de Novembro - Exposição Fotográfica e Documental “Um ano de Vida da USF Serra da Lousã”

Local Sala de Exposições Temporárias do Museu Etnográfico Dr. Louzã Henriques
Organização Unidade de Saúde Familiar
Apoio Câmara Municipal da Lousã


18 a 30 de Novembro - “OLHARES” - Exposição Colectiva dos Membros da USF Serra da Lousã

Local Piso da USF do Centro de Saúde (4.º piso)
Organização Unidade de Saúde Familiar
Apoio Câmara Municipal da Lousã


25 de Novembro a 05 de Dezembro - Exposição Comemorativa do Aniversário da Escola Profissional da Lousã

Local Átrio da Biblioteca Municipal da Lousã
Organização Escola Profissional da Lousã
Apoio Câmara Municipal da Lousã


DESPORTO

01 a 02 de Novembro - Estágio das Selecções Nacionais de Basquetebol Masculina e Feminina (Desporto Paraolímpico)

Local Pavilhão Municipal Nº1 (Junto à Piscina Municipal)
Organização ANDDI – Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Intelectual
Apoio Cãmara Municipal da Lousã


Calendário de Jogos

Seniores Masculinos

C.D. Lousanense X Monte

Data: 15/11/2008 - Local: Pavilhão Municipal n.º 1 - Hora: 15h00m


Juniores Masculinos

C.D. Lousanense X Acad. Viseu

Data: 09/11/2008 - Local: Pavilhão Municipal n.º 1 - Hora: 15h00m


Iniciados Masculinos

C.D. Lousanense X Travassô

Data: 15/11/2008 - Local: Pavilhão Municipal n.º 1 - Hora: 12h00m


Seniores Masculinos

C.D. Lousanense X Naval

Data: 15/11/2008 - Local: Pavilhão Municipal n.º 1 - Hora: 17h30m


C.D. Lousanense X Guimarães

Data: 22/11/2008 - Local: Pavilhão Municipal n.º 1 - Hora: 17h30m


Seniores Femininos

C.D. Lousanense X Académica

Data: 08/11/2008 - Local: Pavilhão Municipal n.º 1 - Hora: 20h15m


C.D. Lousanense X Beira Mar

Data: 29/11/2008 - Local: Pavilhão Municipal n.º 1 - Hora: 17h30m


Juvenis Masculinos

C.D. Lousanense X Académica

Data: 16/11/2008 - Local: Pavilhão Municipal n.º 1 - Hora: 11h00m


C.D. Lousanense X PT

Data: 30/11/2008 - Local: Pavilhão Municipal n.º 1 - Hora: 11h30m


Juniores Masculinos

C.D. Lousanense X Olivais

Data: 19/11/2008 - Local: Pavilhão Municipal n.º 1 - Hora: 21h30m


Iniciados Masculinos

C.D. Lousanense X Olivais

Data: 08/11/2008 - Local: Pavilhão Municipal n.º 1 - Hora: 11h00m


C.D. Lousanense X PT

Data: 09/11/2008 - Local: Pavilhão Municipal n.º 1 - Hora: 09h30m


C.D. Lousanense X Académica

Data: 30/11/2008 - Local: Pavilhão Municipal n.º 1 - Hora: 09h30m


Estágios

Estágios das Selecções Nacionais de Basquetebol da ANDDI

Data: 01/11/2008 - Local: Pavilhão Municipal n.º 1 - Hora: 08h00m

Dias 01 e 02 de Novembro


Seniores Masculinos

C.D. Lousanense X Gandara

