Decorre neste fim-de-semana, dias 30 e 31 de Outubro e 1 de Novembro, a X edição da “Feira da Árvore” que se realiza novamente nas instalações da Escola Ferrer Correia, no Senhor da Serra.
A inauguração oficial da feira decorre hoje, dia 30 de Outubro, pelas 18 horas, com a visita das entidades oficiais ao recinto.
Trata-se de um certame que alcançou grande tradição, organizado pela Câmara Municipal de Miranda do Corvo, Junta de Freguesia de Semide e Associação de Viveiristas do Distrito de Coimbra. Como em anos anteriores, o certame conta o apoio do Agrupamento de Escolas Ferrer Correia.
A feira conta com cerca de 50 inscritos entre viveiristas, instituições públicas, e stands de equipamentos para a actividade.
O objectivo do certame passa por divulgar e defender uma actividade de grande importância no concelho de Miranda do Corvo e que assume um papel também importante em concelhos vizinhos, nomeadamente Coimbra (Freguesia de Ceira) e Lousã.
Salienta-se o facto de na freguesia de Semide se encontrar a maioria dos agricultores que desenvolve esta actividade no país, tornando-se assim uma área de grande expressão que importa apoiar e desenvolver. Do seu sucesso enquanto viveiristas depende não só um aspecto importante de riqueza concelhia e regional mas também da sua representatividade nacional.
Apesar de ser uma zona relativamente pequena, cerca de 80% da produção nacional de viveiros provêm da freguesia de Semide e região envolvente, como é o caso de Ceira e Lousã.
Para além da divulgação da actividade e produtos viveiristas, a feira serve também como ponto de encontro entre profissionais que desta forma podem trocar experiências através da realização de jornadas técnicas. Este ano as jornadas realizam-se no dia 31, a partir das 9 horas e vão debater os temas “Análise da actividade viveirista no sector agrícola actual” e “sensibilização na defesa da floresta”.
Também à semelhança de anos anteriores, a gastronomia terá lugar de destaque na Feira da Árvore. Estando a origem da chanfana ligada à freguesia de Semide, a organização vai promover a realização da 3.ª prova gastronómica de chanfana, que decorrerá durante toda a feira.
A animação tem marcado também a realização da Feira da Árvore. Este ano, o programa é bastante rico e diversificado:
Dia 30-10
18H00 Abertura da Feira da Árvore com os Jovens Gaiteiros do Espinho
21H00 Actuação do grupo “Cepa Torta”.
Dia 31-10
17H00 Actuação do grupo de música tradicional “Vai ou Racha”, de Penela
22H00 Baile com o grupo “Tekos”
Dia 1-11
15H00 Actuação do Orfeon Universitário do Porto
Grupo de Pauliteiros
Grupo de danças etnográficas
Tuna Feminina
Grupo de Cantares de Maçadeiras
Coro Alentejano
17H00 Magusto
17H30 Actuação do grupo “Roncos & Couriscos”
Sem comentários:
Enviar um comentário