sábado, julho 03, 2010

A idade do ouro da imprensa do norte do distrito de Leiria


A partir do próximo dia 4 de Julho e até 30 de Julho 2010 vai estar patente na Biblioteca Municipal Miguel Torga a exposição “A Idade do Ouro da Imprensa do Norte do Distrito de Leiria”.

Trata-se de uma colecção de jornais do norte do distrito de Leiria, desde o fim da Monarquia, ao Estado Novo, fazendo parte deste acervo vários manuscritos, cartas, livros autografados e documentos autênticos que permitem integrar a imprensa local na História Política e Cultural Portuguesa.

Esta exposição demonstra bem como a imprensa foi o meio de comunicação mais forte, entre as últimas décadas do séc. XIX e a primeira metade do século XX. Nela apostaram os ideólogos, os políticos, os empresários e os artistas, que vertiam as suas crenças e prosas em artigos jornalísticos, quase aguerridos ou líricos, mas que marcaram profundamente os seus projectos de vida e a sua obra.

No norte do distrito de Leiria este fenómeno é notório pela qualidade e número de edições de jornais que então se produziam nas tipografias locais, considerando as tecnologias da época. Nesse sentido são um dos melhores espelhos da História recente desta área geográfica.

No dia 4 de Julho pelas 18h30 será igualmente apresentado o livro homónimo da autoria de Miguel Portela e Margarida Herdade Lucas.

Esta iniciativa integra-se nas comemorações do Centenário da República em Miranda do Corvo.


Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tradutor

Causas

Número total de visualizações de páginas