Data: 02/11/2008 - Local: Campo Dr. J. Pinto de Aguiar - Hora: 15h00m


Arouce Praia X Mocidade

Data: 02/11/2008 - Local: Campo da Pegada - Foz de Arouce - Hora: 15h00m


Arouce Praia X Idosos

Data: 09/11/2008 - Local: Campo da Pegada - Foz de Arouce - Hora: 15h00m


C.D. Lousanense X Penamacorense

Data: 23/11/2008 - Local: Campo Dr. J. Pinto de Aguiar - Hora: 15h00m


Arouce Praia X COJA

Data: 23/11/2008 - Local: Campo da Pegada - Foz de Arouce - Hora: 15h00m


Seniores Femininos

C.A. Gândaras X Fermentelos

Data: 15/11/2008 - Local: Campo das Gândaras - Hora: 15h00m


C.A. Gândaras X Eirolense

Data: 29/11/2008 - Local: Campo das Gândaras - Hora: 15h00m


Juvenis Masculinos

C.D. Lousanense X Mirandense

Data: 09/11/2008 - Local: Campo da Pegada - Foz de Arouce - Hora: 11h00m


C.A. Gândaras X Arganil

Data: 23/11/2008 - Local: Campo das Gândaras - Hora: 11h00m


C.D. Lousanense X Vila do Mato

Data: 30/11/2008 - Local: Campo da Pegada - Foz de Arouce - Hora: 11h00m


Juniores Masculinos

C.D. Lousanense X Portomosense

Data: 08/11/2008 - Local: Campo Dr. J. Pinto de Aguiar - Hora: 15h00m


C.D. Lousanense X Vigor

Data: 22/11/2008 - Local: Campo Dr. J. Pinto de Aguiar - Hora: 15h00m


C.D. Lousanense X Marinhense

Data: 29/11/2008 - Local: Campo Dr. J. Pinto de Aguiar - Hora: 15h00m


Iniciados Masculinos

C.D. Lousanense X Nogueirense

Data: 02/11/2008 - Local: Campo da Pegada - Foz de Arouce - Hora: 11h00m


C.A. Gândaras X Brasfemes

Data: 02/11/2008 - Local: Campo das Gândaras - Hora: 11h00m


C.A. Gândaras X Tabuense

Data: 16/11/2008 - Local: Campo das Gândaras - Hora: 11h00m


C.D.Lousanense X Cernarche

Data: 23/11/2008 - Local: Campo da Pegada - Foz de Arouce - Hora: 11h00m


C.A. Gândaras X Nogueirense

Data: 30/11/2008 - Local: Campo das Gândaras - Hora: 11h00m


Infantis Masculinos

C.D.Lousanense "A" X C.D.Lousanense "B"

Data: 01/11/2008 - Local: Campo Futebol 7 - Hora: 10h00m


C.A. Gândaras X Poiares

Data: 08/11/2008 - Local: Campo das Gândaras - Hora: 11h00m


C.D.Lousanense "B" X Arganil

Data: 08/11/2008 - Local: Campo Futebol 7 - Hora: 10h00m


C.D.Lousanense "A" X C.A.Gandaras

Data: 15/11/2008 - Local: Campo Futebol 7 - Hora: 10h00m


C.D.Lousanense "B" X Souselas

Data: 22/11/2008 - Local: Campo Futebol 7 - Hora: 10h00m


C.A. Gândaras X Arganil

Data: 22/11/2008 - Local: Campo das Gândaras - Hora: 11h00m


C.D.Lousanense "A" X Brasfemes

Data: 29/11/2008 - Local: Campo Futebol 7 - Hora: 10h00m


Escolas

C.A. Gândaras X Arganil

Data: 01/11/2008 - Local: Campo das Gândaras - Hora: 11h00m


C.D.Lousanense "A" X C.D.Lousanense "B"

