quinta-feira, setembro 21, 2006

Leituras: «O Triunfo dos Porcos»


Um Livro: «O Triunfo dos Porcos», da autoria de George Orwell, da editora p&r - perspectivas e realidades


«Todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais do que outros»


Animal Farm (O Triunfo dos Porcos) é um romance alegórico da autoria de George Orwell.

É, acima de tudo, uma sátira ferozmente crítica da Rússia Soviética e do autoritarismo, tanto sob a figura do capitalismo, como do socialismo, mas é também uma alegoria sobre todas as revoluções. Foi publicado pela primeira vez em 1945 e como, nessa altura, a URSS era aliada a Inglaterra, o autor teve alguma dificuldade em publicar o livro.

O Triunfo dos Porcos conta também com uma adaptação para o cinema, produzida em 1999 e dirigida por John Stephenson.

Contado por um narrador neutro na terceira pessoa, passa-se numa quinta algures em Inglaterra. Esta localização indefinida é o primeiro passo para tornar esta fábula universal.

Eric Arthur Blair (George Orwell) nasceu na India em 1903 e foi um dos escritores mais influentes do século XX. Escreveu entre outros livros: «1984», « Homenagem à Catalunha» e «Os Dias da Birmânia».

Combateu na Guerra Civil Espanhola (1936-1939), ao lado dos republicanos, anarquistas e comunistas, contra os nacionalistas de Franco, apoiados por Adolf Hitler e Mussolini. Foi ferido em combate.

Ele tornar-se-á num rebelde, constantemente crítico. Morreu de tuberculose, na miséria, em 21 de Janeiro de 1950, em Londres.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tradutor

Causas

Número total de visualizações de páginas