terça-feira, setembro 12, 2006

Leituras: «Cavaleiros Negros»


Um Livro - «Cavaleiros Negros - A Ofensiva Sangrenta sobre Bagdad»,
da autoria de Oliver Poole, Colecção Os Afluentes da Memória, Editora Ulisseia, preço 12,39 €

Cavaleiros Negros é um testemunha em primeira mão sobre o que foi a vida na linha da frente do primeiro grande conflito do século XXI. Escrito pelo único jornalista britânico autorizado a acompanhar as tropas dos EUA, o livro descreve sem artifícios o que foi a realidade da guerra, e também o modo como ela foi vivida pelos soldados que a travaram.

A companhia mista de cavalaria e infantaria conhecida pela designação «Cavaleiros Negros» foi uma das primeiras unidades da Terceira Divisão de Infantaria norte americana a entrar em combate, quando apenas doze horas após ter atravessado a fronteira do Koweit, participou na tomada do aeroporto de Talil. Cerca de 1300 quilómetros mais à frente e quase um mês mais tarde, a mesma companhia serviu de vanguarda a uma coluna que abriu caminho através das unidades da Guarda Republicana de Saddam Hussein, e conseguiu progredir desde a parte oeste até ao centro de Bagdad.
O autor oferece-nos nesta sua obra aquela que é provavelmente a mais impressionante descrição da segunda guerra do Iraque.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tradutor

Causas

Número total de visualizações de páginas