Data: 01/11/2008 - Local: Campo Futebol 7 - Hora: 11h30m


C.D.Lousanense "B" X C.A.Gândaras

Data: 08/11/2008 - Local: Campo Futebol 7 - Hora: 11h30m


C.A. Gândaras X Poiares

Data: 15/11/2008 - Local: Campo das Gândaras - Hora: 11h00m


C.D.Lousanense "A" X Góis

Data: 15/11/2008 - Local: Campo Futebol 7 - Hora: 11h30m


C.D.Lousanense "B" X Souselas

Data: 22/11/2008 - Local: Campo Futebol 7 - Hora: 11h30m


C.A. Gândaras X Tabuense

Data: 29/11/2008 - Local: Campo das Gândaras - Hora: 11h00m


C.D.Lousanense "A" X Tourizense

Data: 29/11/2008 - Local: Campo Futebol 7 - Hora: 11h30m


Seniores Masculinos

A.D.Serpinense X Espinhal

Data: 01/11/2008 - Local: Pavilhão de Serpins - Hora: 19h00m


A.D.Serpinense X Tourizense

Data: 15/11/2008 - Local: Pavilhão de Serpins - Hora: 19h00m


Seniores Femininos

Arouce Praia X Clube D. de Ourenta

Data: 05/11/2008 - Local: Pavilhão de Serpins - Hora: 21h00m


Arouce Praia X Cova Gala

Data: 08/11/2008 - Local: Pavilhão de Serpins - Hora: 16h00m


Seniores Masculinos

Rugby Clube da Lousã X Académica

Data: 02/11/2008 - Local: Campo de S.ta Rita - Hora: 15h00m


Rugby Clube da Lousã X CRAV

Data: 23/11/2008 - Local: Campo de S.ta Rita - Hora: 15h00m


Seniores Femininos

Lousã VC X Gueifães

Data: 01/11/2008 - Local: Pavilhão Municipal n.º 1 - Hora: 17h00m


Lousã VC X Atlético VC

Data: 15/11/2008 - Local: Pavilhão Municipal n.º 2 - Hora: 17h00m


Lousã VC X Acad. São Mamede

Data: 29/11/2008 - Local: Pavilhão Municipal n.º 2 - Hora: 17h00m


Juvenis Masculinos

Lousã VC X Acad. São Mamede

Data: 01/11/2008 - Local: Pavilhão Municipal n.º 1 - Hora: 15h00m


Lousã VC X CAIC

Data: 08/11/2008 - Local: Pavilhão Municipal n.º 1 - Hora: 15h00m


Lousã VC X Gueifães

Data: 15/11/2008 - Local: Pavilhão Municipal n.º 2 - Hora: 15h00m


Lousã VC X Castelo da Maia

Data: 29/11/2008 - Local: Pavilhão Municipal n.º 2 - Hora: 15h00m


Juvenis Femininos

Lousã VC X AC Juventude

Data: 15/11/2008 - Local: Pavilhão Municipal n.º 2 - Hora: 15h00m


Infantis Masculinos

Lousã VC X Castelo da Maia

Data: 01/11/2008 - Local: Pavilhão Municipal n.º 2 - Hora: 15h00m


Lousã VC X Espinho

Data: 08/11/2008 - Local: Pavilhão Municipal n.º 1 - Hora: 17h00m


Lousã VC X Madalena

Data: 22/11/2008 - Local: Pavilhão Municipal n.º 1 - Hora: 15h00m


EDUCAÇÃO

21 de Novembro , 16h30 - Apresentação do Livro “Reformas da Saúde – O Fio Condutor”, do Professor Doutor António Correia de Campos, pelo próprio

Local Auditório do Museu Etnográfico Dr. Louzã Henriques
Organização Unidade de Saúde Familiar
Apoio Câmara Municipal da Lousã


26 de Novembro , 18h00 - Apresentação do Livro “Crónicas de Educação” do Professor Doutor José Manuel Canavarro (inserido no Ciclo de Conferências “Vamos Falar de ... Educação”)

