Esta automotora foi
reabilitada pela EMEF (Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário) a
partir das automotoras Allan série 0300. A empresa surgiu em 1993 com o objectivo
de fabricar e reparar material circulante para caminho de ferro e pertence à CP
- Caminhos de Ferro Portugueses E.P..
Segundo o site da EMEF foram reabilitadas 21 automotoras para o Ramal da Lousã.
No entanto as automotoras são usadas noutros ramais - a automotora que aqui
apresentamos foi fotografada na linha Beja-Funcheira.
A reabilitação
iniciou-se em 1999 e consistiu em modificar o aspecto exterior (nova frente,
janelas e portas automáticas...), o espaço interior (bancos, wc modular,
bagageiras...) e o reforço/substituição de componentes com vista a garantir o
funcionamento do material por mais 15 anos.
As
automotoras entraram ao serviço em 2000, depois de modernizadas, visto que as
automotoras holandesas Allan que serviram de base à nova estrutura têm mais de
50 anos de vida.
As
19 automotoras diesel reabilitadas operacionais podem atingir os 100 km/h e têm
transmissão eléctrica. Este projecto foi co-financiado pela Comunidade
Europeia.
A
lotação é de 94 lugares sentados e a tripulação é constituída por 2 elementos:
revisor e maquinista.
E recordam-se destas?
Eu tenho saudades delas e vocês?
Agora imaginem o dinheirão que a CP gastou com elas, dinheiro vosso, dinheiro meu, dos nossos impostos e agora meus amigos vamos aceitar isto passivamente?
Ninguém diz nada?
Levantem-se do sofá, pois ainda vale a pena lutar.
Eu tenho saudades delas e vocês?
Agora imaginem o dinheirão que a CP gastou com elas, dinheiro vosso, dinheiro meu, dos nossos impostos e agora meus amigos vamos aceitar isto passivamente?
Ninguém diz nada?
Levantem-se do sofá, pois ainda vale a pena lutar.
Fonte: Rodas
de Viriato
Sem comentários:
Enviar um comentário