quinta-feira, julho 12, 2007

Convento de Santo António de Penela

Foto: C. M. Penela


Encontra-se escondido pelo verde arvoredo, parte está em ruínas, falo-vos do Convento de Santo António de Penela, fundado em 1578, pela Província de Santo António dos Frades Capuchos.

Contudo, o conjunto das construções (igreja, área residencial e anexos), datam do séc. XVIII. Nas mãos de particulares desde 1834, ano em que a Ordem Franciscana foi extinta, está hoje em elevado estado de degradação.

O retábulo da capela-mor, de estilo maneirista, apresenta um excelente traçado e boas talhas. De mencionar também o conjunto dos azulejos, setecentistas e de fabrico conimbricense.

No Convento decorrem obras de conservação e restauro, levadas a cabo em parceria pelo Instituto Português do Património Paisagístico, pelo IPPAR – Direcção Regional de Coimbra e pela Câmara Municipal de Penela.

Em Penela aposta-se cada vez mais forte…

No Turismo!




Texto e Fotos: Mário Nunes

2 comentários:

nauticomiranda disse...

boa Mário vais falando de coisas que quem se devia lembrar normalmente esquece, pena que se tenham perdido tantos anos para restaurar um monumento tão extraordinário, mas... há outros em Penela e não só.
um abraço
João Paulo

Alagam disse...

No Convento decorrem obras de conservação e restauro, levadas a cabo somente pelo proprietário, de sublinhar. A Igreja (pertencente à Misericórdia), essa sim teve obras com o alto patrocínio do então IPPAR e da Câmara Municipal de Penela que persiste em não dar valor ao esforço de um grande Português.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tradutor

Causas

Número total de visualizações de páginas