domingo, setembro 10, 2006

Espinhal - XVII Feira do Mel


Espinhal – XVII Feira do Mel


Realizou-se no passado dia 03 de Setembro de 2006, na Vila do Espinhal, localizada a 13 km de Miranda do Corvo, a XVII Feira do Mel, organização conjunta da Junta de Freguesia do Espinhal, Câmara Municipal de Penela e Associação Serramel.

As ruas foram percorridas, logo de manhã, pela Sociedade Filarmónica do Espinhal.

Seguindo-se um desfile de mais de 60 calhambeques, alguns deles do início e meados do século XX.

Trinta expositores de Mel (acondicionados em curiosas barraquinhas) e 2900 litros de mel vendidos. Mas, para além do Mel havia ainda, aguardente de Mel e Licor de Mel. Foram ainda transaccionados enxames de abelhas e fatos de apicultor.

Para além disso, eram expostos os produtos tradicionais do Concelho de Penela: Vinhos de Podentes («Porta da Traição» e Terras de Sicó»); Queijos do Rabaçal; Rendas de Bilros, Tapetes, Cestaria Tradicional, Tapetes e Rendas de Bilros.

Havia ainda um Pavilhão da Associação de Jovens do Espinhal, onde se encontravam expostas várias fotografias da Freguesia do Espinhal, tendo aquela Associação realizado um filme vídeo e o exibido, em destaque: a Ribeira da Azenha, as cascatas da Pedra da Ferida, um moinho em funcionamento em Pé do Estio a Vila do Espinhal e demais espaços rurais envolventes.

Realizou-se ainda a feira tradicional, que no Espinhal, se realiza ao Domingo, com tendas com calçado e roupas. No Mercado vendia-se carne, peixe e legumes.
O cheiro a farturas era intenso, assavam-se frangos e febras no carvão.

Após o almoço, seguiu-se uma animada tarde de cariz etnográfico, bem como uma corrida de bicicletas (grande premo Abimoto).

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tradutor

Causas

Número total de visualizações de páginas