sexta-feira, dezembro 02, 2011

Vivó porco


Miranda do Corvo é conhecida pelo título de “Capital da Chanfana” graças ao esforço da autarquia na defesa e promoção da gastronomia à base da carne de cabra.
Através da realização de várias iniciativas de divulgação gastronómica muitas pessoas têm visitado Miranda do Corvo e os seus restaurantes.
No entanto, a gastronomia de Miranda do Corvo não se esgota nos pratos à base de carne de cabra, sendo também muito expressivos os pratos à base de carne de porco, como por exemplo o sarrabulho, o bucho, os enchidos e o leitão, entre outros.
A comprovar esta importância, foi criada em Miranda a Real Confraria da Matança do Porco. Esta confraria surgiu no contexto da política de preservação dos usos e costumes e tradições que se têm vindo a perder e que constituem a identidade de uma região e da sua população. Importa salvaguardar o património cultural da região, na medida em que a carne de porco, desde sempre, teve um peso muito importante na alimentação da população, e a matança, o desmanche, a preparação da carne, tem contornos particulares que se revelam autênticos rituais culturais de sociabilização.
Dentro da lógica de defesa da gastronomia tradicional, a Câmara Municipal vai dar continuidade à iniciativa “VIVÓ PORCO”, iniciada em 2007.
Esta iniciativa visa promover a gastronomia do concelho e a competitividade do comércio tradicional.
Durante todo o próximo fim-de-semana, de 1 a 4 de Dezembro, 23 restaurantes do concelho terão as suas portas abertas para receber os visitantes que pretendam deliciar-se com os sabores da gastronomia à base da carne de porco.
Os restaurantes aderentes são a Parreirinha, Araújo, Careca, Churrasqueira Cheiro Guloso, Churrasqueira Fajú, Churrasqueira Paraíso do Frango, Colher de Pau, Espanhol, Estação de Sabores, Fika Keto, Grelhador, Museu da Chanfana, o Carpinteiro, o Ferrador, Paris, Pedroso, Pentágono, Rufino dos Leitões, São Miguel, Teia, Telheiro Rest, Varandas do Ceira e Zé Padeiro.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tradutor

Causas

Número total de visualizações de páginas