Local Auditório da Biblioteca Municipal da Lousã


FEIRAS E FESTAS

08 a 09 de Novembro - XIX FEIRA DO MEL E DA CASTANHA

Actividades no Pavilhão Municipal de Exposições


8 de Novembro de 2008 – Sábado
09h30 – Abertura
13h00 – Encerramento
15h00 – Abertura
16h00 – Inauguração da Feira do Mel e da Castanha da Lousã
16h00 – Concentração de Confrarias Báquicas e Gastronómicas
16h30 – Festival de Folclore da ARCIL (Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados da Lousã), com a presença de 6 Grupos – Rancho Folclórico da ARCIL; Grupo Folclórico da CERCIPortalegre; Grupo de Danças e Cantares da CECIG – Guarda; Grupo de Danças e Cantares da APPACDM de Soure; Grupo Etnográfico da CERCIPenela; Grupo Etnográfico de Quelfes – Olhão.
21h30 – Actuação de GRUPO DE CANTARES DAS GÂNDARAS
23h30 - Encerramento

9 de Novembro de 2008 – Domingo
14h00 - Abertura
16h00 – Actuação do Grupo Musical HARMONIA
17h30 – Actuação e Magusto Tradicional Popular pelo Rancho Típico Serra da Lousã (oferecido pela Câmara Municipal da Lousã à população)
20h00 – Encerramento

JUVENTUDE

Não existem eventos relevantes este mês nesta secção

OUTROS

01 a 09 de Novembro - Festival Gastronómico do Mel e da Castanha “Sabores de Outono”

Organização Câmara Municipal da Lousã

Cartaz do Evento


A decorrer em:
- Churrasqueira Astro 2;
- Restaurante A Viscondessa;
- Churrasqueira Copa;
- Churrasqueira Borges;
- Restaurante Típico O Gato;
- Restaurante O Parque;
- Café-Restaurante Hortelã Pimenta;
- Pousada de Juventude da Lousã;
- Restaurante O Burgo;
- Restaurante Casa Velha;
- Restaurante Meta dos Leitões da Lousã;
- Restaurante A Cave;
- Restaurante-Bar Ti´Lena;
- Restaurante Churrasqueira São Paulo;

01 a 30 de Novembro - Loja do Xisto na Aldeia do Xisto do Candal

Agora das 10h30m às 17h30m (horário de inverno)
Produtos tradicionais e Artesanato.
Encerra à 3ª Feira.


08 a 09 de Novembro - FEIRA DO MEL E DA CASTANHA DA LOUSÃ

(Programa de animação a anunciar oportunamente)

Local: Pavilhão Municipal de Exposições da Lousã
Organização: Câmara municipal da Lousã


08 de Novembro , 10h00 às 18h00 - III Grande Capítulo de A Confraria das Peraltas – Gastronomia da Serra da Lousã


10h – Missa na Igreja Matriz
11h – Concentração junto ao Edifício dos Paços do Concelho
11h15 – Desfile até ao Cine-Teatro da Lousã, com a participação de todas as Confrarias convidadas
11h30 – Cerimónia de Entronização de novos confrades
12h30 – Oração de Sapiência
16h – Presença de todas as Confrarias na Inauguração da XIX Feira do Mel e da Castanha da Lousã

12 de Novembro , 15h00 - Seminário “Apoios ao Sector do Turismo”

Inscrições gratuitas: gaia@turismo-centro.pt,
tel:239990383/239488120,
fax: 239990384/239488129;
(inscrições limitadas aos lugares disponíveis)

Local Auditório da Biblioteca Municipal da Lousã
Organização Câmara Municipal da Lousã/Turismo do Centro de Portugal/António Paquete – Economistas Associados
Colaboração Publituris/Banco Santander Totta


DIAS ESPECIAIS

01 de Novembro - Dia de Todos-os-Santos

11 de Novembro - Dia de São Martinho

14 de Novembro - Dia Mundial dos Diabéticos

15 de Novembro - Dia Mundial da Linguagem Gestual Portuguesa

16 de Novembro - Dia Internacional da Tolerância

17 de Novembro - Dia Mundial do Não-Fumador

20 de Novembro - Dia Internacional dos Direitos da Criança

21 de Novembro - Dia Mundial da Televisão

21 de Novembro - Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada

21 de Novembro - Dia Internacional da Saudação

24 de Novembro - Dia Mundial da Ciência / Dia Nacional da Cultura Científica

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...